terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Jarbas é contra alterações que reduzem abrangência do projeto Canal do Sertão

jarbas_vasconcelos_2_foto_geraldo_magela_ag_senado
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou hoje, em discurso no Senado, que o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, deve recuar das mudanças feitas no Canal do Sertão, que retiram municípios do Araripe pernambucano do projeto original.
“É injustificável que o Governo venha fazer ajustes desnecessários que reduzam a abrangência do Canal do Sertão. Não posso concordar com essa mudança e creio que o melhor caminho a ser tomado pelo Ministério da Integração Nacional é suspender as alterações promovidas”, afirmou Jarbas. Ele ainda observou que nunca é tarde demais para corrigir um erro. “Não é justo que a população do Araripe tenha suas expectativas frustradas”.
Jarbas relembrou que foi durante o seu segundo mandato como governador de Pernambuco, em 2005, que o Estado assinou a adesão ao projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco. E, naquela ocasião, o Governo Federal assumiu o compromisso de levar o Canal do Sertão ao Araripe pernambucano.
Para que a participação de Pernambuco fosse efetivada, ele sugeriu, entre outras reivindicações, o aumento da vazão do chamado Eixo Norte para o Açude de Entremontes, no município de Parnamirim, e a execução do Projeto Canal do Sertão Pernambucano, além da garantia da criação do Ramal do Agreste e a captação de água para a Adutora do Pajeú.
“Todas essas nossas sugestões – que não eram minhas, mas representavam os anseios dos pernambucanos do Sertão e do Agreste – foram aceitas e foi firmado um termo de compromisso entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco, assinado em 1º de setembro de 2005, por mim e pelo então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes”, relembrou Jarbas.
A nova configuração do Projeto Canal do Sertão, anunciada no último mês de outubro, deixa de fora os municípios de Ouricuri, Araripina, Trindade, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia.

Nenhum comentário: