quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

PREFEITO BARTOLOMEU QUIDUTE FEZ UM GOVERNO POPULAR MARCANTE (1ª PARTE)


História
Nesses três dias, hoje(23/02), amanhã(24/02) e sexta-feira(25/02) a pedido dos inúmeros leitores do Blog que interagiram após a matéria de ontem sobre as Voçorocas de Garanhuns que foram contidas na gestão do médico Dr. Bartolomeu Quidute e que teve recorde de acessos vamos mostrar aqui na coluna um pouco do que foi uma das gestões mais populares da história de Garanhuns. O objetivo é a preservação dos fatos históricos e levar para as novas gerações uma história que transformou a nossa cidade. Serão três partes em três dias, para melhor facilitar o entendimento desse magnífico trabalho aprovado pela maioria esmagadora da população na época. Vamos aos fatos:

CONHEÇA UM POUCO DO PERFIL DE BARTOLOMEU MAGNO SOUTO QUIDUTE


MÉDICO- Bartolomeu Magno Souto Quidute nasceu na cidade de Flores sertão do Pajeú, no Estado de Pernambuco em 02 de Setembro de 1950. Filho de Américo Quidute de Souza Ferraz marchante e agricultor e de Iracema Souto Quidute exímia dona de casa. É o 4º filho de uma família de 11 irmãos. Casado com Aparecida Roseane Queiroz Quidute tem 4 filhos e 8 netos. Família de formação religiosa católica. Foi orientado por seu avô Albérico Souto de Araújo que era Promotor de Justiça de Flores para que seguisse a carreira médica.
Formação Educacional:
Cursou educação infantil e o ensino fundamental nas escolas públicas Grupo Escolar Aires Gama e o Ginásio Onze de Setembro na Cidade de Flores. Em 1965 foi para o Recife onde cursou o ensino médio no Colégio Marista. Em 1969 fez o vestibular tendo sido aprovado pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco – UPE. Iniciou o curso médico em 1970 tendo se submetido e aprovado no 5º ano médico nas provas de Urgências Médicas, Obstetrícia e Ginecologia para ter o direito oficial de estagiar nestas áreas. O curso foi concluído em 1975.
Em 1976 fez Concurso público pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco para Ginecologia e Obstetrícia tendo conseguido aprovação. Após a conclusão do curso médico participou de vários congressos e jornadas mundiais, sul americanas e brasileiras. Em 1989 se submeteu a prova de Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia da Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia tendo sido aprovado. Em 2009-2010 fez estágio no CESMAC-AL em Citologia do Trato Genital Inferior e em 2010 foi aprovado na prova de Titulo de Qualificação em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.

FORMAÇAO POLÍTICA- Vindo de raízes humildes, presenciou de perto o sofrimento de muitas famílias onde muitos dos seus filhos eram seus melhores amigos. E desde esta época sempre foi uma pessoa preocupada com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Lia muito sobre a realidade política e econômica brasileira e não admitia certos posicionamentos tomados por políticos que estavam no poder. Durante o período da ditadura como jovem não pode exercer a plenitude da sua cidadania pois o direito à liberdade lhe foi cerceado. A partir desde momento começou a ler sobre lideranças que tinha sua admiração, como: Jesus Cristo, Mohandas Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Paulo Freire e tinha identidade ideológica com as lutas e ações de Miguel Arraes, Leonel Brizola, Lula e da nossa Cristina Tavares. Lideranças estas que fazia o jovem acreditar que ainda podia sonhar com transformações sociais que levassem o povo brasileiro a ter uma vida igualitária e mais justa.

Quiz Deus que em 1976 após os concursos públicos, ele viesse iniciar sua carreira de médico em Garanhuns. Saiu de Flores para a cidade das flores. Apesar de suas idéias progressistas não era filiado a nenhum partido. Seu voto sempre foi aberto, pois os seus candidatos estavam nos adesivos colados no vidro do seu carro. Nunca mudou suas idéias e sempre teve lado .
 Rosa e Bartolomeu Quidute / Almir Penaforte

MILITANDO- Em 1989 seguindo a orientação política da Deputada Cristina Tavares filiou-se ao PSDB.
Em 1992, por força de lideranças jovens de Garanhuns foi intimado a assumir uma candidatura a Prefeito de Garanhuns que apesar de não ter nenhuma estrutura financeira, tinha um sentimento de mudança muito forte. Foi Candidato pelo PTB.
Neste mesmo ano foi eleito Prefeito de Garanhuns com 42 anos de idade tendo o apoio da grande maioria dos garanhuenses em uma festa democrática nunca vista em Garanhuns. O Povo queria mudança e mudou. Durante a campanha só fez uma promessa “diminuir a distância entre o político e o povo”. Quando entrevistado qual o marketing que tinha utilizado para vencer a eleição, ele respondia: copiei o maior político do mundo que foi Jesus Cristo. Caminhando casa a casa conhecendo o povo e seus sofrimentos. Mudou assim a maneira de fazer campanha política, pois achava que os comícios só serviam para troca de agressões. Este modelo de fazer política é hoje usado por todos políticos de Garanhuns. Por sua sinceridade em suas palavras, e ser um homem de posição era muitas vezes taxado de um político sem jogo de cintura. Nunca cedeu dos seus posicionamentos quando estava certo mas era humilde a pedir perdão quando cometia erros.
Mesmo sendo conhecedor das dificuldades que passavam os municípios, sempre foi um idealista otimista que acreditava na realização de grandes obras. Para ele a fórmula estava na VONTADE POLÍTICA, CRIATIVIDADE E PARCERIA.

GESTÃO DIFERENCIADA- Pela 1ª vez na história administrativa de Garanhuns reuniu em pró do desenvolvimento do nosso município todos os empresários e comerciantes, buscando com isso modernizar a forma de governar – Governo e iniciativa privada. Foi um grande sucesso. Muitas das realizações citadas abaixo tiveram a participação de vários parceiros. Não foi um prefeito fachadista pois o Município de Garanhuns precisava muito de um tratamento da sua organização para poder caminhar. Socialista democrático convicto, não admitia os desníveis sociais que estava assistindo. Com suas ações sociais e culturais trouxe de volta a auto-estima do povo de Garanhuns. Saiu do Governo com o alto índice de aprovação de 92% pesquisa realizada pelo IBOPE. Por esta aprovação conseguiu eleger seu sucessor. Governou o município de 1993 a 1996.

Na área de administração, Planejamento e Finanças fez inovações modernas pra a época


ADMINISTRANDO- Fez a organização da máquina administrativa fez a Reforma administrativa criando a Procuradoria Municipal, a Secretaria de Ação Social e a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
Realizou o Cadastramento dos Servidores Municipais.
Tombamento Patrimonial de Móveis e imóveis.
Realizou o primeiro concurso público da história política administrativa de Garanhuns em todos os níveis, até esta data.
Foi o único Prefeito a implantar o Plano de Cargos e Carreiras para os servidores municipais em abril de 1993, valorizando e melhorando seus salários. Como exemplo, no seu governo, um agente administrativo recebia em torno de 3 salários mínimos, ao final do governo seguinte já estava defasado em 1,5 salários-mínimo, situação que perdura até hoje. Com esta medida deixou de pavimentar uma rua a cada 2 meses. Sempre achou que o maior investimento era melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Revisou os rendimentos dos aposentados, equiparando-os aos salários dos servidores ativos.
Fez a reforma tributária com a criação do novo Código Tributário. Dando ao município maior poder de polícia. A Prefeitura de Garanhuns chegou a pagar um salário mínimo maior que a União e pagou várias vezes maior que o Estado.
Institucionalmente governou respeitando os poderes Judiciário e Legislativo sendo até esta data o primeiro Prefeito a governar os 4 anos com minoria parlamentar.
Valorização dos servidores municipais nomeando-os em cargos comissionados.
Criação do Estatuto do Servidor Público Municipal.
Participou como congressista do 1º Congresso Internacional de Administradores Municipais em São Paulo.

Nas áreas de Educação, Cultura e Esportes Bartolomeu inovou todos os quesitos


Promoveu a Construção do CAIC em parceria com o Governo Federal e criou a
Municipalização da Merenda Escolar. 
Fez a Elaboração do Plano Decenal de Educação.
Capacitação regular de todos os professores da rede municipal de ensino.
Promoveu o Transporte para os garanhuenses universitários que estudavam em Caruaru.
Disponibilizou o Transporte escolar noturno para os estudantes da zona rural que faziam o curso médio.
Considerou de utilidade pública o Diretório Acadêmico da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns. Fez a
Realização do 1º Concurso Público para professores e funcionários da AESGA.
Através da Lei Municipal 2.692 estabelece a Organização 
HINO DE GARANHUNS -Criação do Hino de Garanhuns composto por João Marques membro da Academia de Letras de Garanhuns.
Apoio a Academia de Letras de Garanhuns.
Projeto Integração Cultural: Com a participação Academia de Letras de Garanhuns, SESC, Colégios e Igrejas.
FESTIVAL DE INVERNO- Foi na gestão do médico Bartolomeu Quidute que o Festival de Inverno de Garanhuns criou asas e turbinou seu formato e a sua estrutura, tanto física como artística e cultural. Na sua gestão o Festival de Inverno de Garanhuns subiu de patamar de forma surpreendente e profissional. Atingiu, podemos dizer a excelência de qualidade para um evento que tornou-se nacional e de ampla dimensão. A valorização de todas as formas de arte e cultura com espaços próprios da maior relevância e trazendo a Garanhuns a nata pura dos artistas não só cantores consagrados no Brasil e no mundo, mas também todos os tipos de artistas que vocês podem imaginar pisaram nos palcos e na cena cultural garanhuense. Bartolomeu foi um gigante e nossa cultura e o que o FIG se tornou daí pra frente, deve muito a sua gestão e a sua equipe de alto gabarito que de forma ousada transformou Garanhuns a partir do seu Festival. Ivo Amaral, também ex-prefeito e ex deputado criou o Festival, mas foi na gestão Quidute que o evento se profissionalizou e passou a gerar renda e emprego e ajudou a fomentar o turismo de Garanhuns, pois tínhamos a vocação, mas faltava o elemento certo, que veio na gestão de Bartolomeu. Há mais de 20 anos atrás Garanhuns se lançou para o futuro graça a visão empreendedora e audaciosa de um jovem médico prefeito eleito para quebrar tabus e alinhar a cidade para outro caminho, tendo o horizonte e a visão de desenvolvimento econômico e social.
O BEIJA FLOR- Criou como marca festiva de Garanhuns e do seu Festival de Inverno o Beija – Flor ou Colibri. Esta marca na época tinha várias funções: Cultural ( naquele momento Garanhuns passava por momentos de grande violência e precisava de uma imagem positiva que lembrasse ecologia, alegria, arte e educação), Econômica (geração de renda servindo de fundamentação para criação de peças artesanais do nossos artesãos) e Divulgação do FIG.
Tombou em 19-07-1996 o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti Patrimônio Histórico com a participação da Fundarpe.


CULTURA COM FORÇA
- No setor Cultural sempre incentivou os movimentos literários com publicações de livros, movimentos de arte cênicas, realizando MOSTRA’T (Mostras de Artes Cênicas de Garanhuns que fazia a seleção para participação do FIG), realizou o Fest’ Music ( servia para selecionar Conjuntos e Cantores para participarem do FIG), sediou o FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO AMADOR, realizou o FEST’ SKETCH ( Festival de esquetes de Garanhuns. Os troféus foram confeccionados pelos próprios artistas) e projetos levando o teatro e música para as escolas e comunidades como Arte nas escolas (Contratação de 06 monitores para aplicarem aulas de teatro, dança e capoeira) e Arte nas comunidades ( apresentação de peças teatrais, danças e participação da Banda Manoel) .Reformou o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Caminhada Poética pelas ruas de Garanhuns com a participação de poetas, músicos e cantores.
Projeto DESPERTA GARANHUNS, A ARTE VIVE! Criado para incrementar o teatro de Garanhuns. Todos os finais de semana, um grupo teatral de Garanhuns fazia uma apresentação.
Realização do FESTIVAL ESTADUAL DE POETAS E REPENTISTAS.
Cadastramento dos artistas de Garanhuns.
Abertura do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti para presentação dos artistas de Garanhuns.
Manutenção e ampliação da Banda Manoel Rabelo.
Criação da Feira da Cultura, animada com apresentação quinzenal dos artistas de Garanhuns.
Intercâmbio Cultural com a Prefeitura de Olinda e com o Consulado Francês (tivemos em Garanhuns a apresentação de um violinista polonês naturalizado Francês no Centro Cultural). Garanhuns foi sede de vários encontros culturais neste período
AVISO AOS LEITORES- amanhã teremos a segunda parte sobre a gestão do médico Bartolomeu Quidute que você acompanha aqui no nosso blog. Até lá!

Nenhum comentário: