segunda-feira, 14 de abril de 2025

PL PROTOCOLA PEDIDO DE URGÊNCIA PARA PROJETO DE ANISTIA DO 08 DE JANEIRO


O Partido Liberal (PL) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (14), um requerimento de urgência para o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, com 262 assinaturas – cinco a mais que o mínimo necessário (257) para garantir sua eventual votação. Das assinaturas, 146 são de deputados de partidos da base do governo Lula, como União Brasil (40), Progressistas (35), Republicanos (28), PSD (23) e MDB (20).

A iniciativa foi liderada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que inicialmente pretendia adiar o protocolo para coletar mais apoios, mas decidiu antecipar a entrega após informações de que o governo estaria pressionando deputados a retirarem suas assinaturas. Com isso, Sóstenes tornou público o requerimento e a lista de apoiadores.

A proposta de anistia, que é uma prioridade para o ex-presidente Jair Bolsonaro, visa perdoar todos os envolvidos nos ataques aos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O chamado “Placar da Anistia”, do jornal Estadão, já aponta 204 deputados favoráveis ao projeto.

Bolsonaro, atualmente internado na UTI do hospital DF Star, em Brasília, após cirurgia intestinal, tem reforçado que não deseja redução de penas ou modulação, mas sim uma “anistia ampla, geral e irrestrita”. Ele destacou como marco nessa articulação o voto do ministro Luiz Fux, no julgamento em que foi tornado réu por tentativa de golpe. Segundo Bolsonaro, esse voto abriu espaço para discussões mais amplas sobre o tema.

Parlamentares aliados afirmaram que o estado de saúde de Bolsonaro não atrapalha os planos de avanço da anistia, e acreditam que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode pautar o requerimento assim que possível.


Nenhum comentário: