quarta-feira, 31 de maio de 2023

PADRE AIRTON SUSPENSO DAS ORDENS


O bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles decretou a suspensão “Uso de Ordem” do padre Airton Freire de Lima por violar a disposição 1395, §2, do Código de Direito Canônico. Ele fica proibido de dar ou presidir qualquer sacramento.

PUNIÇÃO
O cânon 1395 se refere aos crimes dos clérigos contra o sexto mandamento – não pecar contra a castidade - e indica que, se o crime sexual causou escândalo e “foi cometido publicamente, seja punido com penas justas, sem excluir, se o caso o requerer, a demissão do estado clerical”.

ADVERTÊNCIAS ANTERIORES
No documento da Diocese de Pesqueira, o bispo diz que o padre Airton já tinha sido advertido da gravidade dos fatos agora denunciados com investigação na esfera estatal e eclesiástica em andamento. Pela atuação junto à comunidade, interessada em manter os empregos e o fluxo de visitantes que sustentavam a Fundação Terra, outros casos semelhantes foram abafados, segundo denúncias que começam agora a surgir.

TESTEMUNHA E CÚMPLICE
Padre Airton, fundou e dirige há 37 anos a Fundação Terra, em Arcoverde, interior de Pernambuco, está sendo acusado de ser testemunha e cúmplice do estupro de uma das frequentadoras da instituição. Ela fez a denúncia num Canal de TV Web em Carpina que depois repercutiu em parte da imprensa.

ASSISTIA A CENA
Segundo a vítima, o motorista do padre foi levado pelo sacerdote a despi-la e obriga-la a fazer sexo, enquanto ele se masturbava diante da cena. Inicialmente, a Diocese de Pesqueira apurou o fato, com a ajuda da Polícia Civil de Pernambuco, para depois decidir suspender as atividades religiosas do padre Airton.

FUTURO COMPROMETIDO
A Fundação Terra, apoiada por grandes empresários de Pernambuco e Ceará, tem um trabalho sócio-educativo para jovens e promove retiros espirituais. Este escândalo ameaça o futuro da instituição que abrigava centenas de pessoas nas atividades.

O Poder

Nenhum comentário: