sexta-feira, 25 de abril de 2025

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS DE EMPREENDIMENTOS AVÍCOLAS DO ESTADO DEVEM SE CREDENCIAR NA ADAGRO PARA EMISSÃO DA GTA ELETRÔNICA

Responsáveis técnicos de empreendimentos avícolas do estado devem se credenciar na Adagro para a emissão da GTA eletrônica

A Portaria nº 21/2025 da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) prorrogou até o dia 29 de junho o prazo para que médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos de estabelecimentos avícolas formalizem seu cadastro ou façam a sua atualização no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec/PE para a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA). A partir do dia 30/06, o documento necessário para o transporte agropecuário de aves e ovos férteis, antes emitido pelos veterinários de forma impressa, só será válido exclusivamente no formato eletrônico para fins de fiscalização e de controle do trânsito de animais em Pernambuco.

A implantação da GTA no formato eletrônico tem como objetivo garantir maior segurança e controle do trânsito de animais pelo serviço veterinário oficial do estado - a Adagro -, permitindo o acompanhamento e a rastreabilidade das espécies (com dados sobre origem, destino e finalidade do transporte dos animais) e, acima de tudo, garantir um maior controle sanitário dos rebanhos.

A gerente estadual de trânsito agropecuário da Adagro, Marcella Figueiredo, reforça que “todos os responsáveis técnicos (RTs) de empreendimentos como incubatórios, matrizeiros (voltados para a produção de aves de matrizes e poedeiras), além de granjas comerciais de aves de corte e de postura, mesmo aqueles que já possuem habilitação do Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA para emissão de GTA e cadastro na Adagro, precisam acessar o site www.siapec3.adagro.pe.gov.br para realizar a atualização cadastral (caso já possuam) ou solicitar um novo, selecionando a opção emissão da GTA eletrônica para aves, no site do Sistema de Integração Agropecuária - PE”.

Para obter informações sobre a atualização cadastral e credenciamento dos médicos veterinários para a emissão da GTA eletrônica, os responsáveis técnicos podem procurar os escritórios da Adagro em todo estado. Clique no link para acessar os endereços.

Confira na íntegra as Portarias Adagro nº 11/2025 e nº 21/2025, que estabelecem a obrigatoriedade da emissão de GTA eletrônica para o trânsito de aves no Estado de Pernambuco.  

Foto: Adagro/Divulgação

Nenhum comentário: