Em homenagem ao Ex Deputado, pai do atual Deputado Sebastião Oliveira, numa lei de autoria do Deputado Eriberto Oliveira, denomina-se Rodovia Deputado Sebastião Ignácio de Oliveira Neto o trecho da PE-365, compreendido entre a BR-232, em Serra Talhada, até o acesso a Santa Cruz da Baixa Verde
A lei foi sancionada ontem no Palacio Campo das Princesas, Sebastião Oliveira, o Sebá filho de Dr. Neto, se emocionou ao comentar sobrea homenagem: “Esse reconhecimento pode ser considerado como o excelente trabalho que meu pai realizou durante todos os mandatos que exerceu, em sua vida pública, a homenagem é muito gratificante. Ele me deixou o legado de amar e cuidar do nosso estado Pernambuco e estou seguindo os passos dele para que tornemos o nosso estado, a cada dia, um lugar melhor de se viver.” A minha ida hoje ao Palácio do Campo das Princesas foi especial. O motivo foi participar da solenidade que sancionou a lei que denomina justamente essa rodovia. O momento foi marcado pela emoção e felicidade.
Em nome da minha família, agradeço imensamente ao governador Paulo Câmara e ao presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, pela iniciativa de prestar essa justa homenagem ao meu pai, que deixou um legado de importantes serviços prestados ao nosso Estado e ao seu povo. Sigo firme a sua mais importante lição: sempre trabalhar em prol de quem mais precisa. Finalizou Sebá.
DR. NETO - Sebastião Ignácio de Oliveira Neto, conhecido por Dr. Neto, nasceu no município de Serra Talhada - PE; veio para o Recife onde cursou o segundo grau e o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, foi nomeado Superintendente do Instituto de açúcar e do álcool, depois Escrivão de 8a Vara Criminal da Comarca do Recife.
Foi eleito Deputado Estadual em 1963, tendo como suas principais metas: Defender os direitos dos funcionários públicos, expandir e aprimorar a Educação no Estado de Pernambuco e minimizar os efeitos da seca no sertão pernambucano.
Na Assembléia Legislativa ocupou o cargo de Vice-Presidente, período de 1963 a 1964, foi líder do Partido de Representação Popular (PRP), membro das Comissões de combate as secas, negócios municipais e constituição e justiça.No segundo mandato em 1968 nomeado Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, cargo que depois passou a ser denominado Conselheiro.
Foi Presidente do Tribunal de Contas por quatro exercícios, Vice-Presidente por quatro exercícios, Presidente da comissão de promoções por quatro períodos e Vice-Presidente da mesma comissão por igual período.
Conselheiro dedicado as sua funções, tudo fazia pela moralização do serviço público no Estado de Pernambuco. No decorrer de seus mandatos como presidente do Tribunal de Contas, adquiriu um terreno e nele edificou o atual prédio deste conceituado Tribunal.
Faleceu no exercício de suas funções em 1990, deixando como principal herança para seus filhos, a honestidade, perseverança, e vontade de lutar em defesa das causas sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário