terça-feira, 3 de outubro de 2023

PONTE ENTRE AREIAS - IMBIRIBEIRA SERÁ UM MARCO NA MOBILIDADE URBANA DO RECIFE

Prefeitura do Recife autoriza construção de ponte entre Areias e a Imbiribeira sobre o Rio de Tejipió

A Prefeitura do Recife autorizou, nesta terça-feira (3), o início das obras da construção da ponte Areias-Imbiribeira, que vai cruzar o Rio Tejipió para interligar os dois bairros, entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes. O prefeito João Campos (PSB) participou da cerimônia.

A ponte terá 335 metros de comprimento. A gestão municipal também promete fazer o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza. A obra terá um investimento de R$ 91 milhões.

A obra será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e contemplará também implantação de ciclofaixa bidirecional, novos abrigos de ônibus, embutimento da rede de telecomunicações, melhoria na rede de drenagem e na iluminação pública, além da requalificação do pavimento.

O prazo de execução é de 36 meses (três anos, ou seja, até 2026). A primeira etapa é a instalação dos canteiros de obras, sendo o principal localizado no bairro de Areias. Em seguida, será feito o aterro para a colocação das estacas das fundações e, na sequência, a cravação das estacas, fundação, colocação das vigas e lajes de concreto. Após a conclusão da ponte, com a colocação dos encontros e rampas, será realizada a urbanização das vias.

Com 20,4 metros de largura, a ponte Areias-Imbiribeira terá quatro faixas de rolamento, duas faixas de passeio e ciclofaixa. 

As avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza serão alargadas para duas faixas de rolamento por sentido, com extensões de respectivamente 908m e 1060m. As vias de articulação ligarão as proximidades da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, com a avenida Recife na altura do Conjunto Residencial Ignez Andreazza. Será feita uma ciclofaixa nas duas direções, ao longo dos 2,3 quilômetros da obra. 

O projeto prevê a implantação de 15 novos abrigos de ônibus, que vão contar com embarque em nível para assegurar acessibilidade aos usuários. Cerca de 350 árvores serão plantadas, segundo a gestão.

A prefeitura prometeu ainda a requalificação dos passeios em concreto e piso intertravado e a implantação de acessibilidade (piso tátil direcional e de alerta, além de faixas de pedestres e travessias em nível). Será feito o embutimento da fiação da rede de telecomunicações, além da requalificação da rede de iluminação pública, para diminuir a poluição visual. A rede de drenagem será remanejada para a faixa de rolamento e o pavimento passará por requalificação.

A ponte Júlia Santiago homenageia a primeira vereadora do Recife, eleita em 1947. Júlia, nascida em São Lourenço da Mata, trabalhou em uma fábrica têxtil e participou da fundação do Sindicato da Fiação e Tecelagem de Pernambuco. Durante a Ditadura Militar, lutou em defesa da democracia.
Além dos impactos positivos na mobilidade, a obra também promete alavancar o desenvolvimento econômico da área. Com a nova ligação entre os bairros, espera-se um aumento na circulação de pessoas e veículos, o que pode impulsionar o comércio local e abrir novas oportunidades de negócios.
A nova ponte será construída seguindo os mais altos padrões de sustentabilidade, com a utilização de materiais eco-friendly e técnicas de construção de baixo impacto ambiental. Isso reflete o compromisso da prefeitura com a preservação do meio ambiente e a promoção de um futuro mais verde e habitável para todos os cidadãos.

A construção da ponte Areias-Imbiribeira é um marco significativo na história da infraestrutura urbana do Recife. Além de melhorar a mobilidade, a obra promete impulsionar o desenvolvimento local e reforçar o compromisso da administração municipal com um futuro mais sustentável e conectado. A população aguarda com expectativa os benefícios que esta nova infraestrutura trará para a cidade e para a qualidade de vida de seus habitantes.

Nenhum comentário: