sábado, 18 de fevereiro de 2023

Na Lupa 🔎- ESPECIAL CARNAVAL

NA LUPA 🔎 
EDIÇÃO CARNAVAL 2023



É FREVO - O GALO DA MADRUGADA CHEGOU. 

VIVA O CARNAVAL!

Vamos homenagear hoje a celebração da vida de volta à normalidade após a pior Pandemia da história em nossas vidas. Hoje é sábado, dia de celebração. Viva o Galo Preto Ancestral. Viva o Galo da Madrugada!!! É Carnaval!!

O Galo da Madrugada é um tradicional bloco carnavalesco, considerado o maior do mundo, que desfila durante o carnaval do Recife, saindo no sábado de carnaval e marcando a abertura do mesmo. Desde o seu desfile inaugural, o Galo, como também é conhecido, ganhou enorme adesão de foliões desfile após desfile, e desde 1994, passou a ser considerado o maior bloco de carnaval do mundo, segundo o Guinness Book. Todo ano, dezenas de trios elétricos, que são uma invenção baiana arrastam os foliões da capital pernambucana.

GALO PRETO ANCESTRAL - Neste ano de 2023, da retomada dos Carnavais em Pernambuco, 'Galo preto ancestral' faz homenagem à cultura afro-brasileira. O "Galo Preto Ancestral" será a marca do 45ª desfile do Galo Madrugada, que arrasta uma multidão pelo centro do Recife. São cerca de seis quilômetros de percurso, com 30 trios elétricos e duração aproximada de nove horas. É preciso muito estilo para dar conta do tamanho dessa festa. O figurino do "Galo Ancestral" utilizou tecidos descartados no Polo de Confecções do agreste do estado e foi feito com cores vibrantes, que demarcam e fazem referência à contribuição africana na formação cultural do Recife. Para montar cada peça, o designer e artista plástico Leopoldo Nóbrega, que assina toda a elegância da alegoria, contou com o reforço das artesãs da Zona Norte do Recife, que trouxeram mais talento para o projeto direto das comunidades da Bomba do Hemetério, Santo Amaro e Morro da Conceição. 

HISTÓRIA- No intuito de reviver os antigos carnavais de rua, um grupo de amigos, liderados por Enéas Freire, criaram no final de 1977, o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, que teve o seu primeiro desfile no dia 23 de janeiro de 1978, às 5h da manhã nas ruas do bairro de São José, no Recife, e reunindo 75 foliões. Em 1979, o número de foliões subiu para 350, número que continuou a crescer nos anos seguintes. Em 1991, o número de foliões ultrapassava um milhão.
A década de 1990 assistiu ao crescimento da agremiação, que tomou proporções gigantescas e em 1994, o bloco foi oficialmente colocado no livro dos Recordes como o maior do mundo, o seu público continuou a aumentar e atingiu a marca dos dois milhões de foliões nos anos 2010.

PATRIMÔNIO CULTURAL- O crescimento do número de foliões levou a alterações no percurso do bloco, evitando ruas estreitas, por onde passava originalmente, para desfilar em ruas mais largas. Em 2009, o bloco foi consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa de Pernambuco e sancionada pelo Governador do Estado.

O HINO 1 - Um ano após a fundação daquele que viria a ser o maior bloco de carnaval do mundo, a diretoria do Clube sentiu a necessidade de criar uma música própria cuja letra transmitisse ao folião a mensagem principal do Galo: convocar a todos, como num canto matinal, a participarem da folia que voltara às ruas do Recife. Assim, no ano de 1979, procurado pela diretoria do clube e incumbido de realizar tal missão, o professor José Mário Chaves criou aquela que seria a música tema do maior manifestação carnavalesca do planeta.

O HINO 2 -  “O Hino do Galo começou com esse pedido: fazer uma música que retratasse, realmente, o que era o Galo da Madrugada e chamar o folião, mostrando que a festa começava muito cedo”, lembra o compositor.
O resultado, todos já conhecem: um clássico que ultrapassou as décadas e mantém-se vivo até hoje. O Hino do Galo já foi interpretado por diversos artistas pernambucanos, entre eles Alceu Valença, na voz do qual a música ficou mais conhecida.

UMA CANÇÃO VIRAL QUE EMOCIONA E TOCA OS NOSSOS CORAÇÕES 

Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
As donzelas estão dormindo
As flores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
O Galo também é de briga
As esporas afiadas e a crista é coral
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval.

(Autor: José Mário Chaves)
Do BLOG Feliz Carnaval de muita paz, harmonia e respeito entre as pessoas nesta retomada do Carnaval em nosso estado. Vivenciamos a pior Pandemia da história e agora temos a oportunidade de celebrar uma volta, um recomeço a normalidade. Que o Carnaval seja verdadeiro centro de paz e união. Coluna NA LUPA 🔎 dará uma pausa hoje como sempre fazemos e voltaremos na quarta feira de cinzas. Eventualmente acontecimentos e fatos que ocorrerem serão mostrados a medida que aconteçam. Que o Criador abençoe todos vocês! Um Carnaval Feliz !

Nenhum comentário: