BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
AINDA SOBRE O ATAQUE TERRORISTA A PRAÇA DOS TRÊS PODERES
Aos dez dias do mês de Janeiro de 2023 ninguém em sã consciência poderia imaginar que os poderes constituídos do Brasil chegassem a ser vilipendiados e massacrados como foram no final de semana destes últimos dias. A união dos poderes em defesa da normalidade da vida nacional está acima de qualquer coloração ou lado político e ideológico. Não nos cabe aqui na coluna fazer juízo de valor sobre A ou B, porém temos que falar a verdade, como sempre fizemos desde o primeiro dia em que nós abraçamos a ideia de escrever a coluna semanal NA LUPA. Estamos estarrecidos com os fatos ocorridos em Brasília.
ENCONTRO - O presidente Lula, que se reuniu ontem a noite com os 23 governadores e 04 representantes de governos estaduais. Lula colocou que o Brasil não vai permitir que a democracia escape das mãos.
Lula convocou a reunião após os ataques terroristas na Praça dos Três Poderes, quando uma minoria radical de bolsonaristas depredou o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Todos os discursos foram unânimes na defesa da democracia e repúdio aos ataques do domingo.
Lula, ao encerrar a reunião, disse que a democracia é o único regime que pode possibilitar que todas as pessoas no Brasil possam fazer três refeições por dia. Num ato simbólico Lula e os chefes dos poderes foram caminhando até o STF, logo após a reunião.
GABEIRA- O ex-deputado federal e jornalista Fernando Gabeira que no passado foi ídolo do PV, Partido Verde falou uma frase muito interessante a título comparativo do comportamento desses bolsonaristas, travestidos de “éticos”terroristas: “Pessoas descentes que dizem que não querem um presidente ladrão, invadem os prédio públicos e roubam tudo o que podem”, colocou o ex-deputado. Obras de arte, vidraças e móveis foram destruídos pelos terroristas e vários objetos foram roubados nos prédios localizados na Praça dos Três Poderes, na capital federal.
UNIVERSO DA LOUCURA - Há de fato, algo fora da realidade, fazendo uma analogia sobre a questão de saúde mental dessas pessoas algo que não está em sintonia com a normalidade mental do ser humano. Há devaneios, loucura e hipnotismo, só pode ser. O que parece é que parte do Brasil adoeceu literalmente. Pessoas fragilizadas são usadas para em nome de uma “falsa ordem” lutarem pra atender interesses escusos de terceiros. Seguindo essa lógica o governo já identificou em dez estados financiadores de atos terroristas, afirmou o ministro da Justiça, em entrevista à Rede Globo de Televisão, na noite de ontem.
REGRAS DO JOGO- Como é que se joga o jogo político e aceita-se as regras postas e depois que a partida termina querem contestar o resultado somente porque nada saiu como eles planejavam. É inexplicável que essa contestação encontre eco na sociedade a ponto de tantas pessoas saírem de seus lares para irem a Brasília de ônibus quebrar tudo. Caro leitor estamos todos passados com
o ocorrido. Infelizmente, tem que haver uma punição exemplar, dentro da legislação, para que fatos como esse não venham a se multiplicar e se repetir nas eleições municipais de 2024 no
próximo ano.
PRISÕES- A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Exército realizaram uma operação no Quartel-General do Exército, em Brasília, para desmontar o acampamento bolsonarista que estava montado no local. Cerca de 1300 pessoas foram presas. A operação cumpria decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou que o fim de acampamentos golpistas. O grupo de detidos foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal e, depois, levados ao ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, onde os radicais passam por uma triagem para que se consiga uma radiografia real dos financiadores do maior ataque a democracia da história recente do nosso país.
POSIÇÃO DO BLOG- A liberdade do cidadão e os direitos escritos na Constituição de 1988 devem ser respeitados lembrando que “direitos pressupõe deveres”. Todo são responsáveis pela sociedade em que vivemos. Esperamos que a Lei seja aplicada de forma verdadeira para que estas pessoas entendam que ninguém está a cima da Lei. Acima da Lei somente Deus. É isso aí.
PASSANDO A LUPA 🔎
NO HOSPITAL - O ex-presidente Jair Bolsonaro postou uma foto, em seu perfil nas redes sociais, em que aparece em um leito de hospital. Mais cedo, o hospital em que Bolsonaro alegou estar internado, nos Estados Unidos, negou que o ex-presidente estivesse lá. Sempre que a coisa aperta o Ex- presidente é internado, muita coincidência.
UNIDADE - Após reunião com governadores e vice-governadores das 27 unidades federativas do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu do Palácio do Planalto em caminhada simbólica com autoridades até o Supremo Tribunal Federal (STF). Lula convocou a reunião após os ataques terroristas na Praça dos Três Poderes, ontem, quando bolsonaristas radicais depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo.
TERCIOS - Deputados e senadores eleitos da base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) podem perder os seus mandatos por endossarem os atos terroristas que ocorreram em Brasília, ontem. É o caso da deputada estadual Clarissa Tercio (PL) e do seu esposo Pastor Junior Tercio. Ela foi eleita federal nas últimas eleições e ele estadual.
PMPE - A Polícia Militar de Pernambuco está articulando, junto à Força Aérea Brasileira, o envio do efetivo em um avião da FAB, que partirá da Base Aérea da Aeronáutica, no Recife, até a manhã desta terça-feira (10). No Distrito Federal, esses profissionais atuarão em apoio à Intervenção determinada pelo Governo Federal para garantia da lei e da ordem. Os policiais são todos especializados, com parte deles já formados pelo curso da Força Nacional. Eles serão empregados no policiamento ostensivo e preventivo, integrando os esforços coordenados pela intervenção.
RAQUEL - “Manifestações fazem parte do jogo democrático. Mas as cenas de vandalismo que vemos agora em Brasília são inaceitáveis. Democracia e eleições são valores inegociáveis. Só teremos um estado e um país mais fortes quando todos respeitarem a lei e as regras que regem a República” – Governadora Raquel Lyra
EXTRADIÇÃO - O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu formalmente nesta segunda-feira (09) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro. Em seu pedido, direcionado ao ministro Alexandre de Moraes, ele pede que Bolsonaro volte ao Brasil e explique suas relações com os atos ocorridos em Brasília no domingo (08). Calheiros pediu ainda que que o ex-presidente se apresente em 72 horas e seja preso caso se recuse a cumprir a determinação, caso o STF acate. No documento, o parlamentar afirmou que a "turba golpista" que vandalizou "vem sendo alimentada há muito tempo" por Bolsonaro. "Inegável sua consciência diante da ilicitude que praticava com tais falas, bem como a consciência de sua responsabilidade pelas consequências: a pretexto de se ausentar da solenidade de passagem de faixa para o presidente da República eleito [Lula], no dia 1º de janeiro de 2023, Jair Messias Bolsonaro, fugiu para os Estados Unidades, utilizado o avião presidencial, e até hoje não retornou", disse.
EXTRADIÇÃO 01 - Cresce a pressão sobre uma possível extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro. Diversos parlamentares e autoridades pedem que Bolsonaro seja investigado por relação com as invasões e ataques de bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (08). Nesta segunda-feira (09), o Departamento de Estado disse que se alguém entra nos EUA com visto diplomático e não está mais em missão oficial, ele deve deixar o país ou pedir a mudança de status em um prazo de 30 dias. A declaração foi dada após pergunta sobre a situação do ex-presidente.
TERROR COM PARLAMENTARES - O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse ontem (9) que parlamentares que apoiaram os atos terroristas praticados na Esplanada dos Ministérios serão denunciados. O senador não citou os nomes de quem deve ser denunciado. “No dia de hoje, iremos oferecer denúncia contra parlamentares que, ontem, participaram dos atos. Parlamentares que se compliciaram com o terror e o ataque feroz à nossa democracia serão responsabilizados”, afirmou.
DELEGADO ISRAEL - O vice-prefeito da cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, o delegado Israel Rubis, comunicou no último domingo (08) através das redes sociais que nos próximos dias irá renunciar ao cargo. Rubis justificou a decisão em virtude das divergências políticas enfrentadas entre ele e a gestão municipal. No vídeo compartilhado nas redes sociais, o delegado diz que se lançou como pré-candidato a prefeito em 2019, mas em 2020 foi convidado a integrar a chapa do atual prefeito, Wellington Maciel. Entretanto, o vice-prefeito disse que teve o "protagonismo cerceado" na gestão e que não conseguiu representar os interesses dele e dos eleitores que confiaram nele.
INVASORA - A ex-primeira-dama da Paraíba Pâmela Bório (PSC) foi identificada como uma das bolsonaristas radicais que invadiram o Congresso Nacional no domingo (8), em Brasília.
Nas redes sociais, Pâmela postou vídeos e fotos dos participantes dos atos antidemocráticos no gramado da Praça dos Três Poderes e, em seguida, ela própria filmou a si mesma e a outros bolsonaristas no telhado do Congresso, uma área restrita. Pâmela é ex-esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), e foi a Brasília acompanhada do filho, que é menor de idade.
O menino é visto nas imagens feitas por ela na capital federal. Pâmela Bório é jornalista e natural de Senhor do Bonfim, na Bahia. Ela também é suplente de deputado federal pelo PSC na Paraíba.
ISOLADO - Afastado do cargo por 90 dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos terroristas em Brasília, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha vive um isolamento político dentro do MDB, seu partido, e pode se tornar alvo de um processo de expulsão. Nesta segunda-feira, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que defenderá a saída de Ibaneis da sigla. Um requerimento pela desfiliação do governador, contudo, ainda não foi submetido à executiva nacional do MDB.
ACAMPAMENTO - Cumprindo a determinação do Ministério Público Federal (MPF), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram na tarde desta segunda-feira (9), no Comando Militar do Nordeste, na BR-232, no bairro do Curado, para ordenar que os acampamentos antidemocráticos fossem desmontados. A requisição direcionada à PF e à PRF é de autoria dos procuradores da República Alfredo Falcão Júnior e Rodolfo Ribeiro Lopes. Alguns caminhões foram utilizados para a retirada das tendas, alimentos, banheiros químicos e materiais utilizados pelos participantes dos atos contra a Constituição. Em nota à imprensa, a assessoria de comunicação da PRF informou que "nossas equipes acompanham o movimento de desmobilização espontânea em frente ao CMNE. Ver-se no local alguns veículos de carga fazendo a retirada de tendas, suprimentos, etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário