quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

COVID VOLTA A FICAR EM ALTA EM PERNAMBUCO

Na primeira semana de 2025, Pernambuco registrou 134 novos casos de Covid-19, com 133 deles classificados como leves e apenas um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O número de casos tem demonstrado uma tendência de aumento, visto que, em dezembro do ano anterior, os casos leves passaram de 57 na primeira semana para 165 durante o período do Ano Novo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça que a recomendação para quem apresenta sintomas, como febre, tosse e dor de garganta, é aguardar entre 48 a 72 horas antes de buscar o teste em unidades de saúde, como unidades básicas, UPAs e policlínicas, além de outros pontos definidos pelos municípios.

A SES também alertou para a importância do cumprimento do isolamento de sete dias caso o teste para a doença seja positivo. Durante este período, a Secretaria enfatiza o uso de máscaras de alta qualidade, principalmente para pessoas sintomáticas, ou aquelas que apresentam algum grau de fragilidade, como o uso de corticoides e medicamentos imunossupressores. A orientação do infectologista Eduardo Faria, do Hospital Português, destaca o uso de uma boa máscara como essencial para prevenir a disseminação do vírus.

As autoridades também informaram que a imunização contra o coronavírus segue sendo conduzida pelos municípios, com autonomia para adotar ações de vacinação e disponibilizar os imunizantes. No Recife, a Prefeitura afirmou que há vacinas disponíveis em diversas unidades de saúde, incluindo o Imip, USF São José do Coque, Centro de Vacinação Shopping Boa Vista, e outras unidades espalhadas pela cidade. A vacinação também é oferecida em locais como a Policlínica Amaury Coutinho, USF Alto do Pascoal e UBT Francisco Pugnatari, entre outros pontos. A gestão local garante o acesso das pessoas às vacinas, com a mobilização para garantir que a população tenha a oportunidade de se proteger da doença.

Dessa forma, as autoridades seguem trabalhando em conjunto para aumentar a cobertura vacinal e reforçar medidas de prevenção diante da volta da circulação do coronavírus no estado.

Nenhum comentário: