A 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) começou nesta quarta-feira (03), com a Secretaria de Defesa Social (SDS) implementando um esquema de segurança robusto e abrangente para garantir a ordem e a tranquilidade durante os 12 dias do evento. Este ano, o Governo do Estado de Pernambuco investiu R$ 220 mil especificamente para que as Forças de Segurança possam atuar de forma preventiva e ostensiva na feira, que é uma das maiores do gênero na América Latina.
A preparação para este evento envolveu uma reunião final de alinhamento no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) com os comandantes das operativas de segurança. A intenção foi assegurar que todos os detalhes estivessem ajustados para a execução do plano de segurança. No total, 1.974 postos de trabalho foram lançados extra para esta edição da Fenearte.
A área do Centro de Convenções e seus arredores estarão sob a vigilância das viaturas do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que serão responsáveis pelos acessos de entrada e saída dos visitantes. O policiamento ostensivo será multifacetado, incluindo patrulhas a pé, montadas e motorizadas, com o apoio do 1º, 13º e 16º Batalhões de Polícia Militar (BPM), da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (Ciatur), do Batalhão de Radiopatrulha (RP) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (Cipoma). Um posto de comando será instalado no local, e a Plataforma de Observação Elevada (POE) será utilizada para monitoramento.
A Polícia Civil também estará presente com uma Delegacia Móvel, pronta para atender ao público e emitir carteiras de identidade por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). Além disso, agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) estarão disponíveis, e haverá uma campanha de conscientização sobre violência doméstica, promovida pela Delegacia da Mulher, através da distribuição de panfletos.
Dominique de Castro Oliveira, secretária Executiva de Defesa Social, destacou a importância da Fenearte no calendário de eventos de Pernambuco, ressaltando que o planejamento prévio de segurança é fundamental para eventos dessa magnitude. Oliveira enfatizou que a Polícia Militar, a Polícia Civil, os Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Científica estarão a postos todos os dias da feira para garantir a tranquilidade de milhares de pernambucanos e turistas que vêm prestigiar e adquirir o artesanato local e de outros expositores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário