domingo, 23 de novembro de 2014

Douglas Cintra voltará a assumir cadeira de Armando

Com a confirmação de Armando Monteiro Neto como ministro do governo Dilma Rousseff, o primeiro suplente deve retornar à Casa Alta

Thiago Neuenschwander - Diario de Pernambuco
Foto: Moreira Mariz/ Agência Senado
Foto: Moreira Mariz/ Agência Senado
 
Com a provável confirmação do nome do senador Armando Monteiro (PTB) para comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no segundo governo Dilma Rousseff, a vaga deixada pelo petebista no Senado voltará a ser ocupada por seu primeiro suplente, o empresário caruaruense Douglas Cintra (PTB). Durante os quatro meses em que substituiu seu correligionário ao longo da disputa eleitoral pelo governo de Pernambuco, Cintra teve uma participação discreta em Brasília. Em 120 dias, com o Senado esvaziado e só trabalhando em “esforços concentrados”, não chegou a propor projetos de lei, mas ajudou a aprovar importantes matérias como o aumento do repasse de tributos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

Se o retorno à Casa Alta for confirmado, Cintra espera ter uma participação mais efetiva para ajudar a aprovar projetos em benefício não só do Agreste, mas de todo o estado. “Com Armando no Ministério do Desenvolvimento, teremos um projeto muito bem articulado e na linha de trabalho que já desenvolvemos. Nosso esforço será, fundamentalmente, para atrair investimentos estruturadores para Pernambuco. Eu acredito que, para que possamos desenvolver uma região, precisamos investir em infraestrutura e capacitação de pessoas. É justamente nesse caminho que iremos atuar”, ponderou.
Ao lado de Gleisi Hoffman e Eduardo Suplicy, Douglas Cintra (E) participou de reuniões de comissões no Senado. Foto: Edilson Rodrigues/Ag. Senado (Edilson Rodrigues/Ag. Senado)
Ao lado de Gleisi Hoffman e Eduardo Suplicy, Douglas Cintra (E) participou de reuniões de comissões no Senado. Foto: Edilson Rodrigues/Ag. Senado
Na primeira passagem, quando pouquíssimas votações foram realizadas no plenário por conta do período eleitoral, o senador caruaruense fez, segundo registros da Casa, apenas dois requerimentos. O primeiro nas Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo, pedindo a realização de um seminário na capital do Agreste para debater os arranjos produtivos locais. O outro, para a realização de uma audiência pública para prestar esclarecimentos sobre um projeto de lei que dispõe sobre suplementos alimentares e nutricionais.

Cintra participou também de reuniões em comissões onde antes atuava o senador Armando Monteiro, como a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e a de Assuntos Econômicos (CAE). “No plenário foram poucas votações. As comissões, no entanto, são os locais onde acontecem os debates, onde surgem os projetos e as leis. Lá, tive a oportunidade de discutir, por exemplo, questões importantes para o estado, como o Arco Metropolitano, obras de melhoria da BR-101, entre tantas outras”, explicou.

No plenário, ajudou a aprovar o aumento de um ponto percentual do repasse de recursos ao FPM, além da mudança do indexador da dívida de estados e municípios, aliviando a situação fiscal destes entes da federação. 
A experiência no Senado, contudo, não aguçou nenhum anseio eleitoral em Cintra. “Não, hoje não tenho nenhum tipo de ambição de me candidatar a nenhum cargo. Pretendo continuar trabalhando com Armando em prol do estado. Criei relações muito boas em Brasília e espero seguir contribuindo”, revelou. Sobre a relação com o futuro governador Paulo Câmara (PSB), disse que será institucional. “Paulo sabe que Pernambuco só continuará no ritmo de desenvolvimento com a ajuda do governo federal”, alertou.

Nenhum comentário: