sábado, 10 de maio de 2025

BISPO DA DIOCESE DE CARUARU DO JOSÉ RUY, É CONFRADE DO PAPA LEÃO XIV

Dom José Ruy é oficialmente afiliado à Ordem de Santo Agostinho — e agora é confrade do Papa Leão XIV
O bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, recebeu com alegria a afiliação à Ordem de Santo Agostinho, concedida pela Cúria Geral da Ordem, em Roma.

Este gesto reconhece sua amizade, acolhida e proximidade com os religiosos agostinianos, expressas concretamente em diversos momentos: Dom José Ruy já ordenou 9 frades agostinianos e acolheu a presença da Ordem na Diocese de Caruaru, confiando-lhes a administração pastoral da Paróquia de Santo Agostinho, em Santa Cruz do Capibaribe. 

Com essa afiliação, Dom José Ruy passa a ser confrade do Papa Leão XIV, que também foi afiliado à Ordem Agostiniana — um sinal de profunda comunhão espiritual com a tradição e a história da Igreja. O bispo diocesano agora vive uma bela “dupla cidadania espiritual”: conserva o coração franciscano e entrega a alma à tradição agostiniana.

Rezemos por pelo Papa, por Dom José Ruy e por todos os irmãos agostinianos, para que continuem unidos no serviço ao Evangelho!

Segue, na íntegra, o texto da afiliação:

PE. ALEJANDRO MORAL ANTÓN,
Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho
saúda cordialmente no Senhor
DOM JOSÉ RUY GONÇALVES LOPES OFMCap

Considerando vossa amizade e colaboração com a Ordem por meio da acolhida e amizade para com os religiosos Agostinianos da Província Agostiniana do Brasil e pelo grande número de vezes que ordenastes sacerdotes de nossa Ordem em vossa Diocese, gesto que revela o grande apreço que tendes pelos nossos padres e irmãos agostinianos, cremos justo corresponder tão generosa gentileza.

Portanto, em virtude da faculdade que nos conferem as Constituições da Ordem e a Sede Apostólica, fazemos este presente decreto:

AFILIAMO-LO À ORDEM DE SANTO AGOSTINHO,
Em virtude desta filiação, o senhor pertence com um especial vínculo de comunhão de fé e participa de todos os bens espirituais da nossa Ordem com o mesmo modo que quantos pertencem pela profissão religiosa, tanto em vida como depois da morte.

Dado em Roma, na Cúria Geral da Ordem no dia 01 de abril de 2025.
Prot. n. 063/2025.



Nenhum comentário: