segunda-feira, 12 de maio de 2025

FERNANDO DUEIRE SERÁ O RELATOR DE EMPRÉSTIMO INTERNACIONAL PARA O TJPE

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) assumiu mais uma missão de peso no Senado Federal ao ser designado relator de um novo pedido de empréstimo internacional, desta vez com foco no fortalecimento do Poder Judiciário de Pernambuco. O financiamento, no valor de US\$ 33 milhões — o que representa cerca de R\$ 188 milhões na cotação atual —, será firmado entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto, que aguarda parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, prevê uma ampla transformação digital na estrutura judiciária do Estado. A proposta é investir na modernização administrativa do TJPE, com o objetivo de tornar mais eficiente a prestação jurisdicional e aproximar os serviços da população, reduzindo a burocracia e acelerando a tramitação dos processos.

De acordo com informações preliminares, os recursos devem ser aplicados na implantação de novos sistemas digitais, treinamento de servidores para operar ferramentas tecnológicas de última geração e modernização das plataformas que hoje sustentam o atendimento ao cidadão. A meta é criar um ambiente virtual mais acessível para advogados, partes e demais usuários da Justiça estadual, ampliando a digitalização e integrando as unidades do interior com a sede do Tribunal no Recife. A tramitação do relatório elaborado por Fernando Dueire deverá ocorrer nas próximas semanas na CAE, colegiado pelo qual já passaram outros projetos de financiamento relatados pelo parlamentar pernambucano, que desde o início do seu mandato no Senado vem se destacando nesta área.

Em menos de dois anos de atuação, Dueire já foi responsável pela aprovação de empréstimos internacionais que, juntos, somam cerca de R\$ 20 bilhões. Esses financiamentos viabilizaram iniciativas importantes não só em Pernambuco, com destaque para obras estruturadoras no Recife e projetos do governo estadual, mas também em outras unidades da federação, como o Piauí, a Bahia e o Rio Grande do Sul. A atuação do senador à frente dessas relatorias tem sido marcada pelo diálogo com instituições financeiras multilaterais, como o BID e o Banco Mundial, e pelo alinhamento com gestores estaduais e municipais que buscam crédito externo para alavancar investimentos. A nova operação para o TJPE reforça essa trajetória e insere o Judiciário pernambucano no esforço nacional de digitalização e inovação tecnológica no setor público.

Nenhum comentário: