Em Petrolina, a duplicação de vias, a construção de um viaduto, uma nova ponte sobre o Riacho Vitória e uma rotatória fazem parte de um investimento de R$ 131 milhões, com metade das obras já executada e previsão de entrega para dezembro de 2025. Do outro lado do rio, em Juazeiro, o alargamento da Ponte Presidente Dutra, conhecido pleito local para desafogar o trânsito, se une à construção de cinco viadutos, quatro faixas de rolamento e acostamentos, somando R$ 185 milhões e com conclusão esperada em julho de 2026.
Os projetos buscam não apenas a solução para congestionamentos que há anos desafiam a logística e a mobilidade, mas também um impulso ao desenvolvimento econômico, conectando dois municípios que formam um importante eixo comercial, agrícola e de transporte. A integração física e a melhoria da infraestrutura prometem acelerar o escoamento de cargas e otimizar o deslocamento diário de milhares de pessoas, reafirmando a vocação estratégica do Vale do São Francisco.
Enquanto as obras avançam, uma nova ponte, considerada essencial para suprir as demandas crescentes de tráfego entre Petrolina e Juazeiro, começa a tomar forma no campo das intenções. Prefeitos de ambas as cidades, Simão Durando e Andrei Gonçalves, aproveitaram a agenda para alinhar esforços e apresentar ao ministro um estudo de viabilidade do projeto. A ponte, que ainda não saiu do papel, carrega a esperança de um salto no fluxo urbano, permitindo que os dois municípios se fortaleçam mutuamente como um único organismo, interligado e mais eficiente.
As discussões entre os gestores ressaltam a necessidade de união em torno de soluções que vão além da infraestrutura. A mobilidade se soma a desafios em saúde, segurança e desenvolvimento social, reforçando que o progresso é construído por meio de ações conjuntas e integradas. No centro desse movimento, as obras já em andamento carregam o potencial de redefinir o futuro de uma região que pulsa como um coração econômico do Nordeste brasileiro.
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