BLOG DO EDNEY
NA LUPA🔍
Por Edney Souto
MARÍLIA ARRAES CHEGA A 45% DOS VOTOS VÁLIDOS E TEREZA LEITÃO TEM 24% DE INTENÇÃO DE VOTOS
FOGUETES- Os números favoráveis para Marília Arraes e Tereza Leitão trazidos pela pesquisa IPEC trouxe emoções que vai dar o que falar nos próximos dias e que seguramente haverá uma grande debandada na direção de ambas as candidaturas, sobretudo no interior do estado com o panorama estritamente favorável a neta de Miguel Arraes de Alencar e a atual deputada petista Tereza Leitão dificilmente Danilo Cabral conseguirá avançar na direção do segundo turno, pois não há para onde crescer uma vez que Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Raquel Lyra estão travando as estradas que poderia levar ao crescimento. Já Tereza Leitão cresceu e disparou para se isolar na liderança absoluta das intenções de votos chegando a 24% contra 10% de André de Paula, seu principal adversário na disputa pelo Salão Azul.
ALTO CRESCIMENTO- O que está bastante claro na pesquisa é que Marília cresceu dentro de uma semana quase 400 mil votos mostrando a eficiência do seu guia de rádio e televisão, bem como de sua mobilidade e esforço descomunal que tem feito em todo o estado, se deslocando de maneira impressionante pelo ar e por terra pra todos os rincões do nosso estado. Os analistas já mostram que Marília chegou aos 45% dos votos válidos, mostrando uma gordura eleitoral e uma segurança espetacular da candidatura do Solidariedade que por incrível que pareça, foi a última a entrar no jogo, quando o jogo parecia já estar jogado.
LIQUIDAR A FATURA- A deputada federal Marília Arraes está com a sua a candidatura pelo Solidariedade 77 caminhando largamente para uma vitória, que pode acontecer inclusive no primeiro turno. Pela análise do contexto temporal os números do IPEC mostram que essa vitória pode sim acontecer no primeiro escrutínio. Nessa pesquisa ficou evidente o “estacionamento” da candidatura do deputado federal Danilo Cabral da Frente Popular de Pernambuco que não empolgou o eleitorado até o presente momento. Está feio para o candidato do PSB esse incômodo 5º lugar. Miguel Coelho detentor de uma mega estrutura e grande tempo de guia eleitoral até agora não disse a que veio. Raquel Lyra segue como uma gigante segurando a segunda colocação, mesmo possuindo estrutura mínima e tempo exíguo de televisão. É uma guerreira, não há dúvidas.
IMPORTANTE OBSERVAR- A situação eleitoral de Marília Arraes foi mostrada ontem pelo jornalista Silvinho Silva em seu conceituado blog quando ele lembrou uma importante observação. Ele narra que Marília está com uma realidade bem próxima de bater todos no primeiro turno: “Comparando este levantamento ao ano de 2018, Marília atingiu a pontuação agora em setembro que Paulo Câmara atingiu apenas no início do mês de outubro. Naquela ocasião, Paulo Câmara venceu a eleição no primeiro turno. Os números são animadores para as mulheres que estão disputando o pleito deste ano: Marília lidera com folga. Raquel Lyra se mantém no segundo lugar (numericamente) e a cada semana surpreende crescendo, deixando no chão a perspectiva de ver Anderson Ferreira ultrapassá-la.
Quem também tem muito o que comemorar com esta pesquisa é Teresa Leitão. A deputada estadual e candidata ao Senado. Ela cresceu 9 pontos e atingiu os 24%. O nível de crescimento na pesquisa de Marília Arraes e Teresa Leitão foi o mesmo que tiveram uma repercussão positiva que foi sentida em outras campanhas nacionais pois esta já captou o guia eleitoral, os debates iniciais, e os dias de campanha.
O QUE FAZER- Essa pergunta está na mente dos socialistas que assistem atordoados o Palácio do Campo das Princesas escapar de suas mãos e estão atônitos colhendo os frutos de terem subestimado a neta de Miguel Arraes de Alencar e o sentimento de mudança do povo pernambucano. Diversos prefeitos estão com o motor ligado impacientes em ver as oposições nos seus municípios aglutinarem gordura fazendo o palanque de Marília Arraes enquanto estão ligados a um projeto que parece fracassado é que poderá levar a uma derrota fragorosamente inacreditável a nível estadual. Já se reuniram todos e analisaram cenários variados e pelo andar da carruagem só haverá um caminho que é “meter o cacete” como diz o dito popular. Porém como é que vai se achar algo de quem nunca sentou numa cadeira do executivo? E ainda tem uma coisa muito agravante. Vai partir pra cima de uma mulher com agressões falsas e dossiês fakes? Se fizerem isso estarão selando o próprio destino: uma derrota mais acachapante ainda. Sinceramente o mar não está para “peixes”. É isso aí
PASSANDO A LUPA 🔎
DESENROLA - O candidato da Frente Popular ao governo, Danilo Cabral (PSB), anunciou hoje que, se eleito, em alinhamento com a equipe do ex-presidente e candidato à presidência, Lula (PT), pretende implementar o Desenrola PE, uma versão estadual do Desenrola Brasil, programa de Lula para a renegociação de dívidas. No programa de Lula, o foco principal são pessoas com dívidas não bancárias, como contas de energia, água e crediário de lojas. Danilo, por sua vez, deve concentrar esforços para ajudar aqueles que possuem até R$ 3 mil em dívidas com bancos e cartões de crédito. Conforme a proposta, o Estado funcionará como fiador exclusivamente de dívidas passadas, dando condições para negociações dessas pendências financeiras. Pelas projeções, espera-se que 680 mil pessoas que ganham até um salário mínimo no estado sejam beneficiadas com acordos de até 70% de descontos nas dívidas. “Quando um cidadão limpa o nome no mercado toda a economia volta a girar, com fluxo de compras e vendas restabelecido, e é isso que queremos”, disse Danilo ao comentar o projeto.
CIRO - O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, por usar o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro e a manifestação no Rio de Janeiro pelos 200 anos da Independência do Brasil para fazer campanha eleitoral. Em campanha pelas cidades históricas de Minas Gerais, Ciro disse que um “presidente imbecil e criminoso” transformou um ato cívico em um comício com milhões de recursos públicos envolvidos. As informações são do G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário