BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
RAQUEL LYRA PRECISA REPAGINAR A CASA CIVIL DO GOVERNO ESTADUAL
Neste sábado trazemos aqui um tema muito recorrente no meio político, sobretudo para prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. O funcionamento da chamada Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco. Essa é uma área que Raquel Lyra precisa reinventar, sobretudo porque nos últimos anos não funcionou a contento para as lideranças políticas nosso estado de Pernambuco. Vamos lá:
O QUE É CASA CIVIL- Em Pernambuco , a Casa Civil é o órgão diretamente ligado ao chefe do Poder executivo do Estado de Pernambuco.
Por fazer parte da estrutura do poder executivo, pode possuir status de “secretaria de governo”, conforme se refira ao poder executivo estadual.
Devido à ligação direta com o chefe do Poder Executivo no caso ao Governador e a futura governadora Raquel Lyra. nos sistemas de governo o secretário-chefe da Casa Civil geralmente é considerado o mais importante assessor de um governador. Pra você entende de uma maneira mais simples, caro leitor aqui NA LUPA, de uma maneira bem ampla, o ministro da Casa Civil é o que tem a função de ajudar o governo a gerenciar e integrar todas as suas funções do Governo de Pernambuco.
ANTE SALA- São muitas as reclamações que vamos discorrer aqui para que você entenda caro leitor, de forma simples o funcionamento desse órgão estatal que deveria ser o propulsor de políticas de unidade e um balcão de resultados aos municípios pernambucanos. No entanto, a Casa Civil ao longos dos anos deverá formou apenas em pára-choque do governador e um
Lugar apelidado por vários prefeitos como a “Terra do Nunca”, devido as fantasias e promessas não cumpridas e além disso, segundo uma fonte que pediu reserva, o lugar na atividade, e já faz muito tempo se notabilizou por “tapinhas nas costas” e cenário para “fotografias” para que os políticos que procuram o governador ou uma ação governamental voltem aos seus municípios dizendo: “estive Jó palácio”. Um mero faz de conta. Raquel Lyra tem a obrigação de dar uma nova cara a esse importante núcleo que pode levar um governo ao auge da união e do respeito. No imaginário de lideranças políticas que pra lá se deslocam, funciona a ante-sala do governador. Só que não.
OFÍCIOS FORMAIS- É bastante comum que sejam entregues “em mãos” pela que para lá se dirigem no 1º andar do Palácio do Campo das Princesas, ofícios emitidos por prefeitos, ex-prefeito, deputados federais e estaduais e de lideranças de todo o arco de forças que apoiam um governo. A questão é que como já foi deixado explícito aqui em outras colunas do nosso Blog, bem toda solicitação é sequer “levada a sério”. Na atualidade e já faz muito tempo, funciona um filtro (não falamos do artefato de barro que ajuda a matar a sede de todos nós). Um filtro do que deve e do que não seve chegar até o governador, embora não chegue nada. Isso mesmo : nada ! Ali morre projetos, solicitações e assuntos importantes para os municípios que não são levados a análises de outros importantes atores governamentais.
A VERDADE- Alguma coisa que possa pelo crivo rigorosíssimo dos atores que comandam e dão as cartas nessa importante secretaria estadual só anda se já tiver uma grande amarração por trás de algum padrinho relativamente forte e de prestígio nas hostes governamentais. Raquel Lyra tem o dever de regular e recuperar o protagonismo dessa importante secretaria de estado que pode ajudar a alavancar o governo sem falar nas solicitações de lideranças de todas as regiões que conhecem de perto as necessidades do povo do nosso estado. É na Casa Civil que também são feitas as tratativas com as bancadas de deputados federais e estaduais que darão sustentação a base política do futuro governo.
DINAMISMO- Raquel Lyra tem a prerrogativa de dar uma nova tônica a Casa Civil. Além das funções institucionais, a secretaria precisa ser formada por representantes de todas as regiões para que num arco integrado de gerências de todas as partes do estado de Pernambuco, seja possível alcançar a integração e a união. Na gestão de Eduardo Campos a Casa Civil possuía uma coisa fundamental: atenção as lideranças com e “sem mandato”. Sim, pois os que estão sem mandatos hoje são potenciais lideranças que podem recuperar o mandato daqui a dois anos. Um ex-prefeito que procura a Casa Civil é um potencial prefeito que pode voltar ao cargo na eleição subsequente e com certeza o governo terá que manter a sua relação institucional com ele. Então o melhor é o mais lógico é que essa pessoa seja tratada com respeito e atenção.
PREFEITO- Outra coisa que ficou bastante evidente nos últimos tempos foi o número de prefeitos de mandato que nunca colocaram os pés no gabinete do governador Paulo Câmara. São dezenas que em fila indiana envergonha a memória de Eduardo Campos, que sempre teve atenção total a esses líderes locais e por isso tinha o apoio da “esquerda, da direita e do centro” na imensa maioria dos municípios de Pernambuco. Raquel Lyra precisa escalar um Secretário da Casa Civil que seja paciente, que delegue atenção máxima aos que se dirigirem ao órgão instalado no lado esquerdo do 1º andar do Palácio do Campo das Princesas. E como, Eduardo fez, ao longo do dia ou da semana, receber o relatório de quem visitou, o que solicitou e o que foi feito e o que não foi feito em relação aquela visita e a solicitação que foi feita. É Deda maneira que Raquel Lyra vai restaurar o protagonismo da Casa Civil do Governo de Pernambuco.
PASSANDO A LUPA 🔎
MINISTÉRIO – O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), não está descartado a possibilidade de o socialista ocupar uma dos ministérios do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se inicia no dia 1º de janeiro de 2023. Pela competência e capacidade técnica, Paulo deve ser convidado pelo petista. O socialista não tem deixado escapar, mas é um dos nomes cotados do Partido Socialista Brasileiro (PSB)
DANADA - A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) não deve cometer os mesmos erros de Paulo Câmara que não foi o melhor, nem tão pouco o pior governador da história de Pernambuco. Falhou na desconstrução da pecha que caiu sobre o seu governo de ser PÉSSIMO nas estradas e ÓTIMO na cobrança de tributos. Foi ignorado por prefeitos, que mesmo beneficiados com ações do estado omitiram os méritos do governador, sem explicitar investimentos e obras executadas. O tal do bajulador também ajudou Paulo a se desgastar politicamente, porque para eles, tudo estava as mil maravilhas… Tomou água nos ouvidos e comprometeu João Campos, a última ressaca do PSB, que está indo no mesmo caminho do aliado.
TA OTIMO - – O ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, General Walter Braga Netto (PL), disse nesta quinta-feira (17.nov.2022) que o Presidente Jair Bolsonaro (PL) está bem e que já se recuperou da erisipela em sua perna, infecção causada por uma bactéria. Segundo Braga Netto, Bolsonaro deve voltar a frequentar o Palácio do Planalto em breve. “Deve voltar logo, já se recuperou da infecção. Tá tudo bem”, afirmou. A declaração do ex-ministro foi dada a jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, enquanto conversava com apoiadores de Bolsonaro. Braga Netto não definiu uma data para o retorno do chefe do Executivo ao Planalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário