terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Na Assembléia Portal da Transparência será prioridade máxima

Portal da Transparência da Alepe será prioridade da Casa, diz primeiro secretário
Deputado Diogo Moraes (PSB) diz que vai se empenhar para dar mais transparência à Casa Joaquim Nabuco. Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem.

Blog do Jamildo

Com a intenção de aproximar o poder legislativo da sociedade, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai trabalhar em cima da criação do Portal da Transparência. Se criada, a estrutura vai permitir que informações a respeito de subsídios, vencimentos, gratificações e remunerações, tanto dos parlamentares quando dos servidores da Alepe, poderão ser disponibilizadas no portal. Nesta segunda-feira (2), o primeiro secretário, Diogo Moraes, se comprometeu a analisar a estrutura da função e a transparência da Casa estará “na ordem do dia”.
“Precisamente sobre o portal, vamos ter uma relatório até o fim da semana e vamos ver o que podemos melhorar”, explicou o parlamentar.
>> Guilherme Uchoa se irrita ao ser cobrado por transparência na Alepe
Segundo Moraes, a partir de amanhã, ele terá reuniões para se inteirar das funções. O primeiro secretário é considerado o “prefeito” da Alepe e é responsável por administrar o orçamento e as compras do Legislativo.
Questionado sobre a criação do portal, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, se eximiu da responsabilidade e afirmou que cabe ao primeiro secretário executar o projeto.
“O presidente da Casa é a rainha da Inglaterra, ou seja, ele manda, mas não governa. A Mesa Diretora é constituída por sete pessoas e cada uma tem a sua responsabilidade. Se você olhar o regimento interno, vai dizer o que cabe a cada um. Então, o Portal da Transparência da Casa, pelo que eu pergunto à assessoria técnica, ele está em funcionamento, mas não é minha função tratar disso”, disse Uchoa, acrescentado que é “analfabeto” na área.
OUVIDORIA – Quanto ao papel da oposição no processo, o líder da bancada, Silvio Costa Filho (PTB), afirmou que o tema está na pauta dos parlamentares. “Nós estamos trabalhando nesse sentido, a ouvidoria pública está sendo criada depois do Carnaval e vai ser muito importante para a população fazer as críticas”, explicou o deputado.

Nenhum comentário: