sexta-feira, 24 de maio de 2019

Bolsonaro em Pernambuco, o povo não chega nem perto

Bolsonaro em Pernambuco: viagem reforça blindagem do presidente

Chefe do Executivo Federal se reúne com governadores do Nordeste no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, onde manifestantes não devem conseguir acesso

Vinda de Bolsonaro a Pernambuco é a primeira agenda no Nordeste desde que ele assumiu a Presidência da República. Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil

Após uma esvaziada reunião com a bancada do Nordeste no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pisa nesta sexta-feira (24) em solo pernambucano para anunciar casas populares e verbas de infraestrutura cinco meses após tomar posse. Mas, na contramão da figura de “mito” populista que se desenhava durante a campanha, a passagem do capitão da reserva pelo Recife será longe da população.

Num estado governado por um partido de oposição e com fortes laços com o ex-presidente Lula (PT), a agenda de Bolsonaro, ao que parece, foi pensada para blindar o presidente de protestos marcados contra ele. Tudo começa com a escolha do local para o anúncio de recursos e fortalecimento de órgãos regionais.

Situado numa área de 77.603 m² e rodeado por mata atlântica, o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, não foi por acaso. Para chegar ao local, há um portão com controle de acesso e, depois, ainda é preciso percorrer uma estrada que a pé demora cerca de 15 minutos.

Manifestantes não devem conseguir passar do portão do Instituto Ricardo Brenannd e ter acesso ao presidente. Foto: Reprodução/Google Maps

Do lado de fora, estudantes das universidades e institutos federais que sofreram bloqueios orçamentários preparam um protesto com direito a carro e bicicleta de som, carta aberta e queima de um caixão em referência ao chefe do executivo federal. Os manifestantes farão ainda um cortejo com saída da editora da UFPE até a porta do instituto Ricardo Brennand.

Já do lado de dentro do instituto, o clima com os nove governadores da região, a maioria de oposição ao governo federal, deve ser meramente diplomático e formal. Na reunião do conselho deliberativo da Sudene, o presidente lança o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e libera R$ 2,1 bilhões para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FDNE), numa tentativa de construir uma boa relação com a região.

Nas redes sociais, a expectativa para a agenda de Bolsonaro é grande. Chovem memes e críticas. No Facebook, um evento intitulado como “Levantar muro para Bolsonaro não entrar em Recife” conta com a confirmação de presença ou de interesse de 14,7 mil pessoas. O nome faz referência à ordem assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para construir uma barreira contra imigrantes na fronteira com o México.

Proposta para conceder homenagem a Bolsonaro iria ser votada nesta quinta-feira (23), mas foi retirada de pauta. Foto: Reprodução/Lizandra Martins

Em Petrolina, onde também cumpre agenda, o presidente não receberá mais o título de cidadão petrolinense. A proposta para conceder a homenagem seria votada nesta quinta-feira (23), mas foi retirada de pauta após pressão de alguns vereadores e populares. O projeto de decreto legislativo foi apresentado pelo vereador Elias Passos Jardim (PHS), que alegou ser justa a homenagem pelo esforço do presidente de retirar o brasil da crise.

No entanto, segundo o vereador Gilmar Santos (PT), não é possível fazer a homenagem a Bolsonaro. “O regimento da Casa diz que um título de cidadão petrolinense deve ser concedido a quem tenha atividades prestadas a Petrolina em serviço e que tenha projeção na área educacional, política e científica”, disse o legislador.

Os atos de apoio a Bolsonaro acontecem no domingo (26), na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A concentração será a partir das 14h, em frente à Padaria Boa Viagem. Depois, os manifestantes seguem em caminhada em direção ao Segundo Jardim com carros de som e trios elétricos.

Nenhum comentário: