BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
ANALISANDO AS ELEIÇÕES NO AGRESTE E SERTÃO PERNAMBUCANO. LUPA 1 🔎
Os ex-prefeitos do Agreste Meridional estão prontos para entrar na disputa e voltar a comandar importantes cidades de nossa região. Muitos já articulam os seus partidos e fazem contas e prognósticos, com junto aos seus deputados estaduais e federais, bem como estão ampliando os seus grupos políticos, para entrar na disputa com toda força e vencer retornando ao executivo. Os nomes são muitos e vamos mostrar hoje apenas alguns que com certeza darão muito trabalho, pois possuem grandes chances de se elegerem. Durante a semana mostraremos outros nomes que estão em alta em suas cidades. Vamos lá:
EUDSON CATÃO- Em Palmeirina a disputa deverá contar com a presença forte de Edson Catão, que se elegeu três vezes para comandar a cidade e possui uma ampla tradição no meio político sendo reconhecido em todo o Agreste Meridional. Eudson está entusiasmado e decidido a buscar a sua quarta vitória na cidade. O seu nome é muito forte na zona rural e ele possui ampla aceitação porque sempre foi uma pessoa que soube construir caminhos importantes. Suas gestões também deixaram marcas fortes para a população. Na cidade ele vai enfrentar nas urnas a atual prefeita delegada Thatiane Macêdo,que foi eleita em eleição suplementar e busca a reeleição.
JOSÉ TEIXEIRA - O ex-prefeito de Paranatama José Teixeira é um nome muito querido não só na sua cidade mas em toda nossa região. Nos seus mandatos a frente da prefeitura sempre deu prioridade ao atendimento às pessoas que mais precisam. Fez um trabalho verdadeiramente exemplar elegeu o seu sucessor, que foi o atual prefeito Valmir no Leite, que rompeu logo depois, e agora vai novamente enfrentar a eleição para exercer mais um mandato à frente da prefeitura. Ele ainda possui o seu filho José Teixeira Filho, que eu foi seu secretário de saúde, durante a sua gestão e também realizou um trabalho muito reconhecido. Com certeza o grupo Teixeira estará na busca pela cadeira central da prefeitura de Paranatama. Em tempo, o atual vice-prefeito Claudeilson Oliveira(PSDB), também postula a vaga de prefeito. Há uma possibilidade de uma união entre esses grupos políticos para desbancar o candidato que será apresentado por Valmir do Leite.
EDIMILSON/JÚNIOR LÚCIO - Em Correntes tanto o ex-prefeito Edimilson da Bahia como o também ex-prefeito Júnior Lúcio querem sentar de vez na cadeira de prefeito com a caneta na mão. Edimilson que elegeu o atual prefeito Hugo da Bahia (que não disputará a reeleição pois apoia Edimilson) vai ser candidato para tentar emplacar o terceiro mandato em seu próprio nome. Será o quarto mandato seguido do seu grupo caso vença. Júnior Lúcio é ligado aos deputados Fernando Rodolfo e Dannilo Godoy, federal e estadual, respectivamente. Corre por fora o candidato do PV, que lançará o médico Dr. Romão ligado ao deputado federal Clodoaldo Magalhães.
SAMUEL/MARCO CALADO- Em Angelim, o que se comenta é que Marco Calado e Samuel Salgado irão se enfrentar nas urnas pela prefeitura. Resta saber se o candidato de oposição será o Marco pai ou Marco Filho. O atual prefeito Douglas Duarte, tem em Samuel o seu melhor nome, pois além de vasta experiência administrativa e política, Samuel é muito querido e sua gestões também deixaram marcas importantes na cidade e zona rural. Há poucos dias surgiu a notícia de que o marido da delegada Thatiane Macêdo que é prefeita na vizinha Palmeirina estaria propenso a também disputar a prefeitura.
ALEXANDRE TENÓRIO - Em Iati a família Tenório vai entrar na disputa para rever a cadeira central da prefeitura. Alexandre Tenório (UB) ou Maria Augusta sua irmã devem ser o candidato para enfrentar o grupo do atual prefeito Tonho de Lula. Alexandre Tenório governou a cidade e tem a receptividade de grande parte do eleitorado para avançar em sua pré-candidatura rumo a retomada de mais um mandato no executivo municipal.
Como podemos ver Palmeirina, Paranatama, Correntes, Angelim e Iati são municípios em que os ex-prefeitos estão decididos a retomar a cena política local e derrotar seus adversários e retomar o controle político de suas cidades. Nós estaremos fazendo na próxima semana uma análise de outros municípios do Agreste e também do sertão pernambucano. As eleições 2024 serão realizadas em um clima político nacional mais ameno, sobretudo pelo novo direcionamento do governo federal pela gestão Luiz Inácio Lula da Silva, que não gerou até o presente momento crises maiores e acirramentos. Todo o embate será local. É isso aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário