quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

BRASILEIROS TIVERAM EM JANEIRO A MAIOR QUEDA NA TARIFA DE ENERGIA DESDE 2013

A conta de luz dos brasileiros ficou mais barata em janeiro de 2025, com uma redução média de 14,21% para os consumidores residenciais. O alívio no bolso foi impulsionado pelo chamado Bônus Itaipu, benefício que concedeu descontos a quem teve consumo mensal inferior a 350 kWh. A medida alcançou 78 milhões de consumidores, o que representa 97% das unidades residenciais e rurais do país.

A redução no valor da energia elétrica foi a maior registrada desde fevereiro de 2013, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cálculo da inflação revelou que o impacto do desconto na conta de luz foi um dos fatores que contribuíram para a desaceleração dos preços no início do ano.

O Bônus Itaipu foi possível devido a uma determinação legal que destina parte da receita obtida com a comercialização da energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para os consumidores. A medida tem como objetivo proporcionar um alívio financeiro à população, reduzindo custos e garantindo que o benefício chegue diretamente às famílias que mais precisam.

A Usina de Itaipu, uma das maiores do mundo, é administrada pelo Brasil e pelo Paraguai, e a energia gerada ali abastece parte significativa do território brasileiro. O modelo de repasse da receita da usina para os consumidores faz parte de um esforço para equilibrar os preços da eletricidade, especialmente em períodos de desafios econômicos.

A redução no preço da energia elétrica teve reflexos em diferentes setores da economia, influenciando os custos de produção e o orçamento das famílias. O impacto da medida pode ser sentido especialmente por aqueles que dependem do consumo contínuo de energia para atividades essenciais do dia a dia.

Nenhum comentário: