BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto
ALEPE IMPÕE FORÇA PARA ELEGER RODRIGO NOVAES NO TCE NA VAGA DE TEREZA DUERE E MANTER TRADIÇÃO DA FAMILIA PORTO NO ÓRGÃO
A Assembleia Legislativa de Pernambuco de hoje não é nem de longe a de antes. Com Álvaro Porto na presidência da Casa, os deputados voltaram ao protagonismo que não se via e fato há muitos e muitos anos. São tantas as mudanças processadas num curto espaço de tempo que as vezes muitos questionam e passam a perceber que já fazia tempo que a ALEPE havia perdido o seu brilho e a sua magia.
ALEPE ESTÁ OUTRA- Os deputados estaduais passaram a ter estrutura inclusive com as modificações a cerca de emendas parlamentares e o grande êxito de poder legislar em matérias financeiras. Tudo isso mudou inclusive o perfil de atuação parlamentar de cada deputado pois é como se hoje fosse mais importante ser deputado do que na legislatura passada, o que pra muitos é uma grande verdade. Mas tudo isso só foi possível com a chegada dos novos nomes que hoje compõe a mesa diretora da ALEPE encabeçadas por Álvaro Porto e Gustavo Gouveia, presidente e primeiro-secretário respectivamente.
EXÍMIO MESTRE- Tal como em jogo de xadrez profissional, Álvaro Porto conseguiu dar xeque mate em todos os seus caminhos percorridos até o presente momento e vem agradando a gregos e troianos da situação e da oposição. O que parecia ser uma saída de rota logo se enquadrou e mais uma vez a mesa diretora venceu ao conseguir aprovar por 30 sufrágios uma mudança, fazendo com que a votação para escolher os próximos dois conselheiros do TCE/PE seja secreta. Por essa ninguém esperava. Mas Álvaro Porto foi lá e ganhou mais uma vez junto a todos os seus pares.
NOVAES E PORTO - Rodrigo Novaes é o preferido e o apalavrado em grande acordo de cavalheiros, para ocupar a cadeira de Tereza Duere e tudo caminha para que seja escolhido e eleito tranquilamente para essa vaga independente de outras indicações e candidaturas. A eleição de Rodrigo Novaes atende a muitos propósitos de uma só vez. Cumpre o acordo que elegeu Álvaro Porto, devolve o mandato a Diogo Moraes, e equilibra as reivindicação das oposições que se sentem prestigiadas e ainda mostram na prática mais uma demonstração de força da Assembleia Legislativa de Pernambuco no cenário estadual. Em tempo o decano Carlos Porto atual conselheiro teria feito acordo para renunciar a vaga em favor da aprovação pela ALEPE do nome seu filho Advogado competente e atuante Eduardo Porto, que se manterá no TCE por pelo menos 40 anos à frente.
VENTOS A FAVOR DA ALEPE- Diz o adágio popular que quando algo está dando certo até quem quer atrapalhar vai lá e ajuda. Pois bem, a ALEPE ainda teve a sorte de receber o pedido de empréstimo do governo no valor de 3,2 bilhões exatamente no meio dessa guerra pela manutenção do poder no TCE. Um desavisado leitor pode perguntar: o que tem a ver uma coisa com a outra ? A resposta é tudo meus amigos, tudo. Para o governo não poderia haver vida mais infeliz que solicitar o dito cujo na hora que os parlamentares estão escolhendo as vagas de conselheiro do órgão de fiscalização e controle. Nessa hora até o empréstimo e sua vocação também entrarão na pauta de negociação. Ou seja, explico. Os deputados podem bater no peito e dizer: aprovamos agora não queremos interferência na votação pra os nomes do TCE. É aquela coisa na hora que a pessoa está no lugar certo e na hora certa. Dessa vez quem tá no lugar certo e na hora certa é o presidente Álvaro Porto e os seus pares. É isso aí.
UMA FOTO NA LUPA 🔎
Na foto de hoje a arquitetura de Carlos Fernando Pontual que assina projeto do novo edifício-sede Governador Miguel Arraes de Alencar. A Foto pertence ao Fotógrafo Rinaldo Marques. Construído pela gestão do saudoso Guilherme Uchôa, tendo como primeiro-secretário o deputado Diogo Moraes. Essa é a sede da fortíssima Assembleia Legislativa de Pernambuco que saiu das urnas de 2022 e que ficou turbinada com a eleição da atual mesa diretora em 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário