sábado, 30 de novembro de 2013

Mais de 56% dos homens já foram agressivos com mulher

Um estudo elaborado pelo Data Popular a pedido do Instituto Avon revelou: 56% dos homens já tiveram atitudes que caracterizam violência doméstica contra suas parceiras. Para fazer a pesquisa, que foi divuglada nesta sexta-feiram foram entrevistados 995 homens e 505 mulheres a partir de 16 anos em 50 municípios de todas as regiões do Brasil.
A pesquisa mostrou que 16% dos entrevistados admitem já ter sido agressivos com a companheira, porém esse número aumenta quando são listadas uma série de atitudes consideradas violentas. Entre os itens apontados estão xingar, empurrou, ameaçar com palavras ou armas, dar tapa, soco, impedir de sair de casa, arremessar algum tipo de objeto, humilhar em público ou obrigou a fazer sexo sem vontade.
A pesquisa constatou que 29% dos entrevistados acreditam que o homem só bate "porque a mulher provoca", e 23% batem porque só assim ela "cala a boca", além de que 12% acha que têm razão em bater na mulher caso ela os traia.
De acordo com o estudo, o ambiente na infância pode ser o fator influente no comportamento do homem adulto: 67% dos agressores presenciaram discussões dos pais quando crianças, enquanto entre os não agressores esse número cai para 47%. Entre os agressores, 21% viram violência física, e entre os não agressores esse índice cai para 9%.
Machismo persiste na sociedade
O estudo também mostrou que 85% dos homens acham inaceitável a mulher ficar alcoolizada e 69% não concordam que ela saia com amigos sem sua companhia. Além disso, 46% consideram inaceitável o uso de roupas justas e decotadas.
De acordo com a consulta, a mulher ainda é vista como responsável pelo trabalho doméstico: 89% não aceitam que elas não mantenham a casa em ordem.

Nenhum comentário: