quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

DIRIGENTES DE SPORT, SANTA E NAUTICO FIRMAM TAC COM A FPF E O MPPE

A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Sport, Náutico, Santa Cruz e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) marca um novo capítulo na tentativa de combater a violência entre torcidas organizadas no estado. O acordo, firmado nesta terça-feira (11), estabelece o rompimento de qualquer vínculo entre os clubes e as organizadas Torcida Jovem do Leão, Explosão Inferno Coral e Náutico até Morrer, impedindo o acesso, apoio ou qualquer tipo de benefício para essas torcidas. A decisão vem na esteira dos confrontos entre as organizadas de Sport e Santa Cruz no último dia 2 de fevereiro, um episódio que acendeu o alerta sobre a escalada da violência nos arredores dos estádios e durante deslocamentos para jogos.  

O encontro contou com a presença de Yuri Romão, presidente do Sport, Bruno Becker, presidente do Náutico, Marcos Benevides, vice-presidente do Santa Cruz, e Evandro Barros de Carvalho, presidente da FPF. Ao longo da reunião, os dirigentes discutiram e sugeriram ajustes ao TAC, que tem como foco a criação de um ambiente mais seguro para torcedores e frequentadores dos estádios. Com o compromisso firmado, os clubes se obrigam a não conceder recursos financeiros, ingressos, transporte ou qualquer outro tipo de benefício às organizadas. Além disso, com apoio das autoridades de segurança pública, as equipes também devem impedir a entrada de faixas, bandeiras, símbolos e a reserva de espaços dentro dos estádios e arenas onde forem mandantes.  

A implementação das medidas previstas no TAC representa um passo decisivo no enfrentamento à violência ligada ao futebol pernambucano. O acordo também coloca os clubes como agentes ativos na luta pela pacificação das arquibancadas, reduzindo a influência das organizadas nos bastidores e no cotidiano das agremiações. A expectativa é de que a decisão contribua para transformar o futebol local em um espaço mais seguro para todos.

Nenhum comentário: