segunda-feira, 4 de julho de 2022

Na Lupa 🔍 Segunda 04/07/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY


NA LUPA 🔎


MARÍLIA ARRAES CONTINUA CONFIRMANDO FAVORITISMO NA LIDERANÇA DAS PESQUISAS


IPESPE- Em pesquisa eleitoral realizada pro jornal Folha de Pernambuco com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), Marília Arraes (SD) aparece com 29% das intenções de voto e lidera a disputa para o governo de Pernambuco, ratificando a sua posição de liderança no pleito há vários meses. Ela fica a 16 pontos à frente da segunda colocada, Raquel Lyra (PSDB), que somou 13% dos votos. Eles são seguidos por um empate técnico dentro da margem de erro por Anderson Ferreira (PL), com 12%, Danilo Cabral (PSB) 10% e Miguel Coelho (UB), com 9% das intenções de voto.

PELOTÃO DE BAIXO - os pré candidatos a governador de Pernambuco, João Arnaldo (Psol) e Wellington Carneiro (PTB) alcançam 1% cada. Esteves Jacinto (PRTB), Jadilson Bombeiro (PMB) e Jones Manoel (PCB) não chegaram a 1%.Branco ou nulos são 12% e os que não souberam ou não quiseram responder foram 15%. A coluna registra que um percentual de 15% de indecisos é assustadoramente impressionante porque para alguém crescer nesse universo de candidaturas mesmo que algum candidato conseguisse a totalidade do número de indecisos registrados na pesquisa IPESPE/FOLHA ainda assim não venceria a líder Marília Arraes no 1º turno. Tudo aponta para uma eleição em dois turnos e só passará para o segundo escrutínio quem conseguir tirar votos de algum dos postulantes que estão nesse jogo.

MARÍLIA SEGURA- De forma eficiente e com um marketing que tem apresentados resultados a deputada federal Marília Arraes se consolida como favorita a passar ao segundo turno das eleições e aguarda o que vai sai do empate técnico dos demais candidatos que estão embolados, porém que mantém 16 pontos de distância da líder. Em termos numéricos caro leitor para que vc tenha apenas uma noção, se a eleição fosse hoje Marília Arraes, de acordo com a pesquisa IPESPE/FOLHA teria em torno de 2 milhões de votos. Só para se ter uma ideia o candidato da Frente Popular de Pernambuco, o também deputado federal Danilo Cabral teria algo em torno de pouco mais de 600 mil votos. É nesse naipe que a coisa anda e a neta de Miguel Arraes de Alencar vai se consolidando como presença certa na disputa. É isso aí.

PASSANDO A LUPA 🔎


PREFEITOS - Após a confirmação do apoio dos prefeitos Diogo Alexandre (Chã Grande), Galego de Nanai (Cabrobó) e Washington Ângelo (Tacaratu), a pré-candidata a governadora Marília Arraes (SD) deve receber o apoio de diversos prefeitos daqui pra frente. Além da articulação de André de Paula e Sebastião Oliveira está em pauta o fim do prazo de envio de recursos do governo de Pernambuco para os municípios. A lei veda recebimentos daqui pra frente. O que significa há a revoada acontecerá. Aguarda-se muita trovoada nesse quesito.
 

ITAQUITINGA- Em Itaquitinga o garanhuense que se elegeu duas vezes prefeito da cidade mostrou sua grande e incontestável liderança junto ao povo ao reunir no seu “arraiá do doutô” uma mais do que expressiva quantidade de pessoas que foram abraçá-lo e também participar do show do cantor romântico André Viana. Dr Geovani estava acompanhado do deputado estadual Gustavo Gouveia a quem apoia nas eleições deste ano. É incrível a liderança que o ex-prefeito exerce na cidade sobretudo junto dos mais simples. O evento foi realizado em meio a fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco e mesmo assim lotou as dependências da casa de eventos Palhoça do Joãozinho que possui área externa e interna. Ele é literalmente muito carismático e querido e já se projeta que voltará a governar a cidade a partir de 2024 quando irá para a eleição em busca do seu terceiro mandato de prefeito na cidade. Em tempo Geovani é ex-aluno do Colégio Diocesano de Garanhuns, onde foi líder estudantil e presidente do Grêmio da Casa de Luz e Saber.

MILTON COELHO- A coluna acompanhou e até divulgou aqui as rugas que o deputado federal Milton Coelho lançou na direção de Eduardo da Fonte, sendo inclusive agressivo nas colocações em que mandou o presidente estadual do Progressistas, “pegar o boné” e deixar os cargos e sair da Frente Popular de Pernambuco. Ocorre que agora parece que quem ficou sem boné e sem voto foi o próprio deputado federal Milton Coelho que já não tinha votos e agora perdeu “um pedaço” como se diz na gíria popular, de votos justamente para o próprio Eduardo da Fonte. Milton Coelho coleciona insucessos políticos e a última vez que se elegeu para um cargo público foi quando alçado por João Paulo(PT) então prefeito do Recife, aceitou colocar Milton Coelho na vice do seu sucessor na prefeitura que teve como cabeça de chapa o então deputado estadual João da Costa que saiu da ALEPE direto para a prefeitura da Capital, graças ao carisma de outro João, o Paulo. Milton Coelho é ruim de voto, talvez porque se acostumou na burocracia partidária e não conseguiu entender a simetria das ruas. Ponto para Eduardo da Fonte.
 

CHUVAS - O blog mostrou em tempo real nos últimos dias a enchente que voltou a assolar o município de Correntes e as chuvas que caíram nas últimas 72 horas foram suficientes para rios transbordarem alagando ruas e bairros de várias cidades Muitos desabrigados foral registrados em várias localidades. Também houve queda de várias barreiras e árvores, que causaram a interdição de trechos nas rodovias no estado. Álvaro Porto comunicou que uma ponte entre Canhotinho e Quipapá ficou muito danificada levando riscos graves aos usuários das vias. A BR-104, em Quipapá, foi interditado nos dois sentidos. São fenômenos da natureza que o homem não consegue prever e controlar, mas que uma vez ocorridos necessitam da imediata ação dos entes públicos na solução dos referidos transtornos.

DATA VALENDO- DATA FATAL- O dia 02 de julho foi a data limite pra que a união (governo federal) fizesse o repasse verbas aos Estados, e que os Estados repassem verbas aos municípios. Nas cidades que não entrou recursos (e são várias) pois ficaram apenas nas promessas dos entes estaduais é dado como certo uma revoada para os palanques de oposição, com grande preferência para o de Marília Arraes. Quem não teve pleitos atendidos e os recursos depositados nas contas das prefeitura podem esquecer que não entra mais nesse governo de Paulo Câmara. A essa altura do campeonato o Palácio do Campo das Princesas já sabe o número real, sem exageros como vinham divulgando, do número exato de gestores que marcharão com Danilo Cabral.

PROFESSOR MÁRCIO - Parlamentar que sempre está nas ruas e junto das pessoas o Professor Márcio possuo o diagnóstico do dia a dia da comunidade e numa dessas visitas que faz constantemente ao longo do seu mandato, ele observou e quer garantir melhores condições de trabalho para os Professores e de ensino para os Alunos, o Vereador Professor Márcio (PTB) reivindicou, através de proposições apresentadas na Câmara de Garanhuns, a realização de obras de reforma nas Escolas Municipais Ranser Alexandre Gomes e Mário Matos, localizadas, respectivamente, nos bairros Magano e São José.
 

FALA PROFESSOR MÁRCIO:
“As Escolas não apresentam boas condições de conservação, por isso estamos lutando por essas obras de reforma. A meta é garantir melhorias no telhado; portas e janelas; bem como revisões na parte elétrica, hidráulica e sanitária, além de uma nova pintura”, destacou o Professor Márcio, que complementou: “com essas ações, teremos uma comunidade escolar ainda mais satisfeita, o que refletirá na qualidade do ensino”.

GUILHERME UCHÔA- O Leão do Norte e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchôa, faleceu há 4 anos e deixou a política pernambucana mais pobre de uma forma geral. Na política Guilherme foi um exemplo de lealdade aos seus aliados. Nunca, jamais deixou um amigo sozinho na estrada, fosse o problema do tamanho do mundo ou de uma caneta, lá estava o “Leão do Norte” na linha de frente da batalha. Guilherme Uchôa não entrava em bola dividida, pois com ele era simples: ou tudo ou nada. Ontem fez quatro anos da sua passagem para outro plano espiritual. O ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa é uma referência até hoje na política e na cabeça de muitos populares e milhares de amigos como ele carinhosamente chamava os seus eleitores A sua memória política segue através do seu herdeiro, Guilherme Uchoa Júnior, que disputa uma vaga de deputado federal nessas eleições pelo PSB.

ORDEM NO PSB- O recado foi curto e grosso ligar a máquina de moer campanha na escala máxima da força do “motor” uma vez que a pacificação do PP de Eduardo da Fonte acendeu a esperança de vitória na direção do segundo turno das eleições. A meta é usar a bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco com força máxima pra aproximar o deputado federal Danilo Cabral das “pontas de voto” é isso será feito para ontem. Uma segunda linha será fazer a conta exata de prefeitos aliados e colocar todos em campo moendo 24 horas por dia. Até aí tudo bem, só há uma ponta solta nessa engrenagem: “falta combinar com os russos”.

Nenhum comentário: