terça-feira, 7 de março de 2023

Na Lupa 🔍Terça 07/03/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 

Por Edney Souto. 

SEMANA DECISIVA PARA SEGUNDO ESCALÃO DE RAQUEL LYRA


A governadora Raquel Lyra ligou o start do segundo escalão do seu governo para composições políticas. Os primeiros nomes anunciados fazem parte da indicação de deputados estaduais e abarcaram o IPEM e o ITERPE. Uma fonte dos elevadores do Palácio do Campo das Princesas afirmou ao blog, em reserva absoluta, que nesta semana haverá uma liberação ampla de nomes que irão compor o segundo escalão do governo estadual. Parece que chegou a vez dos políticos no governo de Raquel Lyra. 

NOVO DIRETOR DO IPEM - O novo diretor presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), Ary Morais Andrade Neto, que foi anunciado no cargo, é filho do deputado estadual Antônio Moraes, do PP, partido que apoia o governo. Antônio Moraes foi eleito presidente da Comissão Temática de Constituição e Justiça na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco). O nome foi uma escolha da governadora. 

O IPEM- Entre as competências do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) está a execução, no âmbito do estadual, das atividades relacionadas com a metrologia, bem como com a normalização, a qualidade e a certificação de produtos e serviços, conforme a Legislação Federal e em proteção ao consumidor e fortalecendo as relações de consumo. “Vamos garantir a estruturação do Ipem para que possamos atuar cada vez mais próximos do consumidor”, disse o diretor-presidente Ary Morais sobre como pautará sua gestão à frente do órgão. 

NOMEADO NO ITERPE- O Diário Oficial do Estado de Pernambuco da última sexta-feira (4), publicou a portaria que nomeia Henrique Queiroz como presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco.  O ex-deputado estadual foi substituído na Assembleia Legislativa de Pernambuco por Henrique Filho, o seu herdeiro político, que também faz parte da base de apoio a Raquel Lyra. 

O ITERPE- O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) atua no fortalecimento da política agrária, regularização, ordenação e reordenação fundiária rural de Pernambuco, por meio do desenvolvimento de ações que garantem a legalização, aquisição e redistribuição de terras; além de incentivar os investimentos de unidades produtivas; e contribuir para a melhoria da infraestrutura nos assentamentos públicos estaduais. 

O ITERPE 2- o órgão trabalha em busca do desenvolvimento de um conjunto de ações de acesso à terra que possibilitam aos agricultores acessarem as políticas de desenvolvimento rural e melhoria da qualidade de vida no campo.  O Instituto de Terras e Reforma Agrária – ITERPE, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, dotada de autonomia administrativa e financeira. Trata-se portanto caro leitor de um órgão importante da estrutura do segundo escalão do governo estadual. 

HENRIQUE QUEIROZ - Henrique Queiroz volta a presidência do Iterpe onde atuou nos dois últimos anos e esteve à frente de muitas ações importantes. Com Henrique Queiroz o ITERPE ganhou destaque e notoriedade em Pernambuco. O trabalho do ex-deputado é reconhecido em todos os recantos de nosso estado. Ao nomear Henrique, a Governadora Raquel Lyra acerca em cheio, pois trata-se um excelente quadro, experiente e que já mostrou que sabe fazer. 

DEMAIS CARGOS- a expectativa agora é com a nomeação de todos os cargos comissionados do segundo escalão do governo de Pernambuco ainda estão vazios. Existe uma expectativa muito grande entre os deputados estaduais que apoiam Raquel Lyra e também dos ex-deputados que apoiaram a governadora no segundo turno, para que sejam aproveitados nessas funções que com certeza serão preenchidas nos próximos dias. A expectativa é grande e o meio político está com um “olho na missa e outro no padre”  para ver quem será o escolhido para essas funções estratégicas.

PASSANDO A LUPA 🔎

PAGOU - A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), disse, nesta segunda (6), que os contratos com os trabalhadores terceirizados, que passaram quase dois meses sem receber salário, estão regularizados. A declaração foi dada durante a solenidade em comemoração à Data Magna de Pernambuco.
A governadora informou que está avaliando os contratos em atraso para saber por qual motivo parte dos valores não foi repassada para os funcionários. Segundo Raquel Lyra, o governo desembolsou quase R$ 1 bilhão para o pagamento de débitos herdados da gestão anterior, de Paulo Câmara (PSB) .

TUBARÃO - Novo incidente com tubarão em Piedade ontem! Antes de ontem um homem perdeu a perna. Ontem uma mulher perdeu o braço. E todos que entram nessa água perderam a NOÇÃO! A solução é interdição total dessas praias.

TUBARÃO 2 - O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) defendeu, nesta segunda-feira (6), a completa interdição da praia de Piedade, no município do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Apenas de ontem para hoje, duas vítimas foram atacadas por tubarões.

TUBARÃO 3 - A responsabilidade, ou irresponsabilidade, não é somente da população. Desde 2014, não há investimento em pesquisa de mapeamento e observação desses animais no estado. O Projeto de Pesquisa e Monitoramento de Tubarões no Estado de Pernambuco (Protuba), uma parceria da Secretaria de Defesa Social (SDS) com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), funcionou entre 2004 e 2014, mas o convênio deixou de ser renovado por “questões jurídicas”. Com o incidente desta segunda, sobe para cinco o número de pessoas com 14 anos mordidas por tubarão no estado. Os outros casos aconteceram em 1993 (1) e 2008 (2).
ERIBERTO - O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) se reuniu, na tarde desta segunda-feira (06/03), com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, em visita institucional, ao lado da prefeita do município de Cumaru (PE), Mariana Medeiros. No encontro, Eriberto compartilhou experiências que teve junto aos profissionais e operativas como deputado estadual, apresentou demandas que colheu em Pernambuco, enfatizando a necessidade de mais recursos para modernização das corporações e melhores condições de trabalho para o efetivo na linha de frente.

GLEIDE - deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) chegou em Brasília nesta segunda-feira (6), cumprindo agenda administrativa com deputados federais, senadores e ministros. A visita da parlamentar tem o intuito de apresentar projetos e programas em favor da igualdade de gênero e pelo enfrentamento da violência doméstica e familiar.

HUMBERTO - O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu apuração completa no caso da joias que teriam sido presenteadas pelo governo da Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele disse que o caso pode levar a indiciamento por peculato e lavagem de dinheiro. Já o senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse que devem ser evitadas conclusões precipitadas.

DESUNIÃO BRASIL - O deputado federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, foi eleito, na última sexta-feira (3), para um mandato de três anos à frente do diretório municipal do Recife do União Brasil, partido formado a partir da fusão entre o DEM e o PSL. Entretanto, poucas horas após o fim da convenção, realizada em um hotel da Zona Sul da capital, o presidente estadual da Comissão Instituidora da legenda em Pernambuco, Marcos Amaral, veio à público e disse não reconhecer o ato, declarando a nulidade da eleição de Mendonça. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por sua vez, emitiu certidão na qual reconhece e assegura a presidência de Mendonça Filho no União Brasil Recife. Até o momento, Amaral não se pronunciou sobre a decisão do TRE-PE. (Com informações do Portal PE10)

FEITOSA - Eleito em Pernambuco com 146.847 votos com votação em todos os 184 municípios e distrito de Fernando de Noronha, Coronel Alberto Feitosa é o mais de votos como candidato do PL nas regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste do Brasil. O pernambucano teve 65.161 votos a mais do que o deputado estadual mais votado do PL na região Norte do país e 102.142 votos a mais que o deputado do PL na região Centro Oeste.

VISITAS - A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu a análise do recurso sobre o sigilo no acesso ao registro de visitas do Palácio do Planalto dos filhos de Jair Bolsonaro. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) colocou as informações sob sigilo de 100 anos durante a gestão do ex-presidente. A informação é do Correio Brasiliense. O órgão alegava ter o dever de garantir a segurança dos donos dos dados, citando a LGPD e um artigo da Lei de Acesso à Informação (LAI) para fundamentar a negativa. A controladoria diz que registros de portarias de prédios públicos, com local de destino e horários de entrada e saída têm natureza pública.

Nenhum comentário: