segunda-feira, 21 de março de 2022

SILVIO PESSOA FALECE NO RECIFE E DEIXA UM LEGADO DE GRANDE ESPÍRITO PÚBLICO

 
HISTÓRIA- Natural do Recife, onde nasceu no dia 1º de abril de 1935, Silvio Pessoa de Carvalho iniciou suas atividades políticas quando ainda era aluno da Faculdade de Direito do Recife. Ele frequentou o movimento estudantil e filiou-se à União Democrática Nacional (UDN).
Depois de concluir o curso, em 1961, Silvio candidatou-se a deputado estadual e foi eleito em dois mandatos seguidos. Em 1967, após se licenciar do cargo, assumiu a função de secretário de Justiça da prefeitura do Recife. De volta à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 1969, ele teve o mandato cassado com base no Ato Institucional nº 5.
Em 1974, começou a atuar na iniciativa privada. Devido à aprovação da Lei da Anistia, em 1979, retornou à atividade política, filiando-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que passou a ser Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no ano seguinte. Foi conselheiro da seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidente do Sport Clube Recife.
Era casado com a garanhuense Teresa Maria Matos de Carvalho, com quem teve quatro filhos (Silvio Pessoa Júnior, Frederico de Carvalho, Marcos Carvalho e Raquel Carvalho).
TÉCNICO - Entre 1986 e 1988, atuou como secretário de Finanças da prefeitura do Recife, no primeiro mandato do prefeito Jarbas Vasconcelos.
De abril a dezembro de 1990, durante a gestão do governador Carlos Wilson, foi secretário estadual de Justiça. Nas eleições municipais de 1992, foi eleito vice-prefeito do Recife pela coligação de Jarbas Vasconcelos.
Deixou o cargo em 1994, para concorrer à Câmara dos Deputados, mas não conseguiu se eleger. Ao obter a condição de primeiro suplente, assumiu a vaga de Roberto Magalhães, quando ele se afastou para assumir a prefeitura do Recife, em 1996. Silvio deixou a Câmara de Deputados ao final da legislatura, em janeiro de 1999.
FALECIMENTO- Silvio Pessoa de Carvalho morreu, aos 86 anos, no Recife, na tarde deste domingo (20). Ele foi vice-prefeito do Recife, no mandato de Jarbas Vasconcelos, e também foi procurador-geral de Pernambuco, deputado estadual e federal, além de ter sido presidente do Sport Club do Recife, no biênio de 1973 e 1974.
A família de Silvio informou que o óbito foi decorrente de causas naturais. Parente dele também disseram que o velório vai ocorre no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, mas a data e o horário não haviam sido divulgados até a última atualização desta reportagem.
Ainda segundo familiares de Silvio, ele estava internado no Hospital Esperança do Recife, no bairro da Ilha do Leite, na área central da capital, desde o dia 3 de janeiro de 2022, devido a uma isquemia que o levou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nenhum comentário: