sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Explosão em fábrica de pólvora em Barreiros

O Corpo de Bombeiros foi acionado, na manhã desta sexta-feira para a ocorrência de explosão de uma fábrica de pólvora no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.Duas viaturas foram deslocadas do grupamento de Palmares para o local.
Os bombeiros ainda não têm informações oficiais sobre possíveis mortos ou feridos, mas moradores da cidade alegam que uma pessoa ficou morta e outras duas, feridas. A Fábrica Elephante é localizada no Engenho Herval, fora dos limites do município.
A centenária fábrica de pólvora Pernambuco Powder Factory (mais conhecida como Fábrica Elephante), antes instalada em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, tem um currículo marcado por tragédias. Fundada em 1890, ela é vinculada ao Grupo Lundgren e já contabilizou pelo menos quatro acidentes de grandes proporções. Os que fizeram maior número de vítimas foram os ocorridas em 1982 e 1995. Em 82, a explosão de três granuladores de pólvora provocou a morte de 11 funcionários e deixou dezenas de feridos. Apenas quatro operários puderam ser identificados na ocasião, os outros trabalhadores foram reduzidos a pedaços espalhados num raio de 200 metros. No dia 26 de abril deste ano, a explosão em cadeia de sete galpões para estocagem de pólvora deixou o saldo de cinco mortos e 38 feridos. O acidente aconteceu às 8h40 de uma quarta-feira, quando os funcionários já haviam iniciado o turno de trabalho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 1995, cerca de 14 toneladas de pólvora estavam estocadas na fábrica no momento da explosão,que foi ouvida num raio de dez quilômetros, destruiu 500 metros de mata nativa e abriu uma cratera de dez metros de profundidade no local. Casas da redondeza tiveram suas paredes rachadas e telhados danificados com o impacto da explosão. O abalo foi sentido em vários bairros da zona sul da Região Metropolitana. A fábrica tinha requisitado o documento em 1992 mas, por não ter conseguido atender satisfatoriamente às normas de segurança exigida pelo Corpo de Bombeiros, ficou sem o atestado.

A Pernambuco Powder Factory é uma das duas fábricas que produzem pólvora dentro do território brasileiro. Ela está instalada no Cabo há 108 anos, numa área de 420 hectares de mata e fornece pólvora para o Comando Militar do Nordeste e para dezenas de empresas produtoras de fogos de artifício. O Exército deve fazer nova inspeção na Factory depois do acidente da noite de segunda-feira.

Nenhum comentário: