segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Programação de Natal descentralizada em polos do Recife. VEJA O QUE FAZER NO SEU NATAL NA CAPITAL

Do NE10
Os recifenses que desejam celebrar o Natal com muita música terão diversas opções de eventos festivos. Com a proposta de promover a cultura popular, por meio de ritmos como samba, forró, rock, frevo, brega e pagode, a Prefeitura do Recife (PCR) oferece vasta programação para esta segunda-feira (24) e terça (25). Também fazem parte do Ciclo Natalino apresentações de pastoris, bois e reisados. Todos os eventos serão gratuitos e ocorrerão em polos descentralizados como o Marco Zero, Nascedouro de Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa.
Bairro do Recife – O Baile do Menino Deus, criado em 1983, mais uma vez é apresentado no Marco Zero, Bairro do Recife, nos dias 24 e 25, sempre às 20h. Com produção de Carla Valença, a canta cênica atrai mais de 60 mil pessoas a cada nova edição.

Retomando a memória do auto religioso tradicional que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses, o Baile do Menino Deus se reinventa, com inspiração no lúdico, no brinquedo, no jogo, na espontaneidade, no júbilo. Neste sentido, o Baile do Menino Deus é dedicado ao público infantil, mas atrai a atenção de pessoas de todas as idades.

Peixinhos 
– Na véspera de Natal, o Nascedouro de Peixinhos conta com programação na área externa e palco interno. A festa começa às 19h, com o Pastoril Luz do Amanhecer, seguida de contação de história Vira Mundo e Baião de Viola, do Pastoril Jardim da Alegria e do Reizado Imperial. 

No palco, os shows começam às 21h40, com as bandas Magnatas da Beira Mar, Combo X e Kelvis Duran. Já na terça (25), a festa é animada pelo samba. As atrações são Negro Thó e Samba Duben e o Grupo Terra.

Morro da Conceição – A noite de Natal do Morro da Conceição, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, será animada com polo montado no largo em frente à Igreja. As apresentações começam às 20h com manifestações da cultura popular – Pastoril Luz do Amanhecer, Boi de Loucos e Cavalo-Marinho Mirim Boi Jacú. A partir das 21h30, a comunidade curte os shows de Jane Lima e Banda, Any Love e João do Morro.

Ibura – Os cordões azul e encarnado do Pastoril Campinas Alegres iniciam na segunda-feira (24), às 22h, a programação natalina do Ibura, Zona Sul do Recife, que tem polo montado no Campo Nacional, UR-1. A programação com atrações da cultura popular continuam com o Boi Tá Tá Tá e a encenação Menino Jesus do Jordão. A partir das 23h, a diversidade musical toma conta da festa que vai até o amanhecer com shows do grupo Samba D+, banda Patos Lokos, Coco da Imbiriba, Mandagaroba e Quebrada.

Na terça-feira (25), a programação começa às 19h, com apresentações do grupo Corpo e Linha, Cia AJE, Pastoril Divinas Pastoras, bandas Vilas Rock, Duque Araque, Forró Pirado, Bria Soul e Orquestra Free Baile.

Brasília Teimosa – Na noite de Natal (25), o bairro da Zona Sul conta com polo também na orla, com carreta-palco. A festa começa às 18h, com a Turma do Flau, Pastoril Estrela do Mar, Sereias Teimosas, Pastoril Divinas Pastoras e Grupo Deveras. Os shows começam às 22h30. As atrações são Orquestra de Rubinho, Coco da Imbiriba, Banda Surdo Lavo, DJ Gato e Sintonia da Paixão.

Queima da Lapinha
 – O Ciclo Natalino se encerra no dia 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, que ocorre simultaneamente no Sítio Trindade e no Pátio de São Pedro. A programação reúne diversos pastoris religiosos que seguem em cortejo até o destino final.

Em Casa Amarela, a concentração acontece, às 18h, na Igreja da Harmonia e segue para o Sítio Trindade. Com a chegada do cortejo no Sítio, a festa profana inicia a apresentação do bloco lírico Cordas e Retalhos, Orquestra de Frevo Vereda Tropical e Grupo de Dança Raízes. 

No Centro do Recife, a concentração de pastoris ocorre, às 18h, no Pátio do Carmo. Na chegada ao Pátio de São Pedro, a festa profana é animada pela Orquestra de Frevo Veneno.

Nenhum comentário: