BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
O BOLSONARISMO NÃO VAI DESAPARECER DA CENA POLÍTICA NACIONAL
Uma coisa que está bastante claro para todos os cientistas políticos chamados a opinar sobre os recentes atos antidemocráticos e ainda repercutindo, as graves cenas de vandalismo que se assemelham a um ataque terrorista. Fazendo uma análise mais profunda, sem o viés da paixão política e ideológica, é claro e notório que o Bolsonarismo não é apenas um movimento da moda, ele é algo mais consistente, mas afirmativo do que uma teoria ou um modismo.
CONVIVÊNCIA- O Brasil terá que viver e conviver com o movimento bolsonarista, que a priori, veio pra ficar e possui representantes em todos os municípios do país. Da cidade grande a pequena, há admiradores e seguidores da doutrina bolsonarista e a essa altura já não importa mais o meio de cooptação ou conversão a essa linha política de militância. Os seus métodos, embora sejam agressivos, pelo menos é o que se ver na prática, está desde já enraizado na crença entre o bem e o mal. São milhares de apoiadores e adeptos.
DICOTOMIA - Para os seus adeptos, o mal será sempre qualquer força que se oponha ou que se coloque no caminho das ideias de Jair Messias Bolsonaro, mesmo levando-se em conta que ninguém sabe e ninguém viu que ideias são essas, uma vez que tudo que provém do Capitão Ex-presidente da República, sempre aparenta vir do improviso, embora seja minuciosamente calculado. Tenham certeza disso caro leitor.
QUASE GANHA - O presidente Jair Messias Bolsonaro, acertou em alguns quesitos na sua administração, porém o seu legado ficou marcado por posturas radicais aparentemente contra o sistema posto. Na verdade trata-se de uma tática de se opor a tudo quanto possa ser prático e objetivo. É na subjetividade que Bolsonaro cresce a ponto de por um triz não ter sido reeeleito. Portanto o Brasil vai conviver com essas forças paralelas por muitos e muitos anos e acredito que por décadas. O Bolsonarismo não pertence mais a Bolsonaro, ele se transformou numa ideia, num ideologia e principalmente, parece ter sido transformado em uma doutrina e escola política, goste o leitor ou não, essa é uma verdade. Em tempo nossa colocações aqui sempre são uma análise real, desprovidas de paixão, mas que de fato são visíveis e não se pode fechar o olho para os fatos. Essa é a missão do Blog do Edney. Levar os fatos como eles são.
BASE BOLSONARISTA- Com representantes no Senado Federal e na Câmara dos Deputados possui parlamentares eleitos na onda de difusão dessa ideologia, em que a grande maioria dos seus representantes são eleitos no voto de opinião dos adeptos do movimento bolsonarista. Não seria uma antítese ao petismo, a coisa já ultrapassou esse sinal vermelho há muito tempo, e não pertence mais aos políticos. Está inculcado não mente de mais de 40 milhões de eleitores e vai se protrair no tempo. Até quando vai existir ninguém sabe, mas é possível que não acabe nunca e passe aos anais da história brasileira como um movimento que nasceu e tornou-se parte também do sistema político. É isso aí. Embora tudo passe, eles passarão.
PASSANDO A LUPA 🔍
SIGILO - Após a lista de visitantes que Michelle Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada ser divulgada nesta quarta-feira (11), a ex-primeira dama ironizou o conteúdo publicado. A relação de visitantes fazia parte dos documentos submetidos ao sigilo de 100 anos decretado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Michelle compartilhou em seu Instagram, através dos stories, um link que contém a lista das visitas. Na publicação, ela colocou um GIF de uma criança rindo para compor a imagem e, embaixo, escreveu: "Fazendo só uma correção: 'a cabeleireira' é minha manicure".
PAPUDA - A Polícia Federal encerrou a tomada de depoimento dos bolsonaristas envolvidos nos ataques golpistas contra prédios públicos em Brasília no domingo (8). Das 1.843 pessoas detidas no acampamento no Quartel-General do Exército na segunda (9), 1.159 foram presas e encaminhadas para o complexo penitenciário da Papuda e outras 684, a maioria mulheres, crianças e idosos, foram liberadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
MUCIO - O ministro da Defesa, José Múcio, negou à CNN que tenha entregado carta de demissão ou sido retirado do governo, nesta terça-feira (10). A declaração foi dada após o deputado federal Andre Janones (Avante) publicar em seu Twitter que a renúncia aconteceria nas próximas horas. Questionado sobre o assunto, Múcio respondeu que “de jeito nenhum” deixou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo apuração da CNN, um interlocutor do presidente Lula afirmou à emissora que não descarta a saída do ministro mais adiante, e chamou a atenção para o silêncio dos comandantes das Forças Armadas após a invasão às sedes dos Três Poderes de domingo (8). A cúpula do PT acredita que o pedido de renúncia deixaria o governo em situação mais confortável. Múcio passou a ser alvo de duras críticas de apoiadores do governo pela postura que adotou quanto aos acampamentos em frente aos quartéis generais do Exército.
CLARISSA - A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para apurar a atuação de três deputados federais na incitação aos atos de terrorismo contra os Três Poderes, praticados no último domingo. O pedido de investigação busca apurar a responsabilidade dos deputados federais diplomados Clarissa Tércio (PP-PE), André Fernandes (PL-CE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário