quarta-feira, 24 de maio de 2023

Na Lupa 🔍 Quarta 24/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


RODRIGO RESGATA O SONHO DE VITAL NOVAES 32 ANOS DEPOIS AO SE ELEGER PARA O TCE

Eleito por 06 vezes deputado estadual, Vital Novaes, pai do ex-deputado Rodrigo Novaes, também disputou uma eleição para o TCE e perdeu há 32 anos atrás. Seu adversário na época  foi o então deputado estadual Carlos Porto, que se elegeu e se aposentou há poucos dias, sendo sucedido no TCE pelo próprio filho, o advogado e agora conselheiro empossado Eduardo Porto. Porém quis o destino que Rodrigo Novaes sucedesse o pai na Assembleia Legislativa de Pernambuco e numa fina ironia da vida foi eleito para o TCE e será empossado como
conselheiro vitalício do órgão. Tudo seria coincidência, só que o acaso não existe, pois Rodrigo Novaes,  foi levado ao TCE no “braço” por ninguém menos do que o atual presidente da ALEPE, deputado Álvaro Porto, irmão de Carlos Porto. A história sempre se repete nos ciclos da vida. 
VITAL NOVAES - Vital Cavalcanti Novaes, pai de Rodrigo Novaes, ingressou na política aos 22 anos, exercendo 6 mandatos consecutivos até o início de 1991, ocupando os mais importantes cargos do poder legislativo, sempre com destacada atuação. Realizou muitos sonhos mas este de ontem ficou na história como o resgate de um objetivo que parecia ter ficado para trás. Porém, o seu filho Rodrigo que obteve 4 mandatos de deputado estadual e um de vice-prefeito, agora chegou ao TCE e tornou-se conselheiro vitalício, levando a família a corte de contas. Outra coisa interessante é que tanto o filho de Carlos Porto, como também o filho de Vital Novaes, se elegeram para o TCE neste mês e estarão juntos na corte por mais de três décadas para frente. 
PASSADO - No ano de 1990 os então deputados Carlos Porto e Vital Novaes disputaram uma vaga para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Naquela ocasião Carlos Porto acabou saindo vitorioso obtendo 25 votos, enquanto que Vital alcançou 17. Agora, 32 anos depois, por ironia do distinto, Rodrigo Novaes, filho de Vital Novaes, é eleito conselheiro do TCE-PE com a ajuda de Álvaro Porto, irmão de Carlos Porto que mostrou uma incontestável garra e liderança para fazer valer a sua palavra empenhada na sua eleição para o comando da casa. Álvaro Porto é reconhecido como um líder que promete e faz. Não tem dificuldade em entregar o que acorda porque cumpre e enfrenta tudo o que vier pela frente. Nasce um líder no legislativo. 
PERFIL- Com 42 anos de idade, Rodrigo Novaes, filho de Vital Novaes, poderá ficar no TCE-PE até completar 75 anos no ano de 2055. Formado em Direito pela Unicap em 2002, advogado, ele apresenta em seu currículo experiência como deputado por 4 vezes, vice-prefeito de Floresta, secretário de estado, gestor jurídico da secretaria de administração, e também o período em que ele exerceu a advocacia.
ÁLVARO PORTO- Logo após o anúncio da vitória do deputado Rodrigues Novaes (PSB) na eleição para a vaga de conselheiro do TCE-PE, na tarde de ontem, terça-feira (23/05) o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), destacou que o resultado reafirma a autonomia e a independência da Casa e mostra que a Assembleia Legislativa de Pernambuco não é submissa a Poder algum.
De acordo com Álvaro Porto, a ALEPE tem obrigação com Pernambuco e com os pernambucanos e vai seguir trabalhando para ajudar o Governo do Estado. “Assim, estaremos atuando em favor do povo e da sociedade pernambucana, mas com todo mundo sabendo da reafirmação desse Poder, que continua sem ser submisso a ninguém e elegeu seu candidato”, afirmou. É isso aí.

Nenhum comentário: