BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
O QUE DANILO CABRAL ESTÁ FAZENDO DE CIDADE EM CIDADE
Num curioso momento de finalização do 2º turno das eleições de 2022, o deputado federal Danilo Cabral do PSB, resolve ir visitar prefeitos pelo estado. Seu gesto não passou despercebido pela cena política pernambucana. Vamos dar uma analisada no que de fato poderia estar passando na cabeça do ex-candidato a governador que ficou em 4º lugar no primeiro escrutínio. Vamos lá:
GESTO 1- Muitas pessoas estranharam o fato do deputado federal Danilo Cabral, que foi derrotado no primeiro turno das eleições 2022 está de cidade em cidade sobre o pretexto de estar agradecendo aos prefeitos que o apoiaram na sua tentativa de virar governador do estado. Danilo teve pouco mais de 800 mil votos e naturalmente colocou alguma coisa na sua cabeça para fazer essa rota de gratidão pelas cidades do Sertão a Capital. E um caso raro que alguém após o término de uma não bem sucedida campanha, retorne aos lugares onde foi votado, mesmo que seja para agradecer os sufrágios obtidos nas localidades.
GESTO 2- Esse movimento de Danilo Cabral chamou bastante atenção e também usou o pretexto de que está indo reforçar a campanha de Lula. Mas a verdade é que Danilo Cabral se despede dos mandatos e da Câmara Federal, onde não há dúvidas, gostaria de passar os próximos quatro anos. Porém ao fazer a opção pela disputa ao Palácio do Campo das Princesas, sabia dos riscos e acreditou primeiro na vitória, e depois no acréscimo de sua biografia.
O RECALL- Na verdade Danilo aposta agora no recall de sua disputa ao governo do estado para que seja lembrado nas próximas eleições como um ativo eleitoral que possa lhe garantir em breve algum mandato. Caro leitor, nos bastidores desse mundo é comum a gente ouvir a frase: “político sem mandato, e nada, o nada, ainda tem mais valor”. Essa máxima acima pode ser explicada por várias teorias, mas também possui exemplos práticos da assertiva. Bom, mas Danilo Cabral aproveitou o fato de estar no mandato de deputado federal, possuir o Cotão Parlamentar (verba que cobre todas as despesas de viagem de um deputado federal as cidades do interior) e de consolidar uma “lembrança” do seu nome para muito em breve também começar a ter o chamado “voto de opinião”. É isso daí.
DESFAZENDO- Danilo Cabral tem aproveitado a sua rota cidades afirmando que quem assumir o Governo de Pernambuco, seja Raquel ou Marília, herdará um estado equilibrado financeiramente e que Paulo Câmara entregará o resultado de uma grande gestão. Curioso nessa seara é que durante a sua campanha Danilo Cabral foi obrigado a esconder o seu padrinho Paulo Câmara por causa da rejeição do governo apontada nas pesquisas de diversos institutos.
PROXIMIDADE- A bem da verdade Danilo Cabral foi vereador do Recife e o seu chefe de gabinete na Câmara de Vereadores, para vocês que ainda não sabem, era Paulo Câmara. Amigos íntimos e próximos, colegas de trabalho e aliados na política, Paulo levou sorte, foi alçado por Eduardo Campos e a Danilo Cabral restou o prêmio de consolação: o mandato de deputado federal. Agora Danilo Cabral precisa manter a harmonia com Paulo Câmara e refazer a confiança da amizade. Que segundo fontes foi abalada, na campanha do 1º turno. É isso aí.
PASSANDO A LUPA 🔎
PESQUISA/EMPATE - O Instituto Potencial e a Folha de Pernambuco divulgaram na tarde desta quinta-feira (27) mais uma rodada da pesquisa para o Governo de Pernambuco. Marília Arraes aparece empatada tecnicamente na liderança com Raquel Lyra. A candidata de Lula chegou aos 46,5% das intenções de voto, enquanto Raquel está com 50,3%. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Demonstrando preparo em todos os debates e com posicionamentos firmes, Marília consolidou a curva de crescimento nesta reta final da campanha e tem chance de ganhar as eleições no próximo domingo. A pesquisa ouviu mais de 1.000 pessoas em 70 cidades do Estado e foi realizada entre os dias 21 e 26 de outubro. A pesquisa Potencial está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-01529/2022.
ATUAÇÃO DO VEREADOR- Na Casa Raimundo de Moraes hoje trazemos a atuação parlamentar do vereador Damásio Cardoso que pretende ajudar a retomar importante prova do atletismo de nossa cidade. Vamos lá:
DAMÁSIO CARDOSO- O Vereador Damásio Cardoso (PSB) quer a volta da realização da tradicional Corrida da Fogueira. Para tanto, o Parlamentar apresentou proposição na Câmara de Garanhuns, reivindicando a realização de uma parceria entre a Prefeitura de Garanhuns e o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, que garantiria a realização do Evento Esportivo.
FALA VEREADOR DAMÁSIO;
“Trata-se de uma tradicional prova de pedestrianismo, que durante muitos anos foi realizada com sucesso, num percurso entre os municípios de São João e Garanhuns, no período junino. A volta da Corrida da Fogueira será muito importante, tendo em vista que reunirá atletas de várias partes do Brasil, incentivando assim a prática desportiva em Garanhuns e no Agreste Meridional”, justificou Damásio Cardoso. Após aprovada no Legislativo Municipal, a proposição seguirá para apreciação do Governo Municipal e da Unidade do Exército Brasileiro em Garanhuns.
EMPATE - A segunda pesquisa para o Governo de Pernambuco realizada pelo Instituto Potencial em parceria com a Folha de Pernambuco aponta uma pequena subida (0,2%) de ambas as candidatas na intenção de votos estimulada. A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) saiu de 50,1% para 50,3%, enquanto a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) pulou de 46,3% para 46,5%. O novo levantamento mantém o empate técnico no limite da margem de erro, que chega a 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Mil pessoas, de 70 municípios, abrangendo todas as regiões do Estado, foram entrevistadas por telefone, do dia 21 de outubro de 2022 até ontem (26 de outubro). A diferença também foi pequena entre os que ainda não sabem em quem votar: 2,5% contra 2,6% nos dados anteriores. A maior queda foi entre os que não quiseram responder. O primeiro levantamento registrou 0,4% e agora, 0,1%. Entre os primeiros entrevistados, 0,3% disse que vai anular o voto. O índice cresceu agora para 0,4%. O percentual se manteve entre os que afirmam votar em branco: 0,3% Maioria das pessoas ouvidas é mulher (536), contra 464 homens. O maior número (245) se concentra na faixa etária de 45 a 59 anos e o menor (17), entre 16 e 17 anos. A partir dos 70 anos, o eleitor não é mais obrigado a votar, mas 58 deles, até os 79 anos, e 26 com idade superior a 79 anos foram entrevistados. 207 têm de 25 a 34 anos e outros 207, de 35 a 44. De 60 a 69 anos de idade, são 106; 84 estão entre 21 e 24 anos, e 50 têm de 18 a 20 anos. Sobre o grau de instrução, 255 pessoas disseram ter ensino médio completo; seguidas por 241 com fundamental incompleto; e 156 com ensino médico incompleto; 109 delas apenas leem e escrevem; 79 têm o superior completo, enquanto 67 se declararam analfabetas; 48 fizeram o fundamental completo e 45 não concluíram o ensino superior. Entre os entrevistados, 594 afirmaram ter até dois salários mínimos como renda mensal familiar; 271 recebem mais de dois e até cinco salários mínimos; 80 falam em mais de cinco e até dez salários; e 55 consultados declararam renda mensal superior a dez salários mínimos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº PE-01529/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário