quarta-feira, 4 de março de 2015

Ossésio Silva propõe audiência pública para discutir violência contra a população negra

OséssioPara discutir o enfrentamento ao racismo, debater e averiguar as causas da violência contra os negros no Estado, o deputado Ossésio Silva, do PRB, propôs uma Audiência Pública em seu primeiro discurso na 18ª Legislatura. O evento deverá ser realizado pela Comissão de Cidadania da Assembleia. O parlamentar apresentou dados de pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança indicando que Pernambuco tem a segunda pior colocação no Brasil no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade 2014.
Ele assinalou que, de acordo com a pesquisa, a chance de um jovem negro ser assassinado é 11,5 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária. E lamentou que Pernambuco apresente índice quase cinco vezes maior que a média nacional, e o dobro da Região Nordeste, que é de 5.
Ossésio demonstrou preocupação com os números do Mapa da Violência em 2012, indicando que dos 60 mil homicídios ocorridos no Brasil naquele ano, 80% tiveram como vítimas jovens negros. O parlamentar disse que, apesar dos trabalhos e ações realizados pelos órgãos, movimentos, conselhos e demais instituições, continuam a discriminação, a violência moral, o desprezo e a intolerância. Ele afirmou que só quem é negro sabe o que significa ser ignorado apenas pela cor da pele.
Adalto Santos, do PSB, deu as boas vindas a Ossésio, afirmando ser o parlamentar uma força moral na Casa. Pastor Cleiton Collins e Zé Maurício, do PP, e Vinícius Labanca, do PSB, destacaram o comprometimento que Ossésio tem com os valores da família, sendo ele uma voz da população na Alepe.
Teresa Leitão, do PT, parabenizou o deputado pela eleição e destacou que os autos de resistência, registrando homicídios cometidos por policiais, são muito direcionados a jovens negros. Edilson Silva, do PSOL, disse perceber em Ossésio um parlamentar equilibrado e que sabe tratar das pautas importantes para a população, como a questão da violência contra o negro.
Sílvio Costa Filho, do PTB, afirmou que as políticas públicas raciais precisam ser implementadas com cidadania, para a conquista de um País mais justo e solidário. Priscila Krause, do Democratas, disse que o melhor do Parlamento é conviver com a pluraridade e conhecer pontos de vista diferentes, destacando que Ossésio demonstra respeito e credibilidade perante seus colegas. Antônio Moraes, do PSDB, desejou ao parlamentar um mandato de muitas realizações cumprindo o papel que lhe cabe, que é o de defensor intransigente da causa negra.
Com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Nenhum comentário: