BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto
O ELEITORADO DE LULA EM RELAÇÃO A MARÍLIA ARRAES E A NEUTRALIDADE DE RAQUEL E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Uma apurada análise nas pesquisas divulgadas nos últimos três dias por alguns institutos nos levou a uma reflexão, feita através da observação do contexto em que se deu os referidos levantamentos. Basta observarmos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ultrapassa a barreira dos 60% dos votos em Pernambuco, não poderia chegar a esse segundo torno de uma radicalização grave a nível federal sem que isso trouxesse reflexos ao eleitorado local. Mas , se de fato isso ocorreu haverá uma explicado que será objeto de estudo da Ciência Política, que é a seara adequada para que possamos entender o contexto histórico dessa complicada e atípica eleição estadual. É nessa seara que vamos dar uma passada por alguns fatos importantes. Vamos lá:
PESQUISA IPEC- Na noite de ontem a Rede Globo de Televisão divulgou a pesquisa que coloca em vantagem Raquel Lyra do PSDB mostrando que a sua neutralidade não interferiu em absolutamente nada perante o eleitorado que vai dar o seu voto no atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) ou no candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo contrário, se no próximo domingo esses números se confirmarem estará privado que Raquel Lyra fez a opção certa em dissociar, ou pelo menos tentar, se manter a parte da disputa nacional.
A LEITURA DO IPEC- A luz da analogia da nossa modesta coluna NA LUPA com essa divulgação pela Rede Globo dos números de ontem há dois sentimentos, um de que a coisa pode já estar definida e outro de que como houveram muitos erros no primeiro turno, há quem aposte que os levantamentos poderão ser contrapontos pela decisão do eleitorado, sobretudo diante de tamanha radicalização nacional, muita gente está escondendo o voto para fugir de polêmicas.
O QUE ESPERAR- Com base na análise dos jumentos divulgados ontem a noite é possível que q eleição já esteja definida e a militância de Marília Arraes espera que haja de alguma forma alguma mudança ou erro no levantamento do instituto IPEC, o que só será possível de conferir após a abertura das urnas. De fato eleições que são levadas ao segundo escrutínio se tornam muito complexas por vários motivos. Em nosso estado não seria diferente. Está ficando evidente que a neutralidade de Raquel Lyra está trazendo consequências mais benéficas pra ela do que danos. Faltam 04 dias pra as eleições, o que é uma infinidade diante das atípicas situações que levaram as atuais candidatas a essa segunda etapa.
CASO ACONTEÇA- Em caso de confirmação da vitória de Raquel Lyra haverá uma mudança padrão na configuração do núcleo do poder no Palácio do Campo das Princesas. Porém existem alguns socialistas que estão fechadíssimo com Raquel Lyra entre eles Gonzaga Patriota, Guilherme Uchôa Júnior, Rodrigo Novaes, Caio Maniçoba é uma infinidade de prefeitos do PSB. Numa análise apurada a maior parte das lideranças socialistas foram com Raquel Lyra, grande parte por causa de questões locais. Mas a verdade é que Raquel Lyra terá que governar com esses atores políticos. Ou seja, haverá forte presença socialista no governo tucano de Raquel Lyra.
ELEITOR DE LULA- Pelo menos mas pesquisas divulgadas nos últimos dias não há simetria alguma entre o percentual de votos de Lula e a candidatura de Marília Arraes. Isso significa que há uma parcela do eleitor que votará em Lula mas mesmo assim prefere a nível estadual votar em Raquel Lyra, independente de sua posição política no segundo turno. Pelo IPEC de ontem isso chega a uma média de 20% dos eleitores de Lula. Cerca de 1 milhão de votos. Não é um número baixo de forma alguma. A antevisão desse eleitorado é um instrumento bastante curioso e entrará para a história dessas eleições como a mais complexa de toda a nossa história. Esse eleitorado lulista pode aprontar uma surpresa grande no próximo domingo. Levando-se em conta que há uma necessidade de mudança nos mecanismo que atestam os números de levantamentos eleitorais, isso ficou claro no primeiro turno, precisamos aguardar para ver o que vai dar. É isso pode dar em muita coisa, inclusive em muita coisa mesmo. É isso aí.
PASSANDO A LUPA 🔎
Nesta quarta-feira trazemos a atuação parlamentar na Casa Raimundo de Moraes, da vereadora Magda Alves(PP) que como sempre está por dentro de temas que são do grande interesse da sociedade. Desta vez Magda pede informações importantes que podem beneficiar os professores de Garanhuns. Vamos lá:
MAGDA ALVES - A vereadora Magda Alves (PP) apresentou requerimento na Câmara de Garanhuns solicitando Informações à Prefeitura de Garanhuns quanto ao envio de Projeto de Lei ao Poder Legislativo para regulamentar o rateio dos recursos dos precatórios referentes ao período de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), junto aos Professores do Município, que trabalharam entre os anos de 1997 a 2006.
FALA MAGDA ALVES:
“Vários Professores da ativa, aposentados e até mesmo as famílias dos já falecidos têm o direto de receber o abono destinado aos Profissionais do Magistério da Educação Básica que estavam em efetivo exercício das funções na Rede Pública do Município de Garanhuns, durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef, ou seja: entre 1997 e 2006”, colocou vereadora Magda Alves, que ainda completou: “Precisamos saber quais as providências estão sendo adotadas para os Professores recebam os valores que são seus, por direito”, justificou Magda Alves, cujo pedido de informações foi aprovado. Agora, a Prefeitura de Garanhuns tem um prazo de até 30 dias para enviar as informações ao Gabinete da Parlamentar.
FIM DO PRAZO- Terminou ontem dia 25/10 o prazo para os vereadores apresentaram os requerimentos de inscrição para a disputa dos cargos da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Garanhuns, para o biênio 2023-2024 a eleição será na próxima sexta feira dia 28/10.
GRAVATÁ - A relação entre o prefeito Joselito Gomes e o vice-prefeito da cidade de Gravatá-PE, Júnior Darita, azedou de vez. O prefeito exonerou o vice-prefeito na última terça-feira (19). Segundo este blogueiro apurou, a relação começou ficar desgastada já no último São João, quando o prefeito nomeou uma comissão para fazer as festividades juninas, em detrimento do secretário, e a gota d’água foram nestes últimos dias quando o vice-prefeito Júnior Darita, declarou apoio a candidata Raquel Lyra. Bastou Darita postar nas suas redes sociais, seu apoio a Raque Lyra, o prefeito que apoia Marília Arraes, o exonerou do cargo. “Neste 2º turno escutei a voz do povo e segui meu coração! Acredito na força da mulher aqui representada por Raquel Lyra. Por Gravatá, por Pernambuco, voto em Raquel Lyra!!!“,postou Darita na sua rede social.
PAULO NO SERTÃO - O Governador Paulo Câmara, estará nas cidades de Sertânia e Iguaracy, na próxima quinta-feira (27), às 9:30 horas o governador visita as obras da PE-265, e às 11horas, estará inaugurando a segunda etapa da pavimentação da PE-310, que liga Iguaracy ao Distrito de Quitimbú de Custódia. A uma grande expectativa dos prefeitos Zeinha Torres (Iguaracy) e Luciano Torres (Ingazeira), para o governador assinar a ordem de serviço para construção da pavimentação da PE- 282 que liga Iguaracy ao Distrito de Jabitacá e da PE-282, que liga Ingazeira ao KM 49 da PE-275.
MARCIA E DUQUE - A relação da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado com o deputado estadual eleito Luciano Duque, já azedou de vez, criador e criatura não se bicam e a expectativa é de um enfrentamento entre ambos em 2024, Duque criou um monstro que agora se recusa a seguir sua cartilha, e Márcia, que gostou do poder, da cadeira e da caneta acha que pagou o que devia a Duque com o seu apoio na eleição de Deputado Estadual. Vem um clássico aí.
RAQUEL NA FRENTE - Na noite desta terça-feira (25) saiu a nova pesquisa IPEC, encomendada pela Rede Globo, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, com as intenções de voto no segundo turno eleitoral para o Governo de Pernambuco. Segundo registro da Justiça Eleitoral, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança 95%. A pesquisa releva que Raquel Lyra (PSDB) está na liderança com 51%, seguida de sua adversária do Solidariedade, Marília Arraes, com 43%. Brancos e nulos chegam a 3%, e não sabe ou não responderam 3%. A pesquisa está sob o registro PE-04280/2022.
REJEIÇÃO - A pesquisa Ipec apontou ainda o índice de rejeição das candidatas. A sondagem mostra que 36% dos eleitores pernambucanos não votariam de jeito nenhum em Marília Arraes, e 23% não votariam de jeito nenhum em Raquel Lyra. O levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 11 de outubro, indicou que Marília tinha 32% de rejeição, e Raquel, 18%.
EXPECTATIVA - O Ipec perguntou, ainda, quem os eleitores acham que vai ganhar a eleição, independentemente da intenção de voto. Veja o resultado: Raquel Lyra (PSDB): 57% Marília Arraes (Solidariedade): 35% Não sabem/preferem não opinar: 8%
SAIU DO MURO - O deputado federal Túlio Gadelha (Rede) declarou apoio à candidata Raquel Lyra (PSDB) para governadora de Pernambuco. O parlamentar e a postulante estiveram reunidos na tarde desta terça (25), onde conversaram com a imprensa. O encontro também contou com lideranças políticas da Rede de diversas regiões do estado. O Deputado declara apoio aos 48 minutos do segundo tempo, nas redes sociais foi bastante criticado, e chamado de oportunista, pois só toma posição há 4 dias das eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário