sábado, 10 de setembro de 2022

Na Lupa🔍 Sabado 10/09/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 

Por Edney Souto

CAMPANHAS CURTAS E ESVAZIADAS EM MUITOS MUNICÍPIOS DO ESTADO


Um fenômeno estranho está ocorrendo nas eleições 2022. Trata-se do encurtamento das campanhas de deputado federal e estadual nos municípios de pequeno porte do estado de Pernambuco. Já fazem semanas que estamos observando diversos municípios em que literalmente as campanhas “não foram para as ruas”. A bem da verdade as que foram estão com pouco mais de 10 dias. Porém, na imensa maioria das cidades não se sabe nem quem está na disputa pelas vagas proporcionais da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Uma outra reclamação geral que tem sido observado é que segundo alguns apoiadores, os recursos sumiram e as lideranças estão literalmente a “ver navios”.  Apenas os políticos de fibra e linha estão cumprindo os seus acordos. 


CURTO PERÍODO- Não só no Agreste Meridional mas também em cidades do Sertão e da Zona da Mata muitos prefeitos e ex-prefeitos estão decididos a fazer somente 15 dias de campanha. Conversamos com vários prefeitos e ex-prefeito de regiões variadas e as colocações são quase unânimes. Os recursos ficaram escassos até mesmo para colocar militância entregando santinhos. Uma mudança grande foi a proibição de uso de carro de som que antes passava dia e noite usando 100% do tempo permitido soltando uma música chiclete que a pessoa entrava em casa ia dormir e a música insistia em ficar tocando “na cabeça do eleitor”. Isso não existe mais.

SEM FORÇA- O Guia Eleitoral perdeu a força de forma comprovada para as redes sociais onde o terreno é amplo e não existe favoritismo de tempo como no rádio e na televisão. Até mesmo as inserções comerciais de propaganda política nos intervalos da programação normal nas emissoras em geral não conseguem a adesão de antes pois o eleitor geralmente só liga o aparelho para acessar a Netflix e canais pagos. Quem previu que isso iria acontecer foi o sociólogo Marcos Coimbra do Vox Populi. Sua colocação foi certeira e tudo que ele previu está acontecendo. 

BANDEIRAS- o uso de bandeiras por parte dos candidatos têm sido uma coisa também que merece uma análise dos que fazem a eleição, sobretudo do Congresso Nacional que muda as leis antes de cada eleição. Essas bandeiras trazem uma politicai visual, atrapalham o deslocamento dos pedestres e o pior se constitui numa despesa financeira nas campanhas. As lideranças precisam colocar nas praças pesados tijolos de concreto com um cano de ferro ou PVC no meio. Isso tem um custo de aluguel de carro ou reboque todos os dias e pessoas para colocar e retirar no final da tarde. E sem dúvidas uma coisa que precisa ser revista. Se a lei busca a igualdade entre os condidatos, o que por si só já é uma lenda é uma mentira cabeluda, porque não haverá igualdade se o fundo eleitoral e partidário fica na mão de cartolas políticos que discriminam ou beneficiam uma “patotinha” escolhida a dedo em detrimento da universalização dos candidatos. Complicado viu. 

CUMPRIMENTO- Todo mundo está careca de saber que nos bastidores políticos circula em muitos lugares, com raríssimas excessões, acordos pecuniários de lideranças pra que façam o custeio de uma campanha. O Brasil precisa acabar com essa hipocrisia e tornar as coisas mais claras e permitidas, porque não existe “almoço grátis”.  A questão também que está acontecendo nas cidades é a falta de regularidade e cumprimento dos acordos realizados no partido pré-eleitoral. Isso daí tem levado muita gente e lideranças fortes a cruzarem os braços literalmente. E, caro leitor, não é só no andar de baixo não viu. As cúpulas partidárias que prometeram o mundo e o fundo a diversos postulantes que agora são tratados somente com “água” porque não é nem “pão e água”, é só água mesmo. A coisa tá séria e já se vislumbra muitas desistências de candidatos nessa reta inicial que já é final. Parece brincadeira mas não é. 

VISITAS - Ainda sobre a conversa que tivemos com algumas importantes lideranças que pediram anonimato, foram unânimes ao afirmar que não irão fazer, nada mais nada menos do que “campanha política” que é no sentido literal da coisa : entregar chapinhas, pedir o voto, colocar bandeira, adesivo, fazer mini carretas pra o carro de som poder tocar a música e tchau. Quem tiver esperando visitas, sobretudo aquelas em que os políticos “resolvem as coisas” podem esquecer que agora em 2022 não vai rolar. E digo mais. Haverá uma mudança no padrão do voto que vai se estender até pelo menos as eleições de 2024. Numa linguagem mais direta e objetiva: quem tiver pensando em “vender” o voto pode tirar o cavalinho da chuva. É campanha e campanha e campanha, nada mais. 

MEIOS NÃO CONVENCIONAIS- Os veículos que apresentam campanha eleitoral tradicionalmente são: Tv, rádio, jornais e revistas(impressos). Essas campanhas começam nos períodos próximos às eleições e vão até a sua ocorrência. A partir da década de 2010, a internet passou a ser um elemento central das campanhas políticas modernas. Tecnologias de comunicação, como e-mail, sites e podcasts, para várias formas de ativismo, para permitir comunicações mais rápidas por meio de movimentos dos cidadãos e entregar uma mensagem a um grande público. Essas tecnologias Internet são usadas para captação de recursos relacionada a causas, lobby, voluntariado, construção de comunidades e organização. Candidatos políticos individuais também estão usando a internet para promover sua campanha eleitoral. Em um estudo sobre campanhas eleitorais, os políticos relataram que usaram as mídias sociais para marketing e para o diálogo com os eleitores. O Facebook era a principal plataforma de marketing e o Twitter era usado para um diálogo mais contínuo, mas agora se incorporou o Instagram e o TikTok. E por essas e outras que a campanha nos pequenos municípios de Pernambuco estão esvaziadas e serão curtíssimas. É isso aí. 


PASSANDO A LUPA 🔎

TUPANATINGA - Em contato com o BLOG, o prefeito de Tupanatinga, Silvio Roque (PP), comentou sobre sua relação com o deputado federal, Dudu da Fonte (PP) e sobre como o deputado auxilia o município. “Tupanatinga deve muito ao nosso deputado federal Dudu da Fonte. Ele vem me ajudando a fazer com que o município seja diferente na saúde, educação, infraestrutura “, afirma Silvio Roque. O prefeito também fez questão de afirmar que todo município está junto para fazer com que Dudu seja reeleito.“Toda Tupanatinga vota nele com força, garra e coragem, porque ele merece o voto”, afirmou o prefeito.


SERTÂNIA - O vereador da cidade de Sertânia, Damião Silva, assumiu neste domingo (4) a presidência municipal do PP. O vereador recebeu das mãos do deputado federal e presidente estadual do partido, Dudu da Fonte a oficialização. O vereador que está em seu quarto mandato, apoia as candidaturas de Kaio Maniçoba e Eduardo da Fonte para chegar a Alepe e a reeleição para a Câmara Federal, respectivamente.Com essa nomeação, Damião espera criar laços e fortalecer sua base política no município.

SÃO CAETANO - A candidata ao Governo de, Marília Arraes, e o candidato ao Senado, André de Paula, participaram da maior carreata da história de São Caetano na noite desta sexta-feira (9). Organizada por João Leal, candidato a prefeito em 2020 e uma das principais lideranças do município, a carreata contou com vários ex-prefeitos da cidade: Doutor Neves, Jadiel Braga e Jeovásio Almeida.Os candidatos a deputado estadual, Armandinho e Helloysa Ferreira, também participaram do evento.

AFASTADOS - O PT de Pernambuco decidiu afastar de suas funções os dirigentes estaduais e municipais que descumprirem a orientação nacional e a determinação estadual de aliança do PT com a Frente Popular, que tem Danilo Cabral como candidato ao governo do Estado e Teresa Leitão como senadora. O PT e o PSB têm buscado atuar conjuntamente em todo o Brasil e coube aos socialistas indicar Geraldo Alckmin como vice na chapa de Lula. Foi o próprio PT nacional que avalizou a aliança em Pernambuco. Com o afastamento, os petistas que descumprirem a determinação ficam impedidos de falar em nome do partido, usar a estrutura partidária, além de serem passíveis de penas previstas no Código de Ética e Disciplina do PT. O PT de Pernambuco decidiu ainda que vai avaliar a possibilidade de tomar outras medidas contra os dirigentes após a disputa eleitoral.

RAQUEL E IZAIAS - A cor roxa tomou conta das ruas do comércio de Garanhuns, no Agreste pernambucano, com a visita da candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), às lojas da cidade nesta sexta-feira (9). A postulante foi recebida como futura governadora pelos moradores e comerciantes, que a aguardavam pra tirar foto nas lojas. Raquel esteve acompanhada da candidata a vice-governadora, Priscila Krause; do candidato a senador, Guilherme Coelho; do suplente de candidato ao Senado, Fred Loyo; do ex-senador Armando Monteiro, e dos candidatos a deputado estadual, Izaías Régis, ex-prefeito de Garanhuns, e Débora Almeida. Também estiveram acompanhando a agenda o candidato a deputado federal, Rodolfo Albuquerque, e o candidato a deputado estadual, Coronel Basílio


Nenhum comentário: