Por Mirella Araújo
Da Folha de Pernambuco
Da Folha de Pernambuco
O redesenho na estrutura administrativa do Governo do Estado também afetará a representação na Assembleia Legislativa. Com a diminuição de secretarias estaduais e, consequentemente, a antecipação do retorno dos secretários Aloísio Lessa, Isaltino Nascimento, Laura Gomes (todos do PSB) e Alberto Feitosa (PR), PTB e PT perderão um representante, cada – José Humberto e Isabel Cristina, respectivamente, que voltarão à suplência. O PRB também deixará de ter o seu único deputado estadual, Ossésio Silva. O socialista Sebastião Rufino será outro a sair, mas, em compensação, o PSB passará de 16 para 18 representantes.
“Evidente que, se nós ficássemos, teríamos data certa para sair, final de março, já que todos serão candidatos. Então, poderíamos participar desses debates mais acalorados, fruto da dinâmica do processo, só que isso não vai diminuir a atuação do PTB”, ressaltou José Humberto. Mesmo com a perda de André Campos e Isaltino Nascimento para o ninho socialista, Isabel Cristina reforça que seus colegas petistas que ficarão também terão “plenas condições de fazer o debate”.
No dia 30 de dezembro os secretários renunciarão formalmente aos cargos para serem reempossados na Assembleia, no mês de janeiro (a data ainda não está definida). Apesar de todos os suplentes estarem cientes de que a devolução dos mandatos ocorreria de qualquer maneira – o prazo seria início de abril -, a antecipação não deixou de causar surpresa.
Ainda há a expectativa de que o governador Eduardo Campos (PSB) se reúna com estes parlamentares para uma conversa sobre as saídas. “Temos que esperar as coisas acontecerem (a extinção das pastas). Foi anunciada a modificação, mas com relação aos suplentes não foi conversado nada. Com certeza o governador irá nos chamar, até lá vamos aguardar”, afirmou Ossésio Silva. Dos quatro auxiliares que retomarão os mandatos, Laura Gomes, Aloísio Lessa e Alberto Feitosa disputarão a reeleição. Já Isaltino Nascimento tentará se eleger deputado federal, ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário