segunda-feira, 4 de julho de 2022

LUTO - MORRE DOM CLAUDIO HUMMES ARCEBISPO DE SÃO PAULO

BRASIL ⛪️ Morre Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de SP, aos 87 anos. Ele sugeriu o nome de Francisco a Jorge Bergoglio e foi cabo eleitoral para o argentino ser eleito Papa
Morreu, nesta segunda-feira (4), Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. Ele tinha 87 anos e lutava contra um câncer no pulmão. 

De acordo com o médico Rodrigo Paulino, o óbito foi pouco depois das 9h. 

O velório de Dom Cláudio acontecerá na Catedral Metropolitana de São Paulo. No local, serão celebradas Santas Missas em diferentes horários, que ainda serão comunicados, informou nota divulgada pelo arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer.

Dom Cláudio Hummes foi um dos principais “candidatos a Papa” do primeiro conclave do século 21, quando houve a escolha de Bento XVI após a morte de João Paulo II.

O brasileiro foi inspirador de um dos nomes papais mais surpreendentes da história da Igreja Católica, o argentino Jorge Mario Bergoglio, em 2013.

Hummes fez campanha internamente entre os cardeais para que o então arcebispo de Buenos Aires fosse escolhido Papa na eleição interna da Igreja.

O arcebispo emérito de São Paulo foi quem sugeriu a Bergoglio que ele escolhesse o nome de Francisco, em alusão ao santo tido como protetor dos mais pobres, para exercer o papado.

Cláudio Hummes estava ao lado de Francisco na primeira aparição dele como Papa, em 13 de março de 2013.

Durante a Ditadura Militar, Dom Cláudio Hummes se posicionou contra o regime. Posicionou-se também a favor de sindicalistas nas famosas greves dos anos 1970 e 1980 no ABC paulista.

Nenhum comentário: