sábado, 18 de janeiro de 2025

"NÃO ACREDITO MAIS NA DEMOCRACIA" DIZ BOLSONARO SOBRE NA PODER DISPUTAR ELEIÇÕES EM 2016

"Não acredito mais na democracia", diz Bolsonaro sobre não poder disputar eleições em 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não “acreditará mais na democracia” caso continue inelegível. A declaração do ex-mandatário ocorreu nesta sexta-feira (16) em entrevista à revista Veja.

“Se eu continuar inelegível, não acredito mais na democracia. Acabou a democracia”, disse Bolsonaro. 

Para a Veja, Bolsonaro afirmou ser candidato ao Palácio do Planalto e afirmou que não consegue “ enxergar outro candidato” para uma eventual disputa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.

“Eu sou candidato. Não consigo enxergar outro candidato, em função da minha inelegibilidade. Por isso, é uma renúncia à democracia. [….] Agora, eu não consigo me entender como inelegível por esses dois episódios”, acrescentou o ex-presidente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou, em 2023, Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. Na época, a Corte entendeu que o ex-presidente havia cometido abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao realizar uma reunião com embaixadores em julho de 2022.

O TSE apontou também que Bolsonaro atacou, sem provas, o sistema eleitoral. O ex-mandatário foi condenado também por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, em meio à campanha eleitoral.

Nenhum comentário: