BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
PESQUISAS- Dois institutos de pesquisas divulgaram números na última terça feira. Eles são os dados iniciais, mas talvez não tenham captado ainda o que chamamos de “nova correlação de forças políticas”. Isso na prática se refere a formação dos palanques de apoio neste segundo turno da eleição para governador do nosso estado, mais especificamente. Temos muitas análises que precisam ser vistas e pelo andar da carruagem é possível que na próxima semana após as visitas de Bolsonaro e Lula a Pernambuco, tenhamos sim um cenário real e que dificilmente comportará mudanças a nível numérico, a não ser que haja fatos novos relevantes, o que parece ser impossível.
UMA ANÁLISE DAS DUAS PESQUISAS UMA FEITA POR TELEFONE E OUTRA PRESENCIAL
TELEFONE/ BIG DATA- Pesquisa eleitoral da Real Time Big Data para o segundo turno na disputa pelo Governo de Pernambuco aponta Raquel Lyra (PSDB) com 54% das intenções de voto e Marília Arraes (Solidariedade) com 35%. Branco ou nulo somam 7% e os indecisos, 4%.
Nos votos válidos, Raquel tem 61% dos votos e Marília soma 39%. Raquel lidera em todas as estratificações da sondagem: por faixa de renda, gênero, religião e nas diversas regiões do Estado. A pesquisa entrevistou por telefone 1.000 eleitores em Pernambuco, entre 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número PE-01923/2022.
PRESENCIAL- IPEC/GLOBO- Pesquisa do Ipec divulgada há pouco, encomendada pela Globo, aponta que a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que a candidata Marília Arraes (Solidariedade) tem 42%. Este é o primeiro levantamento para o governo de Pernambuco do instituto após o primeiro turno das eleições.
As entrevistas foram feitas entre domingo (9) e esta terça-feira (11). Foram ouvidas 2.000 pessoas em 75 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04635/2022.
COMPARATIVOS- Caro leitor entre as duas pesquisas há uma disparidade numérica muito grande que não encontra paradoxo na estatística moderna aplicada aos modelos metodológicos. O caso só pode ser analisado de fato por estatísticos, que não é a especialidade deste articulista, embora mantenha diálogo com vários analistas que sempre são ouvidos com atenção para que possamos compreender a notícia e os fatos que a cercam. Mas a pesquisa Real Big Data traz um método, digamos, questionável uma vez que foi realizada por telefone. Já a do Instituto IPEC, realizada por entrevistas presenciais parece em tese mostrar um cenário mais próximo da realidade, onde crava uma diferença de 8% entre as candidatas ao segundo turno. Porém acreditamos que o cenário só deve cristalizar não próxima semana, após a passagem de Lula(PT) pelo nosso estado.
REAGRUPAMENTO 1- Com Raquel Lyra recebendo apoios como o de Anderson Ferreira, Mendonça Filho, Miguel Coelho e algumas dezenas de prefeitos, houve um reagrupamento não sua campanha, que de fato a retirou do centro e esticou a corda mais à direita. Aqui é visível que tornou-se a opção natural dos bolsonaristas porque se há uma polarização na campanha ela tende a se reproduzir nas disputas estaduais, logo aqui não seria diferente. Raquel Lyra se reagrupou a direita e manteve o centro.
REAGRUPAMENTO 2- A deputada federal Marília Arraes conseguiu agrupar a esquerda verdadeira em torno de sua postulação ao Palácio do Campo das Princesas e desse forma conseguiu em definitivo o apoio declarado do maior cabo eleitoral possível no estado de Pernambuco: o do ex-presidente e atual líder nacional das pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva que amanhã estará no Recife para um grande ato de rua ao lado da neta de Miguel Arraes de Alencar. Marília também recebeu a adesão de vários partidos, diversos deputados federais e estaduais e também conta com dezenas de Prefeitos pernambucanos. Está apta para enfrentar também a comoção popular que se abateu sobre nosso estado quando do falecimento trágico do esposo de sua opositora. Marília Arraes reagrupou toda a esquerda legítima de Pernambuco.
AS HIPÓTESES- Para Marília Arraes vencer se faz necessário que Lula esteja na campanha de verdade e ele já fez a estreia num vídeo que ficou viral na terça feira passada, mesmo dia que saiu as primeiras pesquisas. E amanhã Lula dará sequência numa grande caminhada pelas ruas do centro do Recife. Será importante que a esquerda esteja nas ruas para dar vazão ao coração do eleitor mais simples. Se faz necessário que os movimentos sociais entrem na campanha de forma efusiva, sem vacilos.
PASSANDO A LUPA 🔎
As ações dos vereadores na Câmara Municipal de Garanhuns precisam ser do conhecimento da população e hoje nós trazemos aqui a produção legislativa de Luzia da Saúde, vereadora que tem trabalhado em toda a cidade, mas que é também representante do Bairro do Manoel Chéu. Vamos lá:
LUZIA DA SAÚDE- A Vereadora Luzia da Saúde (PTB) vem trabalhando pra promover melhorias para os funcionários e cidadãos que utilizam as instalações do Posto de Saúde de Manoel Chéu. A Parlamentar reivindicou, através de Ofício encaminhado a Prefeitura de Garanhuns, em Sessão na Câmara de Garanhuns, a realização de uma ampla reforma no prédio que abriga a Unidade Básica de Saúde do Bairro Manuel Chéu.
FALA VEREADORA LUZIA :
“Defendo a realização, com urgência, dos serviços de manutenção nas redes elétrica e hidráulica; telhado, pintura daquele Posto de Saúde. Também reivindiquei a capinação do terreno. Com os serviços, estaremos ofertando melhores condições de trabalho para os Servidores Municipais, bem como de atendimento para às famílias que são atendidas naquela Unidade”, destacou Luzia da Saúde.
PRESIDENTE DA AMUPE- Primeira mulher prefeita reeleita da história de Surubim e presidenta da Amupe, Ana Célia confirmou, na tarde de terça-feira (11) passada, que irá apoiar Marília Arraes ao Governo de Pernambuco neste segundo turno. A oficialização do apoio aconteceu na sede do Solidariedade, no Recife. "Vivemos um momento decisivo na história do nosso país. Eleger Lula presidente é trazer de volta um Brasil que confia na democracia, que rejeita o ódio, que cresce com desenvolvimento social. É hora de deixar de lado as diferenças e juntar esforços por um bem maior, por isso, tomei a decisão de votar em Marília Arraes para o Governo do Estado, no próximo dia 30."
Nenhum comentário:
Postar um comentário