sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

MINISTRO SÍLVIO COSTA FILHO DISCUTE NOVOS DESAFIOS E INVESTIMENTOS PARA PERNAMBUCO

Ministro Silvio Costa Filho discute novos desafios e investimentos para Pernambuco
Encontro reúne executivos de infraestrutura e líderes públicos para impulsionar o desenvolvimento do estado

Costa Filho apresenta a evolução logística brasileira durante evento em Pernambuco - Foto: Eduardo Oliveira/MPor

Nesta quinta-feira (20), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou do evento Pernambuco Export, realizado no Recife. Durante o encontro, ele apresentou detalhes sobre os investimentos no estado, a infraestrutura logística, a desburocratização de processos e os projetos futuros para impulsionar a economia, gerar empregos e aumentar a renda da população.

Pernambuco tem registrado recordes de crescimento econômico e avanços nos indicadores sociais. Nesse contexto, o Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Novo PAC do Governo Federal, conta com uma carteira de investimentos públicos e privados de R$ 1,1 bilhão, contratados para o período de 2023 a 2026.

Costa Filho destacou que o Governo Federal tem investido fortemente na área portuária. Apenas nos portos de Suape e Recife, estão sendo aplicados mais de R$ 527 milhões em projetos de dragagem, ampliando a competitividade e a capacidade logística do estado. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Estamos realizando no Brasil a maior carteira de concessões do país, essencial para atrair novos investimentos em infraestrutura e aumentar a movimentação de cargas, o que é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o ministro.

Além disso, o ministro detalhou a aprovação do projeto básico para a ampliação e modernização do Aeroporto de Caruaru, destacando a importância da obra para o desenvolvimento do agreste pernambucano. “Estamos falando de um aeroporto com grande potencial turístico, essencial para a geração de emprego e renda na região”, afirmou Costa Filho.

Durante o evento, também foi realizada a assinatura simbólica dos contratos referentes ao leilão dos terminais portuários REC08, REC09 e REC10, arrematados em 21 de agosto de 2024. Áreas essas arrendadas por um período de 10 anos.

Por fim, o ministro reforçou que o governo do presidente Lula irá retomar as obras da Transnordestina, ferrovia que ligará a cidade de Salgueiro, no sertão pernambucano, ao Porto de Suape, na região metropolitana do Recife. “Essa obra é fundamental para fortalecer a infraestrutura logística do Nordeste, conectando a produção regional aos mercados nacionais e internacionais”, destacou.

O prefeito do Recife, João Campos, também participou do evento e ressaltou a importância da desburocratização de processos para acelerar o desenvolvimento econômico do estado. “Não adianta a gente falar em crescimento e geração de emprego se a gente não facilitar. Se não tivermos a capacidade de ser mais simples”.


Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Nenhum comentário: