O deputado José Genoino (PT-SP) entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara nesta quarta-feira. Condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão, o parlamentar pode continuar recebendo o salário integral de R$ 26.700 mesmo se for cassado, caso a aposentadoria seja aprovada.
Antes, o deputado deverá passar por uma junta médica da Casa que irá avaliar se Genoino tem problemas de saúde que o impeçam de trabalhar e que estejam listados entre os motivos para aposentadoria por invalidez. Em julho, o parlamentar havia sofrido uma isquemia cerebral e teve que passar por cirurgia.
Aposentadoria pode garantir salário mesmo se Genoino for cassado
Genoino entrou como suplente nas eleições de 2010 e assumiu o mandato de deputado federal em janeiro deste ano,substituindo Carlinhos Almeida, eleito prefeito de São José dos Campos (SP). A Condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se deu por corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.
O STF está na reta final da análise dos recursos do mensalão. Nesta quarta-feira, a Corte decidiu que todos os parlamentares condenados perderão o mandato automaticamente. Como Genoino deu entrada no pedido de aposentadoria por invalidez antes de uma eventual cassação, poderá manter o salário de R$ 26.700 mesmo se for cassado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário