terça-feira, 10 de setembro de 2024

PF FAZ BUSCA E APREENSÕES EM IPUBI, INCLUSIVE NA CASA DO PREFEITO

Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal, em colaboração com a Controladoria-Geral da União (CGU), deu início à “Operação Mãos Fechadas” para combater uma organização criminosa atuante em Ipubi-PE. A operação visa desmantelar uma rede que, segundo as investigações, envolvia agentes públicos, servidores, empresários e indivíduos em uma série de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro. 

As investigações, que tiveram início em 2021, revelaram que empresas ligadas a agentes públicos locais estavam sendo favorecidas de forma irregular com contratos para fornecimento de alimentos, materiais de limpeza e escritório à Prefeitura de Ipubi. O esquema envolveu a transferência de cerca de R$ 12 milhões para essas empresas entre 2017 e 2023. 

A operação mobilizou 50 policiais federais e três auditores da CGU, que cumpriram doze mandados de busca e apreensão, além de medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região também determinou diversas medidas, incluindo a prisão de suspeitos. Os crimes em foco são a formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. 

Entre os alvos da operação está a mansão do prefeito Chico Siqueira (PSB) e outros endereços em Ipubi, refletindo a magnitude do esquema investigado e o impacto das ações da Polícia Federal e da CGU na tentativa de reverter os danos causados à administração pública local.

Nenhum comentário: