quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Na Lupa🔍 Quarta 28/09/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
 
NA LUPA 🔎 

Por Edney Souto. 

HA QUATRO DIAS DA ELEIÇÃO MARÍLIA ARRAES REAFIRMA O SEU FAVORITISMO E RAQUEL LYRA MOSTRA FORÇA NA SEGUNDA COLOCAÇÃO 
CENÁRIO- Um cenário de “terra arrasada” para a Frente Popular de Pernambuco liderada pelo PSB foi assim que vários socialista e aliados de Danilo Cabral receberam a Pesquisa do IPEC da Rede Globo, veiculado ontem a noite no NETV da poderosa emissora. Os olhos estavam voltados par algum sinal que evidenciasse um pulo do candidato socialista se distanciando dos outros postulantes na intenção clara de empolgar a militância cada dia mais desacreditada e sem esperança na vitória do deputado federal Danilo Cabral. Os número não foram nada favoráveis, mesmo com uma diferenciação na “margem de erro” do levantamento, há uma tendência que se observa na reta final rumo ao primeiro escrutínio que é a afirmação do voto útil. Nós chamamos de voto útil aquele voto que o eleitor realiza, não por afinidade direta mas por um cálculo político, um cálculo do que pode ser o melhor resultado dentro de uma análise de cenário. Ele leva esse nome pela ideia que as pessoas têm de que um voto que não é dado para o candidato que vence é um voto perdido.
VOTO ÚTIL- O manual ensina que o voto útil pode determinar as eleições, porque normalmente esse voto vem bastante atrelado também aos índices de rejeição dos candidatos. Então, diante de um cenário em que você jamais vai desejar ter certa pessoa vitoriosa, você opta pelo candidato que tem mais chances de derrotar aquela pessoa. Nessa será a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra ocupa com alta competência desde o primeiro momento da entrada da neta de Miguel Arraes de Alencar no jogo. Raquel Lyra sempre se manteve como a segunda opção do eleitor pernambucano. Agora com a certeza de que Marília Arraes está de fato na liderança dos levantamentos, surge em Raquel Lyra a opção do voto útil daqueles que preferem Danilo Cabral, Anderson Ferreira ou Miguel Coelho, mas que observam que apenas Raquel Lyra possui condições de leve a eleição ao embate de um eventual segundo turno. 
MARÍLIA LIDER ABSOLUTA - A Pesquisa Ipec divulgada na noite de ontem, terça-feira (27), encomendada pela Globo, mostra que Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa, com 34% das intenções de voto para o governo de Pernambuco em 2022, um ponto percentual a mais do que no levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 21 de setembro. Em seguida, vem Raquel Lyra (PSDB), com 15%; Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral (PSB), empatados numericamente com 13%; e Anderson Ferreira (PL), com 11%. Em tempo essa pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-02828/2022.
MARILIA LÍDER ABSOLUTA 2- Com um marketing perfeito e impecável coordenado por Edinho Barbosa da Link Comunicação, a quem este colunista credencia como um dos maiores publicitários em marketing político da América Latina. Com uma campanha que segue uma linha coerente de uma candidatura, cuja postulante, mantém uma linha política impecável em defesa de Lula e do campo democrático. Marília Arraes conseguiu unir vários elementos e levá-los ao eleitor de Pernambuco, colocando-se como opção real para uma virada de chave, através de uma grande mudança no processo político do nosso estado. Marília Arraes soube catalizar o momento político que vivemos e trouxe para a eleição, antes de tudo a coragem e a bravura que corre no seu sangue, ao mostrar desprendimento do mandato de deputada federal, Marília Arraes se firmou com a coragem legítima de um Arraes de Alencar. Nesse momento surgiu uma ruptura e nasceu uma líder aguerrida e que leva aos quatro cantos de Pernambuco a premissa verdadeira de um novo tempo. Colocando fim ao ciclo de 16 anos do PSB na sua hegemonia no Palácio do Campo das Princesas, Marília Arraes pode surpreender e ganhar a eleição ainda no primeiro turno no dia 02 de outubro. A história mostra que quem chegou até aqui com 35% das intenções de voto, levou a eleição de cara, logo na primeira etapa. 
RAQUEL CRESCEU - No comparativo com a pesquisa divulgada em 21 de setembro, Raquel aumentou quatro pontos percentuais, o que equivale a uma média de quase 300 mil
votos válidos. Danilo e Miguel subiram 2%, e Anderson se manteve com o mesmo percentual anterior. Analistas ouvidos ontem pelo blog credenciam a Priscila Krause e a excelente postura de Raquel Lyra nos debates transmitindo segurança e preparo ao eleitor Pernambuco. Priscila é reconhecida como o melhor quadro parlamentar dos últimos tempos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde exerce um brilhante mandato de deputada estadual. 
QUATRO DIAS DE GUERRA- Caro leitor é possível desde já imaginar que a partir de hoje as candidaturas postas irão par o tudo ou nada. Serão quatro dias de guerra em todos os sentidos, lembrando que amanhã encerra de vez o “palanque eletrônico”, o famoso Guia Eleitoral de rádio e televisão, a quem o PSB fazia louvores de imbatível, achando que o eleitor ainda se pautaria por esse mecanismo. Quebraram a cara e erraram feio. Entraram numa luta para conseguir apoios com inimigo interesse de possuir a maior fatia do tempo de TV para sim massacrar as candidaturas postas. Eis que um mago chamado Marcos Coimbra, cientista político e diretor do Instituto Vox Populi, alertou lá atrás: “esqueçam o guia de TV, pois a eleição de Bolsonaro em 2018 deu um chega pra lá na televisão e fez das redes sociais a tribuna certa para os debates e conhecimento das propostas e da vida dos postulantes”. Marília Arraes e Raquel Lyra, ambas com tempo mínimo de Televisão apostaram nas redes sociais e superaram o candidato da combalida “máquina de moer campanha do PSB”. Só um milagre levará Danilo ao segundo turno. É isso aí.

Nenhum comentário: