terça-feira, 6 de maio de 2025

FLÁVIO DINO É HOMENAGEADO EM PERNAMBUCO

Cumprindo agenda no Recife, Flávio Dino é homenageado no TJPE
Ministro do STF recebeu honrarias do TJPE, Alepe e TRT6 por sua trajetória na justiça e democracia
Seguindo os compromissos no Recife, nesta segunda-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, visitou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para receber homenagens.

Na solenidade, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, Dino foi homenageado com o Grão Colar de Alta Distinção da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado (TJPE), o título de Cidadão Pernambucano, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Medalha Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT6).

A cerimônia contou com os chefes dos três poderes do Judiciário no estado: Ricardo Paes Barreto (TJPE), Álvaro Porto (Alepe) e Ruy Salatiel Ventura (TRT6). Também estiveram presentes outras autoridades como o senador Fernando Dueire (MDB), o presidente da Alepe em exercício, Rodrigo Farias (PSB), e os deputados Francismar Pontes (PSB) e Sileno Guedes (PSB), este último autor da proposta do título ao ministro, além do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Durante homenagem ao ministro Flávio Dino, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou os méritos do ministro, lembrando sua trajetória como juiz, deputado, senador, ministro de Estado e agora membro do STF. “Ninguém mais merecedor dessa honraria”, afirmou, ao justificar a concessão da medalha grau ouro, mais alta comenda da corte.

“Para os ministros do Supremo Tribunal Federal, concedemos a medalha no grau mais alto, que é o grau ouro. E o ministro Flávio Dino foi escolhido por eleição interna, que é sempre bastante árdua, justamente por seus méritos”, ressaltou.

O presidente do TRT6, Ruy Salatiel, entregou a Medalha Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, que remete a um dos grandes estadistas história brasileira do segundo reinado. “Queria que o senhor recebesse essa medalha com um agradecimento do mundo judiciário e trabalhista, por sua dedicação à causa pública, seu compromisso com a constituição, com os direitos fundamentais”, pontuou.

O deputado Sileno, ao entregar o título de cidadão pernambucano ao ministro, destacou que a concessão do título é motivo de orgulho para todos e representa o acolhimento a um homem cuja história é marcada pelo compromisso com a democracia, com a justiça e com o bem público.

"Senhor Ministro, receba o nosso abraço, o nosso respeito e a nossa gratidão. Pernambuco se alegra em poder chamá-lo de filho. Não apenas o ministro, o senador ou o governador, mas, antes de tudo, o grande homem público que o senhor é", finalizou.

Discurso
Durante a solenidade, o ministro Flávio Dino agradeceu pela presença e generosidade de todos os que estavam no Tribunal, ressaltando a importância histórica de Pernambuco. “Pernambuco também é parte essencial da história política e cultural do nosso país, com múltiplas contribuições”, afirmou.

Ainda lembrou que iniciou sua trajetória no serviço público aos 19 anos, como funcionário de nível médio aprovado em concurso, e desde então mantém a convicção de que o serviço público é essencial para a construção de uma nação próspera.

Dino afirmou que recebia a comenda com alegria, mas destacou que o mais importante não são os títulos ou medalhas que ficam nas paredes. “Carrego no coração o compromisso de servir bem à população. É isso que torna nossa função nobre: servir com dignidade, com humildade, com fraternidade.” Finalizou dizendo que recebia a homenagem como um pernambucano de coração.

Nenhum comentário: