terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Na Lupa 🔍, Terça, 22/02/22, Blog do Edney



Blog do Edney

NA LUPA 🔎

JOÃO DÓRIA DO PSDB QUER GOVERNAR O BRASIL PORÉM OS NÚMEROS NÃO O FAVORECE NA DISPUTA PRESIDENCIAL


DÓRIA - João Agripino da Costa Doria Junior nasceu em São Paulo, 16 de dezembro de 1957 é empresário, jornalista, publicitário e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde 2001, ex-prefeito do município de São Paulo e atual governador do estado de São Paulo. Tornou-se conhecido por ser entrevistador em talk-shows, palestrante e organizador de eventos empresariais. É criador e presidente licenciado do Grupo Doria.

VIDA PÚBLICA- Ingressou na vida pública como secretário de Turismo de São Paulo e presidente da Paulistur (1983–86) no governo Mário Covas, e presidente da Embratur (1986-88) durante a presidência de José Sarney, ambas empresas estatais da área do turismo. Não teria outro cargo público até se tornar prefeito de São Paulo, trinta anos mais tarde.
Em 20 de março de 2016, venceu as prévias do PSDB para ser o candidato do partido a concorrer à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2016. Em 2 de outubro do mesmo ano, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo logo no primeiro turno, fato inédito na história da cidade desde as eleições municipais de 1992, ano em que foram realizadas as primeiras eleições municipais em dois turnos no Brasil. Cerca de quinze meses após a sua posse, apesar de ter assumido um compromisso público de cumprir o seu mandato até o final, renunciou ao cargo para se lançar candidato ao governo do Estado. Venceu a disputa no segundo turno contra Márcio França, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Doria foi eleito como uma das cem personalidades mais influentes de 2012 pela revista Istoé, e um dos cem líderes de melhor reputação no Brasil em 2014, segundo pesquisa publicada no país pela revista Exame. João Doria é também autor de dois livros, “Sucesso com Estilo” e “Lições para Vencer – do Sonho à Conquista”, lançados pela editora Gente.

GRUPO DORIA- O Grupo Doria, do qual João Doria Jr. é fundador e presidente licenciado, é um grupo de comunicação e marketing composto por seis organizações: Lide — Grupo de Líderes Empresariais; Doria Administração de Bens; Doria Internacional; Doria Editora; Doria Eventos e Doria Marketing & Imagem. Dentre essas, destaca-se a Lide — Grupo de Líderes Empresariais, associação da qual Doria Junior é fundador e presidente licenciado do Comitê Executivo.
Segundo informa o site do grupo Doria, a Lide reúne mais de 1600 empresas nacionais e multinacionais, as quais representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo declarado da organização é "promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas sociais". Basicamente, a Lide organiza debates, seminários e fóruns de negócios com a participação de organizações privadas e autoridades. Em 2015, a inscrição nesses encontros podia chegar a 140 mil reais. Também são cobradas taxas para quem quiser anunciar no evento. A Lide também organiza viagens internacionais orientadas para eventos tais como o Mônaco Yacht Show. Enviar um executivo a uma viagem como essa pode custar até 200 mil reais. Para participar desse clube seleto, as empresas desembolsam a quantia simbólica de 10 mil reais ao ano, além dos pagamentos extras. A compra de uma cota da Lide pode custar mais de 2 milhões de reais.

PREFEITURA
- Após uma acirrada disputa nas prévias do PSDB, João Doria Jr., considerado um arrivista pelos fundadores do partido, derrotou os concorrentes Andrea Matarazzo e Ricardo Tripoli, sendo eleito como pré-candidato tucano à Prefeitura de São Paulo em 20 de março de 2016, com o apoio fundamental do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Inconformado, Matarazzo deixou o PSDB, fazendo duras críticas ao governador paulista e seu pré-candidato. Segundo seus oponentes, Alckmin, para ajudar seu candidato, "abriu a temporada de loteamento, dando secretarias aos partidos que se juntaram a Doria". Assim teria conseguido amarrar doze partidos no apoio à campanha, de modo a garantir ao pupilo o maior tempo de exposição na mídia. "O Geraldo [Alckmin] mudou muito de comportamento nos últimos anos no sentido de aceitar más companhias", observou o ex-deputado Arnaldo Madeira, um dos fundadores do PSDB. Teve sua candidatura homologada na convenção partidária, em 24 de julho.
Durante as prévias do PSDB, Doria foi acusado, por adversários de dentro do próprio partido, de abuso do poder econômico, com suposta compra de votos de filiados e intimidação da militância favorável aos seus adversários nas prévias. O advogado de Doria, no entanto, afirmou que o PSDB "foi o único pagador de todas as despesas relacionadas às prévias partidárias."

RENÚNCIA PARA DISPUTAR O GOVERNO DE SÃO PAULO
- Em 12 de março de 2018, Doria anunciou que iria renunciar ao cargo de prefeito para disputar o governo do Estado de São Paulo na eleição estadual de 2018, rompendo assim uma promessa firmada na campanha municipal de 2016. Em 18 de março, Doria venceu com 80 por cento dos votos a eleição interna do PSDB ao governo paulista, derrotando Luiz Felipe d'Avila, Floriano Pesaro e José Aníbal. Após a eleição do dia 7 de outubro, ficou em 1º lugar com 6 431 555 votos, correspondendo a 31,77% dos votos válidos. Disputou o segundo turno com Márcio França, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Logo após o primeiro turno, declarou apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL). Apesar disso, o apoio ao Bolsonaro contradisse suas declarações anteriores. Doria já chegou a elogiar Fernando Haddad e até mesmo seu adversário a governador, Márcio França, além de negar apoio a Bolsonaro em 2017. Na época, afirmou:
Será que teremos um Lula aqui na frente? Será que é essa salvação do Brasil? Ou será o Bolsonaro? Eu digo que não. Precisamos nos apoiar em pilares que possam transformar o Brasil e, para isso, as forças democráticas e de centro precisam estar unidas. Nesse sentido, contem comigo



ELEITO GOVERNADOR- Em 28 de outubro de 2018, foi eleito governador do Estado de São Paulo, ao derrotar o rival com 51% dos votos.
Tomou posse em 1 de janeiro de 2019, em solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo. Com um discurso de renovação na política e de cobrança de resultados a seu secretariado, fez críticas a seu partido, no comando do estado há 24 anos, e defendeu uma reestruturação na sigla. Para o governador, é preciso que o estado "deixe de pensar pequeno". Enfatizou que "São Paulo vai mudar, pois agora tem comando".


PRESIDENTE
- João Dória após vencer as prévias do PSDB tem enfrentado dificuldades gigantes para consolidar seu nome junto ao eleitorado brasileiro.
 
VACINA UM TRUNFO - Dória tem o mérito de ter iniciado a produção de vacinas na parte crítica da pandemia de COVID-19, através do Instituto Butantan, que passou a fabricar a Coronavac, (CoronaVac é uma vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech. A vacina utiliza uma versão quimicamente inativada do SARS-CoV-2, o tipo de coronavírus que causa COVID-19.), é que foi um marco para a vacinação em massa em São Paulo. A bem da verdade, João Dória dificilmente vão se consolidar na disputa presidencial e já existe quem aposte que ele desistirá da disputa pois patina na casa dia 3% da preferência do eleitor. Está portanto, matematicamente, muito distante. As águas de março vem aí é com elas, tudo pode acontecer. Bola pra frente.




TÚLIO GADELHA TAMBÉM DISPUTA VOTOS EM GARANHUNS


TULIO- Em 2018 Túlio foi votado por 1.213 garanhuenses e ficou no 9º lugar na cidade. Agora na força do mandato, essa votação será ampliada e a coluna já soube de um grupo de amigos e empresários que estão se organizando para defender a reeleição do deputado federal Túlio Gadelha e ampliar essa votação em Garanhuns. Conheça um pouco da história desse deputado e sua história política:


HISTÓRIA- Nascido em 1987, no Recife, Túlio Gadêlha é o terceiro dos quatro filhos dos servidores públicos Nádia Gadêlha e Ricardo Sales. Apesar da origem recifense, passou boa parte da infância morando no interior de Pernambuco, nas cidades de Bezerros e Camocim de São Félix.
Desde muito cedo atua politicamente pela educação, juventude e outras causas sociais. Iniciou sua militância no Movimento Estudantil Universitário.

COMEÇO- Aos 19 anos, filia-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) acreditando numa educação pública de qualidade, trabalho digno e justiça social. Em 2009, assume a coordenação da ULB (Universidade Leonel Brizola) em Pernambuco. Aos 22 anos, torna-se Secretário de Formação e Presidente da Juventude Socialista em Pernambuco, posteriormente eleito Tesoureiro da Juventude Socialista do PDT no Brasil.
No ano de 2012, graduou-se em Direito pela UNICAP. Engajado nas causas do Recife e de Pernambuco, construiu uma carreira pública de destaque como Diretor-Presidente da Fundacentro, Postal Saúde e do ITERPE (Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco).



POLITICA- Candidatou-se a vereador do Recife no ano de 2012, pleito no qual foi o candidato mais votado dentre os jovens que não vinham das tradicionais famílias políticas, conquistando 1.471 votos. Foi também candidato a Deputado Federal em 2014, mas não se elegeu. Em 2018, elegeu-se Deputado Federal por Pernambuco, com 75.642 votos.


MELHORES DEPUTADOS- Em 2020, figurou como um dos 20 melhores parlamentares da Câmara dos Deputados, de acordo com o Prêmio Congresso em Foco, portando o 18º lugar na premiação. O evento, ocorrido de maneira online, contou com participação recorde de 2 milhões de votos, além da participação de indicados pelo júri de jornalistas e pelo júri especializado para avaliação dos parlamentares. A votação foi realizada entre 17 e 31 de julho daquele ano.


REDE - No ano de 2021, se desfiliou do PDT após mais de dez anos no partido migrando para o Rede Sustentabilidade (REDE). Sua filiação contou com nomes importantes do partido como Randolfe Rodrigues e Heloísa Helena.



Desde novembro de 2017, namora a jornalista e apresentadora de televisão Fátima Bernardes.


A BRIGA DE RAQUEL E DANILO PARA SER MAJORITÁRIO EM GARANHUNS

MAJORITÁRIO- Em 2018 Armando Momento, então Senador da República, disputou o governo do estado e perdeu logo no 1º turno porém em Garanhuns teve 54,08% dos votos válidos ao passo que Paulo Câmara, que foi eleito governador no estado, perdeu em Garanhuns ficando com 37,25% dos votos da Suíça Pernambucana. Armando teve 28.946 e Paulo Câmara obteve 19.938 sufrágios.
 

INVERTIDO- Agora o que se anuncia em Garanhuns é um embate direto entre o candidato socialista, deputado federal Danilo Cabral(PSB) e a prefeita de Caruaru Raquel Lyra. O embate agora está invertido pois quem detém a caneta no Palacio Celso Galvão é o prefeito Sivaldo Albino(PSB) mas quem possui a primazia no campo da oposição é o ex-prefeito e ex-deputado Izaías Régis(PSDB). Será um embate de fortes emoções e desdobramentos porque uma eleição entrará na outra e quem sair majoritário nessa luta ficará bastante fortalecido. Se o gestor atual perder na votação geral, ficará evidenciado alerta para 2024. Já a oposição está desobrigada de apresentar números consideráveis, mas mesmo assim o líder, Izaías Régis não vai dar trégua e, perder a oportunidade de marcar pontos. Será uma eleição histórica para Garanhuns. Ainda há uma guerra na proporcional para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e para a Câmara Federal, mas aí já é outro assunto.



A AMPLIAÇÃO DE SIVALDO PARA ELEGER CAYO ALBINO

AMPLIANDO - o prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino acredita seriamente que conseguirá fechar algo em torno de 20 mil votos para o seu filho e pré candidato a deputado estadual Cayo Albino(PSB). A princípio leitor desavisado pode ficar sem compreender, porém a questão na cabeça do chefe do poder executivo municipal é a seguinte: se o próprio Sivaldo Albino teve em 2018 em Garanhuns 14.682 votos (24,85%) e estava fora da prefeitura, agora ele soma números do apoio de 14 vereadores e da chegada do ex-prefeito Dr. Silvino que foi seu opositor em 2020. Na cabeça de Sivaldo, todo o reforço dos parlamentares municipais e da chegada do segundo colocado na eleição passada elevaria esse patamar em pelo menos 5 mil votos fazendo com que Cayo Albino possa chegar a meta traçada por Sivaldo. Os corredores da prefeitura sabem que a meta de Sivaldo e ter os 20 mil votos de todo jeito na cidade, pois lá fora já possui assegurado mais do que isso para pavimentar a chegada de Cayo a Assembleia Legislativa de Pernambuco de forma segura , tranquila e sem sustos. É isso aí .


BARTOLOMEU QUIDUTE FOI PIONEIRO NA CONTENÇÃO DE VOÇOROCAS



Jornal O MONITOR, edição de 16 de Abril de 1994 retrata o grande trabalho de Bartolomeu em relação as Viçorocas

PIONEIRO- O termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande. Por isso, são chamadas voçorocas (ou boçorocas) as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuado que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo. Quando o médico Dr. Bartolomeu Quidute assumiu a prefeitura de Garanhuns, levou sua gestão para junto do povo, junto das pessoas na periferia da cidade. Lá encontrou área grande de Voçorocas, porém não deu intimidade aos problemas e partiu pra apresentar soluções rápidas e duradouras.
Quebrando um tabu até então, começou a gerir ao inverso, vindo dos pontos mais humildes e necessitados para o centro. Dessa maneira Bartolomeu conquistou o coração das pessoas, ao ser o prefeito que mais demonstrou preocupação até então para as áreas degradadas e esquecidas da população.

ENGENHEIROS- com uma equipe de engenheiros capazes voltou sua atenção para o problema dos enormes buracos que se abriam sobretudo no bairro da Liberdade que poderia na época causar um desastre parecido com esse que ocorreu agora em Petrópolis/RJ. Bartolomeu promoveu a recuperação das áreas degradadas pelo efeito das Voçorocas e investiu no saneamento básico e no tratamento dessas águas dos esgotos, salvando vidas e diminuindo o índice de reinfestação de doenças. Infelizmente para muitos as obras eram de fachada e eleitoreiras o tempo mostrou que não, Bartolomeu soube como equilibrar uma gestão em várias áreas de sua administração popular que foi aprovada pela população garanhuense.
 
Imagem da recuperação da área das Voçorocas da Rua da Tábua no Magano.

RUA DA TÁBUA- No bairro do Magano em Garanhuns também foram feitas as terraplanagens, fechamento de voçorocas e recuperação de toda a área degradada pela ação das águas e das chuvas. Este trabalho pioneiro foi destaque em todos os jornais da capital e alguns nacionais, tendo na época também uma ampla cobertura dos canais de televisão que para cá se deslocavam a fim de conhecer esse quase inédito trabalho no interior do estado. Inclusive a Rede Globo mostrou uma reportagem fantástica sobre o trabalho de Bartolomeu Quidute nas Voçorocas através do repórter Francisco José.

FANTÁSTICO - A Reportagem do Fantástico no último domingo dia 20/02 mostrou o desastre de Petrópolis, no Rio de Janeiro que vitimou centenas de pessoas a que Quidute chama de tragédia pública que poderia ter sido evitada pela ação dos governantes que não tiveram a sensibilidade e o olhar atento para esse grave problema estrutural. Em Garanhuns na gestão do médico essa visão foi certeira e garantiu a segurança da população e evitou tragédias em nossa cidade. Como podemos ver, seu trabalho foi muito a frente do seu tempo e deixou garantias reais e benefícios concretos para nossa cidade. .


EX-VEREADOR TONHO DE BELO FECHA COM IZAÍAS RÉGIS

PARCERIAO ex-vereador Tonho de Belo(PSB) afinou os ponteiros e agora segue junto ao ex-prefeito e ex-deputado Izaías Régis. Tonho foi candidato a reeleição e teve expressiva votação até maior que alguns eleitos, mas estava na legenda ligada ao prefeito Sivaldo Albino(PSB). Após as eleições Tonho de Belo foi acomodado como sub-prefeito do distrito de São Pedro, porém após algum tempo, entregou o cargo comissionado e se declarou independente. Agora, passa a integrar o grupo político de Régis de quem já foi oposição. Mas política é dinâmica e o tempo de mostra como o senhor da razão que apara arestas e restaura caminhos. O próprio Izaías postou em suas redes sociais as boas vindas ao novo aliado.
 
CALADO- Com a experiência de quem teve gabinete e microfone na Assembleia Legislativa de Pernambuco por três mandatos e governou a principal cidade do Agreste Meridional por oito anos o ex-deputado e atual pré-candidato ao quarto mandato na ALEPE esconde todo o jogo. Izaías Régis é altamente preparado em campanhas políticas, sobretudo as que o envolvem diretamente e não deixa fio descampado pelo caminho. A coluna já sabe que a base externa de Régis é robusta e está muito bem encaminhada, porém só será revelada na hora adequada. Sobre a chegada de Tonho de Belo: “Uma aliança baseada em confiança, trabalho e compromisso com o povo, firmada e construída ao longo da vida pública, excessão só pode ser firmada por homens e mulheres dispostos a transformar a realidade do povo pra melhor”. Publicou Izaías Régis no Instagram.

PARANATAMA FAZ 58 ANOS 

Nós que fazemos o Blog do Edney, juntamente com o vice-prefeito do Município Claudeilson parabenizamos o Município, por essa data tão especial.
Parabéns a todos os munícipes da " Terra dos Ventos".


FRASE DO DIA - “A democracia tem lugar para liberais, para progressistas e para conservadores — ela só não tem lugar para os que querem destruí-la”. (Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal)


ÓTIMA TERÇA!!!
Blog do Edney
87991469000 FoneZap
edneysouto.es@gmail.com
Instagram Siga @edneype
Facebook:
https://www.facebook.com/blogdoedney
Twitter @soutoedney
* A reprodução parcial ou total do conteudo desse blog, está autorizada, desde que citada a fonte
.
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhGrVOoCl7OEdv3yZ0xaoN. Copie e cole no seu navegador
👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIARIO NO WHATSAPP - Esse grupo não é para interação e sim para o envio diário do link da coluna do blog. Os que desejarem receber nosso conteúdo todos os dias sejam muito bem vindos.
Equipe Blog do Edney - Coluna Diária Na Lupa

Nenhum comentário: