quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Secretário de Saúde apresenta UPAE de Caruaru a prefeitos do Agreste

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, reúne-se nesta quarta-feira com prefeitos e secretários de Saúde das 32 cidades que compõem a IV Gerência Regional de Saúde (Geres). Os gestores, além de conhecerem a estrutura da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru, serão apresentados ao perfil, financiamento e o funcionamento do novo serviço. O encontro está marcado para as 15h, em auditório montado no terreno onde a unidade está sendo construída, na Avenida José Marques Fontes, no bairro Indianápolis.

Com investimentos de mais de R$ 24 milhões, incluindo construção e aquisição de equipamentos, a UPAE de Caruaru beneficiará mais de 1,2 milhão habitantes de todos os 32 municípios da Região. A unidade será inaugurada ainda este ano e terá capacidade para oferecer, anualmente, mais de 120 mil consultas médicas e mais de 300 mil exames especializados. Além disso, poderá realizar mais de sete mil cirurgias ambulatoriais por ano.

No ambulatório, o serviço contará com consultas médicas em mais de dez especialidades, como Alergologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia e Urologia. Já no moderno centro de exames e diagnósticos, serão ferecido exames laboratoriais e oftalmológicos, raio-x, ultrassonografia, Audiometria, Mapa, Holter, Endoscopia, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Eletrocardiografia, Teste Ergométrico, entre outros. Além disso, a unidade será equipada com bloco cirúrgico, para a realização de pequenas e médias cirurgias, e hospital-dia.

Com a construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada, em todas as regiões de Pernambuco, será reduzida a enorme demanda dos moradores do interior por consultas com especialista. Este ano, já foram entregues as UPAEs de Garanhuns e Petrolina. Além da de Caruaru, outras 12 estão sendo construídas em Abreu e Lima, Belo Jardim, Carpina, Escada, Goiana, Limoeiro, Palmares, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri.

Em três meses de funcionamento, a UPAE de Petrolina, que possui em sua estrutura uma UPA de urgência, realizou 10.189 exames e consultas, em especialidades como cardiologia, proctologia, dermatologia e endocrinologia. Já a UPAE de Garanhuns realizou, em três meses de funcionamento, 5.933 exames e consultas, em especialidades como cirurgia geral, endócrino, gastroenterologia, nefrologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.    

Antes da reunião com prefeitos e secretários municipais de Saúde, às 14h, Figueira vistoria as obras do Hospital São Sebastião, que tiveram início no começo do ano. A unidade, fechada em 2004, após fortes chuvas que causaram infiltrações em sua estrutura, terá 60 leitos para pacientes de clínica médica e contará com uma Unidade de Cuidados Paliativos, com 20 leitos. 

Na enfermaria clínica, serão tratados pacientes com problemas renais, respiratórios, com diabetes e hipertensão, com sequelas de Acidente Vascular Cerebral, entre outros. A reabertura do Hospital São Sebastião foi uma demanda da população de Caruaru durante o Seminário Todos por Pernambuco. Ao todo, os investimentos na reforma da unidade estão orçados em, aproximadamente, R$ 5 milhões. A reabertura está prevista para acontecer até o final deste ano.
Com informações da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário: