sábado, 21 de setembro de 2013

Cremepe irá conceder registros para profissinais do Mais Médicos

A partir da próxima segunda-feira (23), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) passa a conceder os registros provisórios aos profissionais estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos e que trabalharão no Estado. A decisão de fornecer o documento foi tomada após uma orientação do Conselho Federal de Medicina (CFM), depois de um acordo da entidade com a Advocacia-Geral da União (AGU). O registro é necessário para os profissionais trabalharem nas unidades de saúde pernambucanas, o que está marcado para acontecer também a partir da próxima semana.

Antes da decisão anunciada nesta sexta-feira (20), o Cremepe se posicionava contra a concessão dos registros sem que o governo federal informasse uma série de dados, como os locais onde cada médico trabalharia. De acordo com a assessoria de comunicação do Cremepe, a partir da parceria do CFM e a AGU, o Ministério da Saúde deverá informar não só as cidades onde os profissionais do Mais Médicos vão trabalhar, mas também para qual unidade de saúde serão destinados.

Uma outra reivindicação do Cremepe era de que os integrantes do programa federal tivessem um tutor, figura que acompanharia o trabalho desses "novos" profissionais para evitar possíveis erros médicos. Os tutores seriam profissionais da rede pública de saúde do Estado, escolhidos pelo Ministério da Saúde. O conselho regional cobra ainda que os nomes desses tutores sejam divulgados e garante fiscalizar a atuação desses profissionais.

Agora, todos os conselhos de medicina darão um prazo de 15 dias, a partir da entrega de cada registro, para que o Ministério da Saúde informe às entidades o endereço de trabalho e os nomes dos tutores e supervisores de cada um dos intercambistas inscritos.

A presidente do Cremepe, a reumatologista Helena Carneiro Leão, só deverá se posicionar sobre o assunto na próxima segunda-feira. Nesta sexta, a médica está em Garanhuns, no Agreste do Estado, participando de uma das caravanas promovidas pelo conselho e do 41º Congresso Médico Estadual de Pernambuco

Nenhum comentário: