quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Chuvas em Pernambuco provocam alagamentos da capital ao sertão

Chuvas das últimas horas atingem quase o dobro do previsto para dezembro no Recife
Engarrafamentos se espalharam pela cidade nesta quinta-feira. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
Engarrafamentos se espalharam pela cidade nesta quinta-feira. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
Em 17 horas, o Recife sofreu com quase o dobro das chuvas esperado para todo o mês de dezembro. Deslizamentos, alagamentos, congestionamentos, quedas de árvores e muitos atrasos foram vivenciados pela população em toda a Região Metropolitana. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) explicou o fenômeno, mas já adiantou que as chuvas devem continuar nas próximas 48 horas. 


Segundo os especialistas, só é possível dar uma previsão meteorológica segura neste período, de 48 horas, e os nordestinos devem se preparar para mais água, no entanto, ela deverá enfraquecer gradativamente. 

As fortes chuvas começaram às 23h dessa quarta-feira (18), no Recife. Até as 16h desta quinta (19), havia chovido 131,2 milímetros. A média mensal é de 68 milímetros.

A precipitação fora do normal teria sido causada pela junção de dois fenômenos, a Zona de Convergência do Atlântico Sul e o vórtice ciclônico de altos níveis

Chuvas provocam alagamentos no Sertão do Estado




















Após uma terça-feira (17) em que foram registrados 50.5 milímetros de chuvas em Arcoverde, a quarta-feira registrou um pouco de precipitações mais leves em comparação com o dia anterior. No centro da cidade, o antigo problema de escoamento das águas devido às ruas estarem no mesmo nível do canal do Riacho do Mel voltou a se apresentar na Av. Cel. Antonio Japiassu, com pequenos alagamentos em alguns trechos da via.

Por outro lado, o secretário municipal de Agricultura, Alberto Vaz, disse que as chuvas também caíram na região de Aldeia Velha, mas ainda não informações sobre acúmulo de água nos barreiros e barragens.

Na região, as cidades mais próximas, Pedra (17 mm) e Buíque (28.5 mm), também registraram precipitações, mas não há informações sobre a chegada das águas no reservatório do Riacho do Pau, que abastece Arcoverde. Na última leitura feita pela Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, foi anotada um acúmulo de apenas 1.043.000 m³ de água, o que representa apenas 6% de sua capacidade total de 16.800.000 m³.

Para esta quinta-feira (19), são aguardadas mais chuvas no sertão pernambucano. A previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte. Temperatura máxima de 31º e mínima de 19º. A previsão é de chuva entre 17 e 26 mm.

Em Arcoverde, a previsão é de sol com muitas nuvens, com pancadas de chuvas à tarde e à noite. A probabilidade de chuva é de 80%. A temperatura varia de 18º a mínima e 32º a máxima.



Nenhum comentário: