Publicação: 16/01/2014 07:34 Atualização:
Recifenses e visitantes poderão acessar a internet sem fio gratuitamente, de amanhã até 12 de março, em sete locais do Bairro do Recife. A conexão de 10 Mbps, equivalente a um plano básico de banda larga doméstica, será oferecida através de um projeto da empresa Surfix, que faz parte do Porto Digital. O acesso via wi-fi estará disponível durante todo o carnaval (alvo principal do projeto) e continuará sendo oferecido até o dia do aniversário do Recife.
Os pontos escolhidos são as ruas da Moeda, Vigário Tenório, Bom Jesus e Marquês de Olinda, além do Paço Alfândega, do Marco Zero, da Praça do Arsenal e da Avenida Barbosa Lima. Esses locais concentram a maioria dos foliões durante o carnaval e também na semana pré-carnavalesca. No ano passado, o projeto piloto alcançou mil acessos nos momentos de pico. Nesta edição, são esperadas duas mil pessoas conectadas por vez. Para acessar, é só encontrar a rede da Surfix e se conectar, sem senha.
“A ideia é fazer com que os usuários postem fotos nas redes sociais do belo carnaval do Recife e que mais pessoas conheçam a capital e sintam vontade de vir”, explicou o gerente de projetos da Surfix, Marcos Almeida. “Estamos trabalhando pesado para que a população utilize um serviço de qualidade. É uma iniciativa nossa, mas feita para o povo”.
Cada um dos sete pontos terá roteadores instalados em postes de energia, que vão receber o sinal da sede da empresa, localizada próximo à Praça do Arsenal. “Os equipamentos já estão sendo instalados. Não vão causar nenhum tipo de prejuízo à cidade. Tudo foi muito bem pensado para não dar nenhum tipo de problema. Temos uma estrutura para garantir acesso ilimitado”, acrescentou Marcos, destacando que uma equipe estará disponível para consertar, caso o serviço falhe.
O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, aprovou a iniciativa. “O importante é saber que existem pessoas que se preocupam em colaborar com a cidade, mesmo sendo por um período”. A empresa informou que ainda não sabe se a internet gratuita continuará após o carnaval. “Ainda iremos fazer estudo de demanda sobre essa possibilidade”, disse Almeida.
A esteticista Andrea Marinho, 29 anos, conta que todos os anos passa os festejos de Momo no Bairro do Recife e sempre envia fotos e compartilha mensagens com os amigos sobre a festa. “O sinal das operadoras sempre está ruim. Às vezes cansa ficar esperando carregar uma imagem para mostrar aos meus irmãos que moram nos Estados Unidos. Acho que com a banda larga vou poder fazer isso de uma forma mais rápida, sem precisar esperar chegar em casa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário