terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Na Lupa 🔍 Terça 06/12/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


EDUARDO DA FONTE QUER PROTAGONISMO NA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA ALEPE

Hábil ao extremo e silencioso que joga xadrez político sem pressa e pratica a paciência com requintes de monastério. Silencioso e que calcula e enxerga por trás dos muros da política, o deputado federal Eduardo da Fonte está  campo para cooptar a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o seu grupo político. Já enxerga longe o que ninguém ainda viu a “olho nu” e não será surpresa alguma se Da Fonte carimbar para o seu PP (Partido Progressista) o cargo mais alto da mesa diretora da ALEPE. Podem anotar, ele está no jogo e pilotando o avião dessa eleição. 
ENXERGANDO LONGE- O deputado federal Eduardo da Fonte enxergou o óbvio: o nome do deputado estadual Antônio Moraes para o cargo de presidente do legislativo estadual. Moraes que é ex-tucano, mas que possui comportamento tucano da gema, vai como uma luva as pretensões de Eduardo de Levar o seu PP ao comando da ALEPE.  É como se Da Fonte falasse: olha Raquel eu tenho o melhor nome que é do seu convívio e por ser ex-tucano, porque Antônio Moraes também foi filiado ao PSDB 45 de Raquel Lyra e lá deixou grandes amizades e muito respeito entre todos os filiados. É apostando de saída nessa tática que o deputado federal joga o jogo, porém com Eduardo da Fonte, que não entra em bola dividida, porque ele não só tem plano B em tudo que faz, como me permita caros leitores dizer por conhecer, que o deputado federal tem plano de um alfabeto inteiro. 
No Brasil, a Assembleia Legislativa dos estados federados são os órgãos de poder legislativo dos respectivos estados por meio dos deputados estaduais. Ao contrário da representação federal, é unicameral. As Assembleias Legislativas são compostas por deputados (estaduais) eleitos a cada quatro anos em voto direto e secreto pelo método D'Hondt, sendo o número de membros igual ao triplo da representação na Câmara dos Deputados.
Compete à Assembleia Legislativa dar posse ao governador e vice-governador, bem como julgar as contas e crimes de responsabilidade do executivo estadual, solicitar intervenção federal para garantir o cumprimento das constituições (federal e estadual), votar projetos de lei vindos do governador e de qualquer deputado, entre outros. 
Em Pernambuco ser presidente da Assembleia Legislativa (ALEPE) confere ao titular um poder descomunal, sobretudo juntos as bases do deputado que se elege presidente da casa. Este tem suas demandas no governo estadual aprovadas a jato e com atenção e distinção especial. Para o deputado federal Eduardo da Fonte, é a extensão de sua força de atuação e barganha também para os seus aliados políticos e suas bases em geral. Eduardo da Fonte é um dos políticos mais brilhantes de Pernambuco, que alguns gostem dele ou não, mas precisam reconhecer: É um vitorioso. Já dizem que no meio político antes de alguém dar um passo é preciso esperar Da Fonte se manifestar, isso porque todo mundo sabe que não pisa em falso é só dar o passo com consistência e habilidade inigualável. 
Na campanha passada um prefeito aqui do Agreste Meridional foi pressionado pela vereadores a dar apoio a Marília Arraes, tendo ele apoiado Danilo Cabral no primeiro escrutínio. O prefeito reuniu a bancada de Vereadores e as lideranças e disse: “Minha gente, se acalmem não vamos errar, já erramos no primeiro turno. Vamos esperar Eduardo da Fonte decidir para onde ele vai. Para o de ele for nós iremos. O cara não dar uma “fora”, só vou anunciar apoio a Marília ou a Raquel Lyra depois que eu ver Eduardo da Fonte decidir quem vai apoiar”, colocou o gestor. 
VAI LONGE- E podem se preparar que em 2026 Eduardo da Fonte vira ainda mais forte e ainda mais ousado politicamente. Mas nada dele será precipitado e sem cálculo. Na hora certa e no momento exato o parlamentar saberá entrar em campo. Desde já apostamos que na próxima eleição ele será eleito Senador da República. Quem falar com Eduardo da Fonte sobre isso não vai arrancar uma palavra dele sobre o assunto, pois ele não queima etapas e não antecipa as jogadas. Com a bola nos pés ele corre para o gol e faz os dribles certos e dar até chapéu no adversário e finaliza com um golaço. Este é Eduardo da Fonte,  que com uma inteligência fora do comum, foi lá e elegeu também o seu filho Lula da Fonte, para deputado federal no PP e agora transita por dois gabinetes de deputado na Câmara Federal. A eleição da ALEPE trará surpresas, mas Eduardo da Fonte estará na fita. Podem apostar! É isso aí. 

PASSANDO A LUPA 🔎 


Hoje mostramos um pouco da atuação parlamentar do vereador Professor Márcio. Vamos lá:

PROFESSOR MÁRCIO LUTA POR OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA DE MANOEL CHÉU 

ATUAÇÃO- O Vereador Professor Márcio (PTB) vem lutando para garantir obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Silvino Almeida, localizada na comunidade de Manoel Chéu. Ele apresentou requerimento na Câmara de Garanhuns, reivindicando a ação ao Governo de Garanhuns. 
MODALIDADE- Além das melhorias estruturais, o Parlamentar também defende a ampliação daquele Educandário, de forma que possa ofertar melhores condições de trabalho para os professores e de ensino para os alunos, bem como a implantação de novas modalidades de ensino, com a educação em tempo integral. 

FALA PROFESSOR MÁRCIO:
“Queremos a realização de melhorias na parte elétrica, hidráulica e hidro sanitária, além da substituição de forros e melhorias no telhado e no piso. Também defendemos uma nova pintura e construção de novas salas de aula e de pátios mais espaçosos. Enfim, queremos uma ampla reforma, pois é necessária e àquela comunidade merece”, destacou o Professor Márcio.

Nenhum comentário: